Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Ceará, o total de 4.707 presos do sistema penitenciário que não possuem Cadastro de Pessoa Física (CPF) estavam impedidos de se vacinar contra a Covid-19. No último dia 22 de agosto 2021, a Defensoria Pública do Estado do Ceará requisitou à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) o andamento da vacinação dos internos.

A imunização dos presos contra a doença teve início na última sexta-feira, dia 27 de agosto 2021, e já foi concluída.

Foram liberadas inicialmente 4.065 doses para os internos sem CPFs nas Unidades Prisionais do Ceará, conforme a Sesa. A não vacinação dos presos ocorreu devido à falta do documento de identificação dos internos, que impediu o cadastramento no Sistema de Cadastramento de Usuários do SUS (CADSUS) e, portanto, no sistema de vacinas do Estado, o Saúde Digital. No entanto, um ofício assinado pelo Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas, da Defensoria, no último dia 22 de agosto 2021, acelerou o processo de imunização.

Conforme o defensor público Victor Montenegro, a única saída para superar a parte burocrática seria autorização para vacinar esse público pela pasta da saúde estadual. “Conseguimos resolver essa situação muito importante que era a vacinação de mais de quatro mil internos sem CPF do sistema penitenciário. Em meio à pandemia, vacinar todos os internos garante o direito à saúde de todo o sistema penitenciário, incluindo os servidores públicos e familiares que visitam as pessoas em situação de reclusão”, destaca o defensor.

Em nota, a Sesa informou nesta segunda, dia 30 de agosto 2021, que a Coordenadoria de Saúde concluiu o processo de aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em todos os internos e internas do sistema prisional cearense.

às 31 agosto 2021

A possibilidade de uma terceira dose (D3) da vacina contra a Covid-19 tem sido usada como forma de aplicar golpes.

 Por meio de mensagens enviadas pelo WhatsApp, criminosos no interior de São Paulo e outros estados fingem ser do Ministério da Saúde e informam que o destinatário foi sorteado para receber uma dose de reforço do imunizante. O falso remetente diz que é possível escolher a marca do fabricante por meio de um link de cadastramento. Quando o link é acessado, a vítima tem o celular clonado.

A ação criminosa já foi praticada contra moradores de Campinas, Atibaia e Piracicaba, cidades do interior de São Paulo. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, as mensagens recebidas trazem o logotipo do Conecte SUS, aplicativo que registra o atendimento de pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS). O link de cadastro apresenta um número aleatório do cartão do SUS como se fosse o da vítima, aproveitando-se do fato de que poucas pessoas decoram o número correto. Estados como Cuiabá, Mato Grosso e Minas Gerais também já registaram incidência da manobra criminosa.

A terceira dose do imunizante, no entanto, ainda não está sendo aplicada no País. Com previsão para iniciar o reforço da vacinação por idosos e imunossuprimidos, o Ministério da Saúde pretende começar a aplicação a partir da segunda quinzena de setembro. Em São Paulo, estado com maior incidência de prática do golpe, o reforço do imunizante foi anunciado pelo governo local para iniciar a partir do dia 6 de setembro em idosos com 60 anos ou mais.

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) emitiu, em Campinas, um alerta sobre a circulação do golpe. A prefeitura de Atibaia também alertou sobre a mesma ação criminosa, pois moradores da região já haviam sofrido a tentativa de golpe em abril 2021.

O Ministério da Saúde informou ter alertado sobre o golpe. De acordo com a pasta, não há agendamentos para a aplicação da D3. Ainda, o órgão não pede dados à população e nem envia códigos para usuários do sistema de saúde.

às 31 agosto

Ceará, 41.870 adolescentes receberam a primeira dose (D1) do imunizante contra a Covid-19. Os dados são referentes até o ultimo domingo, dia 29 de agosto 2021, e foram divulgados pela plataforma Vacinometro, Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Ao todo, 14 municípios cearenses começaram a aplicação de imunizantes nessa faixa etária.

A aplicação das vacinas para o público geral por agendamento, que tem entre 17 e 12 anos, teve início no sábado, dia 28 de agosto 2021. Fortaleza-CE contabiliza o maior número de imunizados, com 33.912 doses aplicadas. Já no interior, Sobral-CE é o município com maior adolescentes vacinados, registrando 3.660 no total.

Além destes, também iniciaram a vacinação da faixa etária: Acaraú (896 doses), Alcântaras (1), Aracoiaba (22), Bela Cruz (83), Cruz (465), Jaguaretama (4), Maranguape (1.311), Milagres (776), Pacatuba (337), Pires Ferreira (156), Porteiras (243) e São Benedito (4).

Por decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apenas o imunizante da empresa farmacêutica Pfizer pode ser aplicada nos jovens. Nesta terça-feira, dia 31 de agosto 2021, a Prefeitura de Fortaleza-CE espera imunizar 25.480 jovens nessa faixa etária, conforme lista de agendados divulgada.

Em Fortaleza-CE, mais de 148 mil cadastros do público entre 17 e 12 anos já foram realizados para receber a vacina na plataforma Saúde Digital. A Prefeitura de Fortaleza-CE orienta aos adolescentes entre 12 e 17 anos de idade residentes da Capital que também realizem o cadastro no Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), para a vacinação contra a Covid-19.

Para efetuar o cadastro, é preciso informar dados pessoais como nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja concluído. Durante a vacinação, a recomendação da secretária-adjunta é a de que apenas um responsável acompanhe o adolescente, para evitar aglomerações.

auxílio emergencial; Economia diz que não aceita.

Bolsonaro é aconselhado a prorrogar 
O presidente Jair Bolsonaro tem sido aconselhado a prorrogar o auxílio emergencial a vulneráveis, segundo apurou o Estadão/Broadcast. A extensão do benefício social se daria por meio de crédito extraordinário, fora do teto de gastos, a regra que limita o avanço das despesas à inflação. A equipe econômica, porém, não vê fundamento legal para uma nova rodada do auxílio e já avisou que não assina uma medida como essa.

A discussão sobre a prorrogação do auxílio vem num momento em que Bolsonaro vê cair sua popularidade e crescerem as queixas da população diante do aumento de preços e desemprego elevado. A inflação acumula alta de 8,99% nos 12 meses até julho, alguns produtos da cesta básica registram aumentos de dois dígitos e a conta de luz deve ficar mais salgada nos próximos meses.

Um ministro reconheceu ao Estadão/Broadcast que a prorrogação do auxílio “pode ser um caminho”. Outro integrante do governo afirmou que há “desejos conflitantes”. Enquanto a equipe econômica não quer a extensão do auxílio, a ala política “quer os dois”, ou seja, tanto o auxílio emergencial quanto o Auxílio Brasil, novo programa que sucederá o Bolsa Família como política social permanente do governo. “Vamos ver quem vence a queda de braço”, disse a fonte.

A explicação nos bastidores para a defesa da nova rodada do auxílio emergencial é que o substituto do Bolsa Família é perene, mas não atende a todo público do benefício a vulneráveis. Recriado em abril 2021, o auxílio emergencial de 2021 contempla 39 milhões de famílias elegíveis, enquanto o Auxílio Brasil deve alcançar cerca de 17 milhões.

31 agosto

grupo que atacou três agências bancárias em Araçatuba (SP), na madrugada desta segunda-feira (30). O homem foi morto enquanto filmava a ação dos criminosos, segundo a Polícia Civil. Ele deixa esposa e duas filhas. Os agentes acreditam que Renato Bortolucci, proprietário de um posto de combustíveis, pode ter sido executado pelo bando em um carro, que foi encontrado com a marcha ré engatada sobre a calçada. Além de Renato, a polícia informou que outras duas pessoas morreram, sendo um morador e um criminoso. Este último teria sido morto durante um confronto com os agentes no bairro Taveira, na zona rural.

Um empresário está entre as vítimas.

A Santa Casa de Araçatuba disse ter recebido quatro pessoas com ferimentos: homem de 28 com tiros no abdome segue estável; homem de 31 anos, baleado na face e braços tem situação grave, mas estável; homem de 38 anos atingido nas pernas, braços e de raspão na cabeça precisou ser intubado, porém estável; homem de 25 anos teve amputações traumáticas nos dois pés por explosivo e está intubado. Os primeiros levantamentos policiais indicam que o bando chegou por volta de meia-noite desta segunda-feira (30), no Centro de Araçatuba. Cerca de 20 homens em dez carros fizeram o ataque contra três bancos do município.

O grupo utilizou explosivos com infravermelho, espalhados em pontos estratégicos da cidade. Para desviar a atenção dos agentes de segurança, eles contaram com drones.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram uma espécie de "escudo humano" feito pelas vítimas. Uma das vítimas relatou que foi abordada pelos criminosos ao voltar de uma festa, e pensou que se tratava de uma blitz.

"Pararam carro, tive que mostrar minha barriga, me jogaram no chão, jogaram a gente dentro de uma caminhonete, sequestraram a gente. Fomos rezando o caminho todo. Pararam a gente no banco, apontaram a arma na minha cara várias vezes", detalhou.

https://www.instagram.com/p/CTOAGUslJe-/?utm_medium=share_sheet

SOBRAL EM CRISE

🚨  INFORMAÇÕES  QUE ESTÁ TENDO MUITO FOGOS E TIROS NO RESIDENCIAL 1 CAIÇARA e NO BAIRRO TERRENOS NOVOS 

ALGUÉM SABE INFORMAR SE PROCEDE ESSA NOTÍCIA E QUAL OPERAÇÃO DA POLÍCIA FOI SE EMBORA DAQUI DE SOBRAL🚨

 *Faleceu ontem domingo(29), no Hospital regional Norte, idoso que foi atacado por enxame de abelhas no sítio Almas, em Meruoca.*  

O idoso identificado por Raimundo Lopes Guimarães foi atendido no Hospital Chagas Barreto em Meruoca e liberado, entretanto, após piora família levou o idoso para o Hospital Regional Norte. 

Um acidente provocado por ataque de abelhas, fizeram a família levar o agricultor aposentado Raimundo Lopes Guimarães, após centenas de picadas de abelhas nativas, ao Hospital Chagas Barreto em Meruoca, onde recebeu os primeiros socorros. O atendimento inicial deu-se na manhã de terça-feira(24), recebeu os primeiros socorros na tentativa combater a apitoxina inoculado pela ferroada da abelha. O agricultor após  tratamento inicial foi liberado para retornar a sua residência, após apresentar sinais de uma boa recuperação.

Na parte da noite o idoso teve um choque anafilático, sendo encaminhado pela família para o Hospital Regional de Sobral onde recebeu maiores cuidados. Em atendimento no HRN o agricultor faleceu na tarde de domingo, após, ter uma parada cardíaca.

Os detalhes você acompanha aqui no Brasil Urgente na tela da Band. 

Inscreva-se no canal no YouTube e receba nossas publicações, 

https://youtu.be/-rkJWU2v_5M

Transferências no Pix à noite terão limite de R$ 1 mil para evitar roubos e sequestros.


Atendendo a pedido das instituições financeiras, o BC (Banco Central) anunciou nesta sexta-feira (27) uma série de mudanças nas regras dos pagamentos e transferências eletrônicas, entre eles o Pix. O objetivo, segundo a autarquia, é aumentar a segurança e reduzir a vulnerabilidade dos sistemas às ações de criminosos.

Entre as medidas, está a determinação do limite de R$ 1.000 para operações com Pix, cartões de débito e TED (Transferência Eletrônica Disponível) entre pessoas físicas -incluindo microempreendedor individual- entre 20h e 6h, inclusive para transações entre contas do mesmo banco.


Em nota, o BC não informou quando as novas regras passarão a valer, apenas afirmou que as medidas estão em implementação.

Outra mudança é que os clientes poderão cadastrar previamente contas que poderão receber Pix acima dos limites estabelecidos, mesmo mantendo a quantia máxima baixa para as demais transações. Para evitar que o cadastro seja feito durante um sequestro ou roubo, será estabelecido um prazo mínimo de 24 horas para o registro.

As instituições poderão reter uma operação suspeita com Pix por 30 minutos durante o dia ou 60 minutos à noite para análise de risco.

(com Agências)

By Diário Sobralense


LIKE TO SHARE?


Partilhar



RELATED

08-31-2021

Receita Federal prorroga prazo para regularização de dívidas do MEI

08-28-2021

Revisão do FGTS pode pagar R$ 300 bi aos trabalhadores, veja se você tem direito e como pedir

08-28-2021

Caixa Tem deve oferecer cartão e empréstimo para quem é baixa renda: Limite de até R$ 3 mil
POSTAGEM MAIS ANTIGASecretaria da Saúde de Sobral inscreve para cadastro de reserva de auxiliar de serviços gerais e maqueiro

audiência pública no Plenário 05 de Julho da Câmara Municipal de Sobral-Ce.

 Na noite de ontem, terça-feira (30/08/2021), aconteceu a audiência onde foram tratados assuntos sobre a segurança pública da região Noroeste do Ceará. 

O autor do requerimento, vereador Tiago Ramos, convidou o comandante do 3° BPMCoronel Sérgio e o delegado de Polícia Civil, Dr. Rodrigo Ribeiro.

  • EM SOBRAL-CE: DELEGADO DA DELEGACIA  MUNICÍPIO

Compareceram e participaram fazendo uma demonstração de empenho com os trabalhos desenvolvidos por suas funções.

Na ocasião o blog TQ entrevistou o delegado Dr. Rodrigo, que convoca a população para interagir com a Polícia Civil através de canais de denúncias.

  • Fonte: BLOG T e Q