SEGUNDO E GRANDE EXPEDIENTE
ORADORES:
01. Adauto Arruda
Pesquisar este blog
segunda-feira, 1 de outubro de 2018
ELEIÇÕES 2018 - Ceará tem 6,3 milhões de eleitores aptos a votar no próximo domingo
6,3 milhões de eleitores vão às urnas no próximo domingo no Ceará. De acordo com a Justiça Eleitoral no Ceará ao todo serão 6.344.483 eleitores que irão votar em 21.449 urnas eletrônicas espalhadas pelo estado. A principal faixa etária dos eleitores cearenses é de 30 a 34 anos (718.981) e 53% do total são do gênero feminino.
Ao todo, 120 mil pessoas estão envolvidas em todo processo eleitoral (entre mesários, juízes, promotores eleitorais, servidores do TRE, auxiliares, policiais, militares do exército, delegados de prédio e terceirizados).
O orçamento geral para o pleito é de R$ 21,3 milhões, gastos, principalmente, entre técnicos de urna, serviços gerais, vales postais, distribuição de urnas e veículos.
Eleitorado
Fortaleza - 1.776.365 eleitores - 4.870 seções - 620 locais
Caucaia - 209.053 eleitores - 706 seções - 122 locais
Juazeiro do Norte - 168.958 eleitores - 534 seções - 84 locais
Maracanaú - 151.212 eleitores - 465 seções - 69 locais
Sobral - 137.510 eleitores - 459 seções - 98 locais
Quatro dos cinco maiores locais de votação do Estado estão em Fortaleza:
Colégio Ari de Sá -15.058 eleitores
Universidade de Fortaleza - 11.782 eleitores
Universidade Estadual do Ceará -11.164 eleitores
Colégio Liceu do Ceará - 8.788 eleitores
Escola Economista Rubens Vaz da Costa (Caucaia) - 6.704
Eleitores com biometria
No Ceará, nas Eleições 2016, eram 2.199.743 (34.78%) eleitores com biometria. Para este pleito, teremos 4.936.957 eleitores biometrizados (77.8%). 129 municípios passaram pela revisão com coleta de digitais e votarão com esse sistema. 46 cidades terão identificação híbrida e 9, identificação convencional.
Em Fortaleza, são 876.538 biometrizados (49.34%). O recadastramento biométrico não foi obrigatório na Capital.
Rezoneamento
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará alerta os eleitores do Estado para que consultem com antecedência o número da seção e o local de votação, para evitar transtornos no dia da votação.
Após determinação do Tribunal Superior Eleitoral, o TRE-CE realizou um rezoneamento, que extinguiu 18 zonas eleitorais do interior e remanejou quatro para Fortaleza. A medida impactou eleitores de 29 municípios que tiveram os números da zona e da seção alterados. O documento de 753.344 eleitores está desatualizado.
Apenas em Fortaleza, são 490.791 títulos com número da zona e seção antigos. No dia da eleição, essa incorreção pode atrasar a localização da seção e causar transtornos. No interior, 262.553 eleitores estão na mesma situação.
FONTE: G1/CE
PESQUISAS - ELEIÇÕES 2018
Pesquisas Ibope nos estados: veja evolução da intenção de voto para presidente
Pesquisas mostram o cenário da corrida presidencial em 25 estados e no Distrito Federal.
Por G1
29/09/2018 08h54 Atualizado há 2 dias
Pesquisas Ibope em 25 estados e no Distrito Federal divulgadas neste mês levantaram o cenário local das intenções de voto para presidente. Nesta semana foram divulgadas: no Distrito Federal, em Minas Gerais, no Paraná, em Pernambuco e no Rio Grande do Sul (quinta-feira, 27); na Bahia (quarta-feira, 26); no Rio de Janeiro e em São Paulo (terça-feira, dia 25); e no Ceará e em Mato Grosso do Sul (segunda-feira, dia 24).
Abaixo, veja os destaques dos cinco primeiros colocados na pesquisa nacional e os gráficos de todos os estados:
Jair Bolsonaro lidera em 15 estados e no DF, incluindo os três maiores colégios eleitorais: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Tocantins, ele e Fernando Haddad estão empatados tecnicamente.
Fernando Haddad lidera em sete estados, todos do Nordeste. Em Alagoas, Haddad e Bolsonaro estão empatados tecnicamente no limite da margem de erro.
Ciro Gomes manteve a liderança isolada no Ceará.
Geraldo Alckmin tem melhor desempenho em São Paulo, onde só está atrás de Jair Bolsonaro, e empata tecnicamente com Fernando Haddad e Ciro Gomes.
Marina Silva oscilou negativamente em Minas Gerais e São Paulo, e se manteve estável no Rio de Janeiro.
Pesquisas divulgadas em 27/setembro
Distrito Federal
Pesquisa BTG Pactual:
Bolsonaro tem 35% dos votos válidos;
Haddad tem 27%

Bolsonaro vai para 31% e
Bolsonaro vai para 31% e
Haddad tem 24% dos votos, mostra pesquisa; Alckmin sobe e chega a 11%
novas pesquisas Ibope, com divulgação prevista para esta segunda-feira (1) e na véspera do primeiro turno, em 6 de outubro.
ELEIÇÕES 2018 - JUSTIÇA ELEITORAL
APLICATIVO EXIBE A TOTALIZAÇÃO DE VOTOS
A Justiça Eleitoral disponibilizou o aplicativo “Resultados”, uma ferramenta que permite aos cidadãos acompanharem o andamento do processo de totalização das Eleições 2018. A aplicação é uma versão atualizada do “Apuração 2014”, desenvolvida para o pleito daquele ano, que se tornou o aplicativo mais baixado do Tribunal Superior Eleitoral.
Com o novo app é possível acompanhar a contagem de votos de todo o Brasil e visualizá-la a partir de consulta nominal, que apresenta o quantitativo de votos totalizados para cada candidato com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno.
A nova versão traz inúmeras novidades em relação à anterior. Dentre as mudanças, está o aprimoramento do layout do sistema, que aparece completamente renovado com a apresentação das fotos de todos os candidatos que disputam a eleição.
PRISÃO
A partir de amanhã (2), a cinco dias das eleições, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido exceto em casos de flagrante delito ou de sentença criminal condenatória por crime inafiançável por desrespeito a salvo-conduto. A orientação está na legislação e prevista no calendário eleitoral.
---------------------------------------------
TRANSPORTE DE URNAS
Também nesta terça-feira será o último dia para a verificação das assinaturas digitais do Sistema de Transporte de Arquivos da Urna Eletrônica, do Subsistema de Instalação e Segurança e da Solução JE-Connect instalados nos equipamentos da Justiça Eleitoral.
TRANSPORTE DE ELEITORES
Proibição de transportar eleitores até o local de votação É crime eleitoral. Prática comum no início do século passado, a instalação de seções eleitorais em fazendas, sítios ou qualquer propriedade rural privada passou a ser proibida pelo Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).
A legislação prevê que, no campo ou na cidade, somente a Justiça Eleitoral poderá fornecer transporte e alimentação no dia da votação. Para não privar o eleitor que reside nessas localidades do exercício do voto no dia da eleição, a Lei nº 6.091/1974 – regulamentada pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 9.641/1974 – passou a prever o fornecimento de transporte e alimentação a eleitores em zonas rurais.
Conforme a Lei nº 6.091/1974, artigo 1º, “os veículos e embarcações, devidamente abastecidos e tripulados, pertencentes à União, estados, territórios e municípios e suas respectivas autarquias e sociedades de economia mista, excluídos os de uso militar, ficarão à disposição da Justiça Eleitoral para o transporte gratuito de eleitores em zonas rurais, em dias de eleição”. Também não se incluem na regra “os veículos e embarcações em número justificadamente indispensável ao funcionamento de serviço público insusceptível de interrupção”.
O Código Eleitoral também estabelece que ninguém poderá impedir ou atrapalhar outra pessoa de votar. Em caso de comprovação, o autor do crime poderá pegar até seis meses de detenção.
Assinar:
Comentários (Atom)
