Pesquisar este blog

domingo, 19 de janeiro de 2025

IFCE oferta 410 vagas em 6 cursos superiores em Sobral através do SISU.

 
campus de Sobral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) vai ofertar 410 vagas em seis cursos de graduação para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2025: Bacharelado em Agronomia, Engenharia de Controle e Automação, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Saneamento Ambiental.

O termo de adesão da instituição já foi publicado e está à disposição para consulta das vagas por curso, parte com início das aulas no primeiro semestre e o restante com entrada somente para a segunda metade do ano. As inscrições podem ser feitas entre 17 e 21 de janeiro, https://acessounico.mec.gov.br/sisu.

Estão aptos a participar candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, sem estar na condição de treineiros, e obtiveram nota na prova de redação maior do que zero. Assim, podem se inscrever no sistema e escolher até duas opções de curso e a instituição. As notas obtidas no Enem são usadas para classificação e preenchimento das vagas disponíveis.

Confira o edital e o termo de adesão aqui: https://portal.ifce.edu.br/processos-seletivos/sisu-2025/

Sol para todos. Cuidado quando respirar

 A China instalou painéis solares nas montanhas para aproveitar ao máximo a alta radiação solar que estas áreas recebem devido à sua altitude e menor poluição atmosférica. Esta abordagem não só otimiza a geração de energia renovável, mas também reduz o impacto em terrenos agrícolas ou urbanos, preservando espaços naturais.



Além disso, a inclinação natural das encostas facilita a instalação e orientação eficiente dos painéis para o sol, reduzindo custos estruturais. Essas iniciativas fazem parte dos esforços do país para liderar a transição energética global, reduzindo a sua dependência de combustíveis fósseis e atingindo metas climáticas ambiciosas.

Sobral domingo (19) seu décimo segundo Crime Violento Letal e Intencional (CVLI) em 2025, apenas 18 dias após o início do ano.

O dado é ainda mais preocupante considerando que, entre os dias 16 e 19 de janeiro, sete pessoas foram assassinadas e uma tentativa de homicídio foi registrada, intensificando o clima de medo entre os sobralenses.

Os números recentes seguem uma tendência alarmante de aumento da violência. Em 2024, o município contabilizou 121 CVLIs, quase 100% a mais do que os 61 homicídios registrados em 2023, de acordo com dados oficiais.

A sensação de insegurança está presente no dia a dia da população. Durante uma semana, nossa equipe conversou com moradores de diferentes bairros da cidade, e os relatos são unânimes: o medo tomou conta das ruas.

“Sentar na calçada virou um momento de medo. Nunca sei se vou ser alvo de algo”, desabafou um morador, que preferiu não se identificar. Outra moradora destacou que tem visto viaturas circulando pelas ruas, reforçando a percepção de ausência do policiamento ostensivo.

Tentamos contato com a Secretaria de Segurança de Sobral e o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para obter informações sobre as estratégias adotadas para conter a violência. Até o momento, não tivemos retorno.

A população de Sobral exige ações imediatas e concretas das autoridades para enfrentar o aumento da violência. O aumento dos CVLIs e a ausência de medidas visíveis reforçam a urgência de políticas públicas adequadas para garantir a segurança da cidade.

É hora das Polícias se articular para uma ação energética. 

Lei seca para para os locais de venda de bebidas e desarmamento.

Sobral 12 homicídios.Breno foi assassinado brutalmente com vários tiros no residencial Nova Caiçara.

Na madrugada deste domingo (19), por volta das 3 horas da manhã, indivíduos invadiram um apartamento no residencial Nova Caiçara, localizado no bloco 8, quadra 16, em Sobral.
Durante a ação criminosa, Francisco Breno Araújo Gomes, de 23 anos, foi brutalmente assassinado com mais de 15 disparos.
De acordo com informações preliminares, os suspeitos se passaram por policiais para invadir o bloco. Eles arrombaram o apartamento, arrastaram a vítima para fora, a interrogaram e, em seguida, a executaram com diversos tiros. O caso é mais um episódio violento que marca a guerra pelo controle de territórios no residencial Nova Caiçara.

Neste domingo, as polícias Civil e Militar realizaram uma operação na tentativa de identificar e capturar os autores do crime. A investigação continua para apurar as circunstâncias e a motivação do homicídio.

F News 
@sobralonline

madrugada deste domingo, dia 19, por volta das 4h, indivíduos armados com pistolas invadiram o apartamento da vítima e a executaram com diversos disparos.

A Polícia Civil irá investigar a autoria e a motivação do crime.

Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Infraestrutura e da Defesa Civil, iniciou nesta quinta-feira (16), uma intervenção emergencial nos canais das águas pluviais, comprometidos por entulhos, lama e vegetação acumulados nos trechos que cortam os bairros Sumaré, Dom José e Tamarindo.

 Sobral: Prefeitura inicia limpeza emergencial em canais de bairros críticos.

O objetivo da ação, segundo o secretário da Infraestrutura, Hermengildo Sousa Neto, é desobstruir os mananciais para evitar alagamentos e garantir o escoamento adequado das águas pluviais para prevenir danos nas áreas afetadas.

A medida foi definida após uma visita técnica na quarta-feira, (15), que identificou os pontos críticos no canal do Mucambinho, entre os bairros Sumaré e Dom José, e no Tamarindo. Ainda segundo a pasta, a iniciativa tem como objeitivo solucionar problemas estruturais e proteger a população de Sobral contra os impactos das chuvas e da falta de infraestrutura adequada.

Antônio Jocelino Barroso do Nascimento, de 22 anos, foi baleado na cabeça no bairro Dom Expedito, em Sobral, na noite deste sábado (18/01/2024).

 
Indivíduos teriam efetuado os disparos contra a vítima, que foi socorrida e encaminhada para a UPA do bairro Santo Antônio, onde morava, mas apesar do atendimento, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu em um dos leitos da unidade. Civil investiga o caso, mas, até o momento, não há informações concretas sobre a motivação ou as circunstâncias do crime. Familiares e moradores da região aguardam mais detalhes sobre a investigação.

sábado, 18 de janeiro de 2025

Sobral vive cenário de insegurança: 6 pessoas assassinadas e 1 tentativa nos últimos três dias.