Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Governo da China confirma 132 mortes pelo coronavírus No total, o número de casos registrados na China está perto dos 6 mil; EUA fretaram voo para retirar pessoal diplomático do país Do R7, com EFE 28/01/2020 - 22h06


  • Do R7, com EFE
     
  •  


Chineses fazem fila para comprar máscaras, na tentativa de se proteger

Chineses fazem fila para comprar máscaras, na tentativa de se proteger

Jerome Favre / EPA - EFE - 28.1.2020
A Comissão Nacional de Saúde da China confirmou nesta terça-feira (28) que o número de mortos pelo coronavírus subiu para 132. O total de infectados pela doença também subiu, para 5,974 pacientes.
Com o surto, muitos países estão correndo para retirar seus cidadãos da China antes que mais cidades sejam fechadas pelo governo.

EUA retiram diplomatas do país

Um avião com funcionários diplomáticos dos Estados Unidos e outros cidadãos do país decolou na cidade de Wuhan, na China, o epicentro da epidemia de coronavírus que gerou preocupação mundial, informou à Agência Efe um porta-voz do Departamento de Estado americano.
O avião deve chegar ao Aeroporto Internacional de Ontário, no estado da Califórnia e perto de Los Angeles, mas não há confirmação oficial das autoridades americanas, segundo David Wert, porta-voz do condado de San Bernardino, onde fica o terminal aéreo.
Estamos preparados para que, se eles chegarem aqui, possamos prestar toda a assistência de que possam precisar e separá-los do resto da população", disse Wert.

Voo fretado

No último fim de semana, o Departamento de Estado anunciou que estava organizando um voo fretado especificamente para retirar funcionários diplomáticos americanos de Wuhan. Além disso, cidadãos dos EUA que desejassem pagar pela passagem poderiam viajar no avião.
O governo dos EUA aconselhou seus cidadãos a evitar viajar à China e recomenda expressamente que não se desloquem para a província de Hubei, cuja capital é Wuhan.
Até a noite desta terça-feira, as autoridades americanas haviam confirmado cinco casos de coronavírus nos EUA. Eles se referem a pessoas que haviam viajado recentemente para Wuhan, e até agora nenhum caso de propagação de pessoa para pessoa foi detectada.

dono de uma das boates mais badaladas de Fortaleza acabou preso em flagrante no fim de semana após impedir que um delegado da Polícia Civil entrasse armado na casa noturna. O caso foi parar no plantão do 2º DP (Aldeota), onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (T.C.O.) contra o acusado, pelo crime de desobediência.


Um dos donos da lboate, que se identificou como Daniel Meireles de Sousa Fontenele, apareceu na porta e disse que o delegado não entraria ali armado, “em hipótese nenhuma”. Diante da resistência do empresário, o delegado deu-lhe voz de prisão por desobediência à lei. No 2º DP, Daniel prestou declarações e foi encaminhado à Perícia Forense para ser submetido a exame de corpo de delito. Após ser ouvido, foi posto em liberdade.l
O caso ocorreu na noite do último sábado (25), quando o delegado de Polícia Civil, Huggo Leonardo de Lima Anastácio tentou entrar na Boate Austin Pub, localizada na Avenida Senador Virgílio Távora, na Aldeota. Segundo ele, iria cumprimentar um amigo que estava comemorando o aniversário naquela casa noturna. Huggo afirma que avisou aos seguranças que estava armado. Comprou o ingresso, mas ao tentar entrar no local foi barrado por ordem da direção da casa.

Em Nota Oficial, a Polícia Civil do Estado do Ceará se solidarizou ao delegado e informou que, de acordo com a lei de número 12.124/93 (Estatuto da Polícia Civil), em seu artigo 157, “ao policial civil é facultado o livre ingresso em todas as casas de diversões e lugares sujeitos à fiscalização da Polícia, bem como portar arma para sua defesa pessoal e da comunidade”.

Já o Estatuto do Desarmamento (lei federal número 10.826/2003), estabelece que: “É proibido o porte de arma de fogo em todo o Território Nacional, salvo para os casos previstos em legislação própria e para: II – os integrantes de órgãos referidos nos incisos I,II,III, IV e V do caput da Constituição Federal e os da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP)”, o que inclui integrantes da Polícia Civil.

A lei também impõe que: “Apenas o Poder Público pode regulamentar o uso de armas por policiais”.

(Blog do Jornalista Fernando Ribeiro)

Boa notícia para os professores. L A Prefeitura antecipou em 5 dias o pagamento do abono salarial dos professores, e já depositou, nesta sexta-feira (10/01), o valor médio de R$ 1.440,19 na conta de cada um dos 1480 profissionais do magistério (efetivos, temporários, diretores, vices e coordenadores pedagógicos). O valor total de R$ 2.610.081,63 é resultado da divisão das "sobras" dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) 2019.

Chuva com ventos de 42 km/h derruba árvores e arranca portão de condomínio em sobral e Fortaleza. Choveu em quase todas cidades cearenses nesta madrugada e ao amanhecer do dia 28 de janeiro de 2020.