Pesquisar este blog
quinta-feira, 29 de agosto de 2024
Candidato a prefeito tenta enganar justiça do Ceará
Mosquito da dengue usa radiação infravermelha para localizar vítimas, diz estudo.
Descoberta pode levar a novas estratégias para o controle da população do Aedes aegypti
meteorito de 50 mil anos pode revolucionar a eletrônica.
Material encontrado por cientistas

Um grupo de cientistas encontrou uma microscópica estrutura desconhecida incrustrada nos diamantes dentro de um meteorito que caiu nos Estados Unidos há 50 mil anos. Segundo os pesquisadores, o material tem potencial para ser utilizado pelo setor de tecnologia para criar equipamentos eletrônicos de carga mais rápida ou implementar novos tipos de tecnologia. A descoberta é tema de um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
Canyon Diablo
Para o estudo, os cientistas fizeram exames cristalográficos e espectroscópicos detalhados no meteorito de ferro "Canyon Diablo", encontrado em 1891 no deserto do Arizona. Os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que a rocha espacial contém diamantes, embora não do tipo comum. Ao invés disso, eles apresentam uma estrutura cristalina hexagonal conhecida como lonsdaleíta, que se forma em condições muito altas de temperatura e pressão.

Os cientistas também notaram um fenômeno incomum ao analisar a lonsdaleíta no meteorito. Eles descobriram prolongamentos de outra substância à base de carbono, chamada grafeno, interagindo com o diamante, ao invés das formações hexagonais puras que haviam previsto. Essas estruturas são conhecidas como diáfitos.
Como esses prolongamentos de grafeno foram encontrados dentro de meteoritos, os pesquisadores agora podem aprender mais sobre como eles surgem e, consequentemente, como criá-los em laboratório. "Através do crescimento controlado de camadas de estruturas, deve ser possível projetar materiais que sejam ultraduros e também maleáveis, bem como propriedades eletrônicas ajustáveis de um condutor a um isolante", disse Christoph Salzmann, químico da University College London e coautor do estudo.
crime de Estupro de Vulnerável, Agosto, ocorrido no Distrito de Jaibaras, zona rural de Sobral-CE.
Brasil tem 212,6 milhões de habitantes em julho de 2024, segundo IBGE
Por Terra Brasil 29/ago/2024 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados importantes sobre a população do Brasil. Em 1º de julho de 2024, a população estimada chegou a 212,6 milhões de habitantes. Essas informações são essenciais para o cálculo de fundos e indicadores sociais e econômicos do país, influenciando diretamente políticas públicas e estratégias de desenvolvimento.
O estudo revelou que dos 15 municípios com mais de 1 milhão de habitantes, 13 são capitais. Essas cidades totalizam 42,7 milhões de pessoas, o que representa 20,1% da população brasileira. São Paulo, com 11,9 milhões de habitantes, continua sendo a maior cidade do Brasil. Na sequência, vêm o Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Salvador.
Dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que Serra da Saudade, localizada a 262 km de Belo Horizonte, Minas Gerais, mantém o título de menor município do Brasil. Com menos de 1.500 habitantes, a cidade tem um charme único e uma história fascinante que vale a pena conhecer.
De acordo com o IBGE, a população do Brasil aumentou 4,68% em comparação com o ano de 2023. No entanto, entre os 26 municípios com menor população, Serra da Saudade destaca-se com cerca de 854 habitantes. Este pequeno município tem uma infraestrutura básica, mas eficiente, e uma história rica que remonta à construção de Brasília
INSS paga aposentadorias de agosto; veja calendário e quem recebe Beneficiários do Rio Grande do Sul seguem com regra diferente; no restante do país, pagamento é feito escalonado
Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) já anunciou o calendário de pagamentos para o mês-base de setembro. No geral, a ordem de escalonamento não foi alterada. Isso quer dizer que as datas continuam sendo organizadas conforme o penúltimo dígito do documento NB.
POLIVIA CIVIL DA BAHIA, EM OPERAÇÃO CONJUNTA, DESARTICULA BUNKER E APREENDE APROXIMADAMENTE 6 MIL MUNIÇÕES DE CALIBRES DE FUZIL E PISTOLA, DROGAS E ARMAMENTOS NA CIDADE DE IRECÊ*
✅ POLÍCIA CIVIL DA BAHIA
✅ 14ª COORPIN/IRECÊ
✅ 13ª COORPIN/SEABRA
*📂LOCAL: IRECÊ
📂DILIGÊNCIA: apreensão de armas de fogo, maconha, cocaína e milhares de munições.
📂HISTÓRICO
A Polícia Civil da Bahia, através das Coordenadorias Regionais de Irecê e Seabra, após a deflagração da operação ocorrida no dia de ontem 22/08/2024, que desarticulou um laboratório de drogas e apreendeu 378 kg de cocaína, deu continuidade as diligências obtidas através de investigações referente a facção BDM e conseguiu estourar dois bunkers utilizados pela facção na cidade de Irecê.
As investigações apontam que o grupo criminoso faz parte da facção criminosa BDM e utilizava os locais para guardar um arsenal de munições e drogas para a facção.
*Nos alvos levantados após investigação policial foi possível apreender milhares de munições, drogas e armas utilizadas pela organização criminosa.*
* Material apreendido:
*32 pacotes contendo maconha, tipo Skank, peso aproximado de 18kg.*
*11 quilos de cocaína*
*01 pistola, taurus G3, Calibre 9mm,*
*01 revolver, calibre .38*
*1.200 munições de fuzil, calibre .556*
*4.370 munições de pistola, calibre 9mm*
*58 munições de calibre .380*
*8 munições de .40*
*6 munições de calibre 38*
*02 munições de fuzil, calibre 762*
*01 munição de calibre .30*
*Diversos documentos pessoais de envolvidos com a facção criminosa.*
*01 carregador de fuzil*
- A operação contou com o apoio das equipes do *CATTI CHAPADA e CATTI DIAMANTINA.*
*Por ora, a maconha apreendida, conhecida como “skunk” ou” super maconha”, tem o valor do quilo aproximado em R$10.000,00 (dez mil reais).*
*A Polícia Civil da Bahia*, mais uma vez com trabalho de investigação e inteligência, consegue retirar drogas, armas e milhares de munições, objetos ilícitos apreendidos geram um *prejuízo de aproximadamente 3 milhões de reais.*
Fonte: Polícia Civil da Bahia
Sobral lixo cada dia, presente em todos os bairros, inclusive no Centro, é um problema de difícil solução. Além do mau cheiro, o lixo traz mais problemas para a população como a presença de insetos peçonhentos e outros que podem trazer doenças, além de animais como ratos e cobras.
O acúmulo de lixo
Com a criação da taxa dos lixo, desaprovada pela maioria dos sobralenses pela forma que está sendo cobrada ou pelo valor que todos concordam que é um absurdo, a esperança era que a situação de lixo nas ruas, praças e terrenos baldios fosse resolvida, pelo menos em parte. Mas é o que os moradores dos conhecidos locais de acúmulo de lixo em Sobral não estão vendo.
O funcionário de uma empresa próximo ao Centro de Convenções, que não quis se identificar, disse que a segunda-feira é o pior dia, pois praças, ruas e terrenos baldios amanhecem cheios de lixo. O motivo é que no final de semana a última coleta é na sexta-feira e a cidade passa dois dias sem ter a coleta em alguns bairros da cidade. O Centro apesar da coleta ser mais intensa, na segunda-feira, também amanhece com muito lixo em alguns locais.
Fonte: Portal Paraíso
Edição: Edwalcyr Santos
Acidente na CE-365 que liga Forquilha á Santa Quitéria, envolvendo dois carro da empresa Enel.
Informações que quando foram passar no quebra mola, eles não frearam e vindo a colidir em outro veiculo. Uma equipe do Samu, juntamente com equipes do corpo de bombeiros e guarda municipal, compareceram ao local para tirar o jovem das ferragens. A vítima Marcio Oliveira Ferreira foi levado até a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.











