Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de julho de 2017

PORTE DE ARMAS - COMO OBTER

O porte de arma para cidadão comum pode acontecer, mas, para isso é preciso enfrentar uma série de "questões burocráticas".
O porte de arma para cidadão comum pode acontecer, mas, para isso é preciso enfrentar uma série de ‘ questões burocráticas’, atualmente o uso de armas de fogo é limitado as pessoas de forças de segurança pública, colecionadores, caçadores ou atiradores desportistas.

A maioria dos brasileiros chegam a confundir o que aconteceu em 2005, no referendo do desarmamento, no nosso país não é proibido o porte de arma de fogo, mas sim, o comércio de armas de fogo. 

No entanto, apesar deste pequeno detalhe que faz toda a diferença, mesmo sendo totalmente legalizada a posse, há certos trâmites bem burocráticos, que, ao concluirmos, dá quase na mesma coisa pela quantidade de ‘ exigências ‘ para a posse.

Para se ter o registro de uma arma, o cidadão precisa comparecer a uma determinada localidade, que neste caso é o Sistema de Gerenciamento Militar de Armas, que é gerido pelo Exército, ou no Sistema Nacional de Armas que está associado à Polícia Federal. É importante que o solicitador saiba que a arma não poderá ser movida para nenhum outro lugar, ao ser realizado todo o processo e aprovado, a pistola, mesmo que registrada e o portador da mesma com seu porte legal, ele não poderá tirar do local que o órgão competente especificar.

Ou seja, se for aprovado para o cidadão utilizar a arma de fogo para a segurança de sua residência, a arma não poderá sair de lá. O registro sempre é renovado e alguns exames são refeitos, alguns deles são: exame psicológico, teste de aptidão técnica, verificação de antecedentes criminais entre outros.

As pistolas aceitas para porte de cidadãos comuns são: pistola calibre 38, pistola calibre 380 e espingarda de calibre 12. A idade mínima exigida do cidadão é de 25 anos, como também é exigida uma declaração no momento da solicitação com argumentos e circunstâncias para a aquisição da arma, além da documentação pessoal completa.



Fonte: virgulistas

Fies Inscrições

2º semestre 
Termina nesta sexta-feira
São ofertadas 75 mil vagas para contratos de financiamento; resultado será divulgado na segunda-feira (31/07/2017).

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2017 terminam nesta sexta-feira (28). Os interessados devem se inscrever pelo site do programa (http://fiesselecao.mec.gov.br). O resultado será divulgado na segunda-feira (31).

Neste processo seletivo são ofertadas 75 mil vagas de financiamento para cursos de graduação em instituições particulares de ensino. É possível filtrar as vagas por curso, instituição e município, em 'consultar vagas' (http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/consulta/curso). Este é o último semestre do programa em que vale o regulamento antigo, novas regras foram anunciadas para 2018.

Podem se candidatar estudantes cuja renda familiar mensal bruta per capita não ultrapasse três salários mínimos. Além disso, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, ter nota mínima de 450 pontos na prova e não ter zerado na redação.

O benefício não será concedido a candidatos inadimplentes com o Fies ou com o Programa de Crédito Educativo. Também não podem participar do programa estudantes que já contam com o financiamento para outro curso.

Novas regras a partir de 2018

No início do mês, o Ministério da Educação (MEC) anunciou novas regras para o programa, que passará a ter três modalidades, variando de acordo com o perfil do candidato, além de ter condições de juros diferenciadas.

Veja o que muda a partir de 2018:
Fonte: globo

FACÇÕES NO COMBATE AO LIXO E A PICHAÇÕES NAS RUAS DE FORTALEZA - UM EXEMPLO DE CIDADANIA

Panfleto assinado por facções criminosas “proíbe” jogar lixo na rua em Fortaleza

Texto afirma que quem jogar lixo em local inadequado terá o material devolvido em casa. O panfleto tem assinaturas de duas facções criminosas.
Além de “proibir” roubos nas comunidades em que atuam, integrantes de facções criminosas almejam disciplinar outros aspectos da vida dos moradores desses locais.

Um exemplo disso são panfletos distribuídos desde a semana passada no conjunto Tasso Jereissati, localizado no bairro Jardim das Oliveiras, em Fortaleza.

O texto “pede a compreensão” dos moradores para que não joguem lixo em locais inadequados. “Os locais estão sendo monitorados e quem for flagrado ou visto cometendo este erro será devidamente punido com o lixo devolvido em sua casa, pois os dias da coleta são segunda, quarta e sexta”, afirma a publicação.

O panfleto tem as assinaturas das facções Comando Vermelho (CV) e Família do Norte (FDN), que possuem uma espécie de aliança.

O Tribuna do Ceará conversou com um morador da comunidade que recebeu o panfleto. Ele, que que terá a identidade preservada, conta que o folheto foi jogado em sua casa quando ele não estava.

Outros moradores, porém, receberam-nos em mãos. A fonte, no entanto, diz desconhecer moradores que já tenham sido penalizados por desrespeitar as ordens do panfleto.

O morador ainda conta que na região impera a “lei do silêncio” que impede denúncias dos criminosos que lá atuam. “A regra é ‘ninguém fala, ninguém vê, ninguém ouve”.

Pichações

As regras dos criminosos também existem em forma de pichação na comunidade, a exemplo de diversas comunidades da Grande Fortaleza. Para entrar de carro, é preciso que os vidros estejam abaixados e, à noite, a luz interna, ligada. Já quem vem de moto deve tirar o capacete da cabeça. “Quem é de fora tem que entrar com alguém conhecido na comunidade”, afirma a fonte ouvida por Tribuna do Ceará.

Comandante do policiamento responsável pela região, major Francisco Morais de Almeida, diz não ter tomado conhecimento do panfleto distribuído na comunidade ou de pichações com as ordens. Ele diz que mandará fazer um levantamento dessas ameaças na região. É uma região “problemática”, admite o oficial, que conta com a atuação de traficantes de drogas.

Problema que persiste

Ameaça de facções à parte, o descarte inadequado de lixo é, de fato, um problema no conjunto Tasso Jereissati. Um dos principais pontos atingidos fica no cruzamento das ruas 2 com Júlia Sales. Lá, nem mesmo uma placa indicando a ilegalidade do ato, impele o despejo. A situação não é resolvida apesar das denúncias ao Poder Público, reclama a líder comunitária Marly Bello.

Dessa forma, os próprios moradores chegaram a fazer um mutirão para recolher o lixo, um trabalho que vem sendo feito há meses — e, inclusive, foi realizado na última semana. Mesmo assim, a situação persiste. Marly ainda reclama da falta de saneamento básico no conjunto que, somado ao lixo nas ruas, provoca alagamentos durante a quadra chuvosa.

Segundo Marly, nos últimos dias, o espaço vem recebendo moradias, em um protesto contra o descaso do poder público na área. A líder comunitária, no entanto, diz não ter ficado sabendo da circulação dos panfletos das facções.

Fonte: Tribuna do Ceará

Sobral assaltado

Bandido armado toma três motos de assalto na manhã de hoje dia 28 de julho de 2017  . 
A primeira moto tomada de assalto aconteceu na Abelardo Ferreira Gomes, no bairro Paraíso da Flores. A segunda motocicleta tomada de assalto ocorreu na Vicência Vieira, bairro Terrenos Novos, o acusado abandonou a primeira moto roubada. O assaltante finalizou a ação criminosa tomando uma honda bros de cor preta e placas OST-8100 e abandonou a segunda moto roubada.

A polícia foi acionada e conduziu as motos roubadas e abandonadas para a Delegacia de Polícia Civil, para a realização dos procedimentos legais.

As três motos foram roubadas por um mesmo assaltante.

Fonte: Sobral 24 horas