Pesquisar este blog

sábado, 30 de janeiro de 2021

Professores estaduais entram em greve de atividades presenciais por vacinação da categoria contra Covid-19 Profissionais querem a manutenção do ensino remoto

30/01/2021 - 14:31
Escola Municipal Roma, em Copacabana Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo
RIO - Em assembleia realizada na sexta-feira (29), professores da rede estadual de ensino aprovaram greve das atividades presenciais como forma de pressionar pela vacinação da categoria. De acordo com o calendário da Secretaria estadual de Educação, o fim do recesso foi estipulado para quarta-feira (3), quando os profissionais começam a se reunir de forma ainda virtual para fazer o planejamento. A volta às aulas, no entanto, é prevista somente para março, respeitando o risco de contágio de Covid-19 em cada município.

Segundo o coordenador geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe), Alex Sandro da Silva Trentino, a categoria vai continuar a realizar todas as atividades remotas, porém se recusa a retornar às escolas:
— O grande problema é não ter vacina para todos, não só para os profissionais como também para os estudantes. Achamos que a escola é um grande vetor de contaminação — diz ele. — A pandemia não está controlada, os casos estão subindo no estado do Rio. Então, consideramos o retorno das atividades profissionais incoerente.

A assembleia de 495 profissionais aprovou, por 89% dos votos, a manutenção do ensino remoto durante a pandemia. Foi aprovada por 80% a reivindicação de incluir a categoria no primeiro grupo prioritário da campanha de vacinação contra a Covid-19. Quem for convocado para retomar as atividades presenciais deve ficar em casa, de acordo com a deliberação.


O Sepe também vai apresentar ao governo as propostas que vêm sendo discutidas com a comunidade escolar desde o ano passado sobre as alternativas pedagógicas emergenciais para superar os limites impostos pela pandemia. O sindicato defende que as escolas tenham autonomia para decidir a opção mais adequada para cada unidade.

A próxima assembleia on-line da rede será dia no dia 11 de fevereiro, às 16h.
Já os profissionais do município se reúnem na tarde deste sábado para debater o assunto. A capital do Rio de Janeiro apresentou um calendário com o retorno das atividades virtuais na segunda semana do mês, a partir do dia 8, com aulas presenciais oferecidas de forma facultativa e com retorno escalonado duas semanas depois.

MAIS E MAIS EM SOBRAL

ACIDENTE FATAL
Por volta das 21h30min deste sábado dia 30 de janeiro de 2020, aconteceu um acidente com vítima fatal na avenida Pimentel Gomes, vindo o mesmo a quebrar o pescoço quando sobrou na curva de lado da estação do metrô nas proximidades do antigo clube Bangu.
Segundo informações, o condutor da motocicleta perdeu o controle do veículo, vindo a cair e morrer no local.

Uma equipe do SAMU foi acionada, mas a vítima já estava em óbito no local.

Empresa de biotecnologia tentará ressuscitar 20 mortos

 

Na atualidade, não se pode negar que o que esta cada dia mais evoluindo é a ciência e a tecnologia. Portanto, alguns experimentos científicos muitas das vezes chegam a ser assustador como é o caso de uma empresa de biotecnologia que tentará algo bastante ousado.

De acordo com informações, a empresa tentará ressuscitar 20 pessoas que já estão clinicamente mortas.

Chamada Bioquark, a companhia da Filadélfia obteve aprovações éticas das entidades de saúde dos Estados Unidos e da Índia para o seu projeto.

A ideia não é dar vida nova a pessoas que já faleceram, mas sim para aquelas que vivem em situações de ajuda de aparelhos não pode levar uma vida independentemente.

De acordo com Ira Pastor, CEO da Bioquark, este é o primeiro experimento científico do gênero e seus resultados podem representar mais um passo em direção à – talvez possível – reversão da morte dos humanos.

“Para realizar uma iniciativa tão complexa quanto esta, vamos combinar ferramentas de medicina biológica com outros aparelhos médicos existentes usados para a estimulação do sistema nervoso central, em pacientes que apresentam outros problemas severos de falta de consciência”, afirma Pastor.

A empresa americana vai aplicar células-tronco, estimulação nervosa e outros tratamentos em pessoas que sofreram sérios traumas cerebrais.

A iniciativa se apoia em estudos científicos recentes que mostraram existir fluxo sanguíneo e atividade elétrica após a morte de uma célula cerebral, porém em quantidade insuficiente.

A equipem médica da Bioquark espera ver evidências de regeneração na medula espinhal superior e no ritmo cardíaco dos pacientes após as seis semanas de seus primeiros testes com 20 pessoas.

Numa visão futurística, o tratamento pode trazer humanos de volta à vida depois de sofrerem fortes traumas na cabeça.

Alguns peixes e anfíbios podem regenerar partes de seus cérebros após ferimentos graves e a ideia da Bioquark é trazer isso para a humanidade, após um período de pesquisa ainda sem estimativa de conclusão.

“Salvar partes individuais pode ser de grande ajuda, mas é um longo caminho até que seja viável ressuscitar um cérebro totalmente, de maneira funcional, em um estado sem danos”, declarou Pastor

Fonte: ACG News

Maia e seus três mandatos 1.660 dias

Traduzidos, os números mostram que ele é o presidente da Câmara há mais tempo consecutivo no poder desde 1958, quando Ranieri Mazzilli ficou 2.542 dias, ou quase sete anos, até deixar o comando da Câmara em 1965.

O que difere Maia de Mazzilli, porém, é o fato de que o herdeiro político de Cesar Maia conseguiu a “proeza” de estabelecer três mandatos seguidos na presidência da Câmara, algo sem registro na história da Casa que completa 200 anos em 2026. O primeiro deles aconteceu após a renúncia de Eduardo Cunha (MDB), em 2016, quando Maia venceu Rogério Rosso (PSD-DF), por 285 votos a 170.

Em 2017, ao favorecer-se do fato de que seu primeiro mandato foi “tampão”, Maia conseguiu eleger-se para seu segundo período, com uma folgada votação de 293 votos contra 105 do segundo colocado, Jovair Arantes (PTB-GO). Na época, Rodrigo Maia se beneficiou de uma decisão do ministro Celso de Mello, do STF, que entendeu que não havia justificativa para impedir a candidatura de Maia.

Por fim, em 2019, o parlamentar se aproveitou do fato de que estava em um novo mandato e ampliou o tempo no comando da Câmara ao vencer, com 334 votos, os concorrentes Fábio Ramalho (MDB-MG), Marcelo Freixo (PSOL-RJ), JHC (PSB-AL), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Ricardo Barros (PP-PR) e General Peternelli (PSL-SP).

Fonte: Pleno News