Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Atrai ou Afasta o ladrão de carros



Um carro pode ser roubado em menos de 60 segundos e a maior parte dos carros roubados nunca são recuperados. Mais de um milhão de carros são roubados a cada ano, o que equivale a cerca de um carro a cada 26 segundos. Tomando algumas precauções adicionais de segurança você pode evitar ser a próxima vítima.

Obviamente, não é possível questionar os criminosos sobre os motivos que os fazem desistir de certo carro, mas especialistas em roubos e furtos de veículos conseguem delinear quais características costumam deixar o carro menos “roubável” ao estudar os históricos deste tipo de crime, e outras que estimulam o roubo, veja a seguir :
O que atrai o ladrão de carros

– A revenda das peças do veículo é uma das principais razões para roubos no Brasil. Os carros preferidos dos ladrões são os mais populares, por serem mais fáceis de revender peças, mas isso não quer dizer que carros mais caros estejam fora do alvo, claro. Nesse caso, eles são roubados como uma forma de encomenda. Nessa situação, o ladrão não se importa com os acessórios ou objetos que possam existir em seu interior, querem apenas o modelo do carro. Adquirir o seguro do veículo tem como a principal vantagem a possibilidade de comprar um modelo igual com o dinheiro dado pela seguradora.

– O horário também conta. Os ladrões preferem roubar durante a manhã, porque possuem mais tempo para dirigir e distanciar-se. Locais com fácil rota de fuga, como avenidas ou ruas próximas a rodovias são os locais preferidos.

– A facilidade também conta muito na hora de decisão de roubo. Se o ladrão visualiza que o motorista está distraído, é um alvo mais fácil. A desatenção, principalmente quando o motorista usa o celular enquanto dirige (quando, por exemplo, está parado num congestionamento) é o cenário perfeito para o ladrão. Cenários como andar com vidro aberto, demorar a sair do veículo após estacionar, esperar alguém sair de casa com carro ligado são os alvos mais fáceis para a ação de criminosos.

– Já que muitas vezes o veículo pode ser roubado para ser usado em outro crime (como assaltos a empresas, comércio ou residências), os ladrões também buscam veículos com porta-malas grandes.

– Os adesivos que o carro possui são uma boa pista sobre a profissão do motorista. Um adesivo sobre uma certa profissão ou com declarações como “I love Apple” podem dar uma pista da condição social do condutor do veículo.

O que afasta o roubo do carro

Claro que toda tecnologia de hoje, não impede o roubo, “A melhor das tecnologias atrasa o roubo em até três minutos, se o roubo for em uma cidade grande, o ladrão desiste. Mas se for em uma cidade calma, persiste até conseguir impor a sua tecnologia à da montadora.” diz Ademir Fuji, que trabalhou por 30 anos com seguros de carros e hoje é consultor do Sindicato das Seguradoras de São Paulo.

Veja a seguir características que os ladrões não gostam em um carro, ou que podem ser um critério de desempate na hora que eles decidem qual carro roubar. (Sindseg-SP), cidade responsável pelo maior número de roubos do país.

– Os carros com cores mais chamativas são evitados pelos ladrões por dois motivos: a maior facilidade de localização do veículo depois de roubado; e a menor procura no mercado paralelo, tanto por conta da maior dificuldade de revenda (por serem carros que não agradam a todos os gostos)

– Os carros que não possuem acessórios são os menos roubados, pois têm menos peças para serem revendidas. Geralmente os ladrões visam carros com rodas metálicas, rádios, tevês, GPS entre outros equipamentos que podem ser vendidos separadamente. Os rádios originais de fábricas não interessam aos bandidos.

– Apesar de ser uma indicação controversa, há especialistas que acreditam que o uso de película afasta o ladrão. Isso aconteceria porque o ladrão não pode ver quantas pessoas e quem está dentro do carro, fazendo com que tema a reação das pessoas.

– Estacionar o veículo em locais movimentados e claros também inibe a ação de ladrões.

– As rodas são o principal alvo dos roubos hoje em dia porque são vendidas muito facilmente. Como não existe uma identificação da roda com o veículo roubado, muita gente acaba comprando as rodas em qualquer lugar sem saber se elas são fruto de um roubo

– Travas manuais podem inibir a ação do ladrão ao serem avistadas. As travas de volante e as travas de câmbio acabam criando um grau de dificuldade para a ação do criminoso e ele pode deixar de agir ao ver a trava. Não vai evitar 100%, mas vai dificultar o roubo.

PICHADOR É PICHADO POR PROPRIETÁRIO

Após dois jovens picharem a sua casa, o homem decidiu aplicar um castigo. Pintou os rapazes com o spray de tinta e gravou um vídeo com eles pedindo desculpas. http://r7.com/d1Um

ASSAÍ ASSALTANTE PRESO SOBRAL HOJE DIA 27 DE JANEIRO DE 2015 APÓS PERSEGUIÇÃO POLICIAL


"Tiago Buchão" novamente atrás das grades.
Ele foi reconhecido pelas vítimas, após ter praticado um assalto na estrada nova, que liga o Assai ao North Shopping Sobral, por volta das 21h dessa terça-feira 27. O local tem registrado um grande número de assaltos praticados contra motoqueiros, onde as vítimas geralmente são agredidas pelos criminosos. 
Segundo o casal que decidimos preservar a identidade, eram dois indivíduos armados com pedaço de pau e uma armada de fogo, a mesma não foi localizada, um dos bandidos conseguiu escapar do cerco montado pela polícia militar. "Buchão" foi abordado já no bairro Parque Santo Antônio pela equipe da RD 1210, ele recebeu uns conselhos e em seguida conduzido para ser autuado em flagrante na sede da DRPC (Delegacia Regional de Polícia Civil).


Francisco Clerton Teixeira de Sousa Sétima morte em Sobral, no dia 27 de janeiro de 2015.

Na manhã do dia de 27 de janeiro de 2015, no bairro Vila União, aconteceu o sétimo assassinato, quando o a pessoa usuária de drogas, já homicida de um mendigo de rua,de Francisco Clerton Teixeira de Sousa, de 29 anos de idade, residente a rua José Pierre, natural do Município de Meruoca, foi assassinado, quando meliantes de gangues rivais disparam cerca de oito tiros em sua direção e três balas o atingiram na cabeça, e sendo encaminhado ao hospital,  não resistindo o levou a óbito.
Bom observar que o mesmo há poucos dias já tinha sido baleado e escapado de um tiroteio, entre gangues, Estava se recuperando de dois tiros. SN
JACARÉ3
Fotos Jorge Alves
Já não é mais surpresa um crime de morte na cidade de Sobral, a surpresa é quando passa três dias sem homicídios, e nessa segunda-feira 27 / 01 a reportagem do Plantão Alerta, registra mais um, para a estatística de Sobral. Mais uma vez um crime a bala. As informações é que apareceram dois homens armados a pistola e sem discursão efetuaram mais de dez tiros, atingindo a vítima com três, um na cabeça e dois nos braços. A vítima teve morte no local. O Sinistro aconteceu na rua 12 de outubro no bairro Vila União. O rapaz morto foi identificado como José Clerton Teixeira de Sousa, conhecido por “JACARÉ”, tinha 30 anos, natural de Meruoca, residia na rua José Pierre no bairro Terrenos Novos em Sobral.
Segundo a polícia, a vítima tinha várias passagens e era acusado de ter cometido um crime de morte quando era menor de idade na praça João Pessoa no centro de Sobral, quando o mesmo matou um mendigo com uma facada na garganta.
Informações ainda da polícia, ele tinha sofrido na semana passada uma tentativa de homicídio quando foi baleado no tórax e, ainda estava se recuperando dos ferimentos, mas hoje não deu sorte e foi morto.
A polícia já tem suspeita e está em diligencias. S A

MORTALIDADE INFANTIL GARANTE A SOBRAL BAIXO ÍNDICE NA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Prefeito Clodoveu Arruda garante a SOBRAL o mais baixo índice de mortalidade infantil da história da cidade (12,7/1000 nascidos vivos). Dando prioridade a rede de atenção básica do município (como a construção de dezenas de novos Centros de Saúde da Família) e o apoio de profissionais dedicados e capacitados, os resultados logo aparecem



Com 12,7 óbitos para mil nascidos vivos, em 2014, o índice teve uma redução de 80,9% em relação a 1991 
Sobral Em 24 anos, o município reduziu a mortalidade infantil em 80,9%, registrando a menor taxa da sua história, de acordo com o relatório do Sistema de Informação dos Nascidos Vivos (Sinasc), do Ministério da Saúde. Em 2014, foram 12,7 óbitos de menores de um ano para cada mil nascidos vivos, contra os 16,8 de 2013, gerando uma redução de 24,4% do índice ao relacionar 2013 a 2014. Se comparado a 1991, ano de início do atendimento básico de saúde em Sobral, com 66,8 óbitos a cada mil nascidos vivos, a queda é superior a 80%.
Viva as crianças sobralenses
Últimas e principais notícias, reportagens especiais, sobre economia, política, saúde e cultura dos...
DIARIODONORDESTE.VERDESMARES.COM.BR

A taxa de óbitos entre crianças no município é menor que a registrada no Estado em geral. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no fim do ano passado, mostraram que, a cada mil nascidos no Ceará, cerca de 16,6 morriam.
Os motivos das mortes em menores de um ano são diversos, mas a maioria das mortes ocorre principalmente por falta de educação e acompanhamento de mães de primeira viagem, bebês prematuros em unidades hospitalares e em famílias em situação de extrema pobreza.
Projetos sociais
Esses fatores levaram o município a criar projetos especiais a fim de combater a mortalidade infantil, como o Trevo de Quatro Folhas, projeto que trabalha mães sociais; Flor do Mandacaru, que busca diminuir a taxa de gravidez na adolescência; e o projeto Coala, que assiste recém-nascidos prematuros que podem receber atendimento médico em suas casas.
Todas essas políticas públicas fazem parte do Plano de Redução da Mortalidade Materno-Infantil do Município. Até hoje, o Coala já acompanhou 68 bebês prematuros recém-nascidos.
De acordo com a coordenadora técnica do Trevo de Quatro Folhas, Júlia Santos, o projeto nasceu com a observação das mortes de prematuros por infecção hospitalar enquanto estes esperavam atingir o peso ideal. "A ideia do projeto Coala surgiu como resposta ao grande número de recém-nascidos prematuros que, durante o internamento para ganho de peso, morriam por infecção hospitalar". Com o Coala, a criança tem o peso monitorado e é submetida a constantes avaliações médicas em casa na busca por sinais de risco, até atingir o peso de 2.500 gramas.
Também foram revistos protocolos de pré-natal, aperfeiçoada a qualidade dos exames realizados e monitorados todos os óbitos, medidas fundamentais para a redução do índice de mortalidade infantil no município.
Vitória
A pequena Vitória, moradora do Residencial Nova Caiçara, carrega no seu nome uma história de superação. Nascida prematura, com seis meses, pesava apenas 566 gramas, sendo a menor recém-nascida prematura acompanhada pelo Projeto Coala da Prefeitura de Sobral em 2014. Hoje, com quatro meses, Vitória pesa 3.200 gramas e continua recebendo atenção especial.
Segundo o prefeito Veveu Arruda, o projeto Coala, iniciado em outubro de 2013, foi uma resposta à estagnação do índice de mortalidade infantil. "Tivemos inclusive um aumento, o que nos alertou para que diversas medidas fossem tomadas e mudadas. Reformulamos nossas ações e iniciamos novas, como o Projeto Coala".
Para ele, atingir essa baixa histórica, menor ainda do que a taxa estadual, é motivo de comemoração, principalmente porque hoje há como acompanhar quase 100% do município, seja sede ou distrito, com a cobertura da atenção básica.
"Em 1991, ano que marcamos para medir a mortalidade infantil, Sobral tinha 127 mil habitantes e não tinha como fazer esse tipo de acompanhamento. Os dados referentes a esse ano são principalmente enviados por hospitais, numa época onde as parteiras eram mais populares. Acreditamos que esse número de mortes em 91 seja muito maior", enumera Veveu.
Gravidez
A secretária de saúde de Sobral, Mônica Lima, explica, ainda, que as mães são acompanhadas desde a gravidez, a fim de que sejam identificadas e acompanhadas as gestações de risco desde o início, por meio da outra iniciativa voltada para a redução da mortalidade materna e infantil, que é Estratégia Trevo de Quatro Folhas, criada em 2001. O programa oferece assistência social e alimentar para grávidas e crianças de até dois anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. O projeto de Sobral serviu de modelo para o Programa Rede Cegonha do Ministério da Saúde.
Ela conta que a integração de diversas secretarias como parceiras tem ajudado a mudar a realidade de muitas dessas mães, chegando, inclusive, a largar o vício em drogas para oferecer o melhor para os filhos. "Tivemos, no Trevo, um exemplo de como o acompanhamento adequado, unido à experiência que é ser mãe, pode mudar a vida de uma pessoa. Em 2014, a madrinha sobralense do aleitamento materno foi Raquel Fonseca, que era viciada em crack na época em que engravidou, e com o acompanhamento adequado, unida à vontade de ser uma boa mãe, mudou de vida", explicou a secretária de saúde.
Ranking
O Ceará ocupa, hoje, o 16º lugar em mortalidade infantil no Brasil, colocação ainda longe do ideal, mas de melhoria significativa em relação aos anos 1980, quando ocupava o 3º posto. De acordo com o IBGE, o Estado do Ceará teve a redução mais notável dentre todas unidades da federação. Ao longo de 23 anos, a taxa caiu 94,9 pontos ao todo.
No ano de 1980, a cada mil meninos nascidos, 121 não conseguiam chegar ao primeiro ano de vida. Já entre meninas, a proporção de óbitos era de 100,4 por mil. No ano de 2012, as taxas caíram para 18,1 e 15,2, respectivamente.
Antes do parto, a falta de assistência em enfermagem e medicina à gestante, com a realização de exames e consultas periódicas para detectar problemas de saúde, tanto da mulher quanto do bebê, constitui uma das principais causas da chamada mortalidade neonatal precoce, até os 28 dias de vida

Sobral vai destinar dinheiro contra a seca

ECONOMIA 27/01/2015
Municípios cearenses que desistiram de fazer a festa de Carnaval neste ano, acatando recomendação do TCM, agora têm novo desafio: investir o dinheiro economizado. 
A mesma demanda é colocada para o Governo do Estado, que cancelou o repasse para a festa, mas ainda não divulgou o montante economizado nem o destino desse valor.
Prefeito de Sobral, Veveu Arruda (PT) afirmou ao O POVO, na última quinta-feira, 22, que deverá investir os recursos, originalmente previstos para as festas, para combater problemas da seca na região.
"Vamos incrementar políticas de ações que são coordenadas pelo comitê de convivência com a seca para garantir que nenhuma família fique sem acesso à água para beber e para produzir. O recurso será destinado para ações de ampliação de carros-pipa e perfuração de poços”, afirmou. No município, a previsão do gasto com a festa era de R$ 800 mil.
Em contato com a prefeitura de Juazeiro do Norte, a reportagem foi informada de que a atual gestão não prioriza festa de Carnaval desde o início do mandato.
Segundo a secretária da Cultura do município, Marli Bezerra, não houve economia de gastos porque a festa de Carnaval de Juazeiro não entra no orçamento da prefeitura desde 2013. De acordo com ela, o governo só prioriza festas religiosas. “Não tem nenhum recurso destinado para o Carnaval”, garantiu. (Wagner Mendes)


Projeto do Enem online começa em fevereiro

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 26/01/2015
O Ministro da Educação, Cid Gomes, vai lançar edital em fevereiro para que professores enviem sugestões de questões que irão integrar um banco para a nova modalidade do exame
 Enem na Internet
O que era apenas “uma ideia” deve começar a tomar forma ainda em fevereiro, assegura o ministro, com o lançamento de edital para que professores enviem questões para formar o banco de dados a ser acessado pelos alunos durante o exame. 

A expectativa, ressalta o ministro, é formar um cadastro de “20 a 25 mil questões”. Também está prevista uma gratificação para os professores que contribuírem com o banco, explicou Cid. 
O Enem online foi uma das primeiras propostas anunciadas pelo novo ministro. Um dos principais questionamentos é sobre a infraestrutura para a aplicação do exame. O novo exame não seria aplicado em um único final de semana, e os estudantes poderiam fazer a prova em terminais de computadores em locais credenciados, conforme a proposta.
Cid frisou que a infraestrutura do Enem online será discutida “em um segundo momento”. “(A infraestrutura) vai ser mais fácil do que a prova atual, com milhares de alunos fazendo a prova em papel, no Brasil todo, ao mesmo tempo”, defendeu.

O ministro não disse se o novo formato do Enem deve ser utilizado no exame deste ano nem falou sobre detalhes do projeto de valorização dos diretores de escolas.

O projeto de tornar online a aplicação doExame Nacional do Ensino Médio (Enem), encabeçado pelo ex-governador do Ceará e agora ministro da Educação Cid Gomes (Pros), deve ter início já em fevereiro, com o lançamento de edital para formar um banco de questões que irão compor o exame. 
 A informação foi dada ao O POVO pelo próprio ministro, no último sábado, após participar do Pré-Carnaval de Fortaleza acompanhado do prefeito Roberto Cláudio (Pros).
Cid Gomes falou sobre dois projetos importantes para a Educação e também sobre a mudança de partido. Em relação aos projetos, o ministro afirma já ter conversado com a presidente Dilma Rousseff. São eles um programa de valorização dos diretores de escola e a transformação do Enem em uma prova online.
Cumprindo sua primeira agenda oficial no Ceará, o ex-governador participa hoje da inauguração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) em Itapipoca (a 147,3 quilômetros de Fortaleza).

HOSPITAIS EM CRISE

Impasse na saúde
Sem repasses do governo estadual, hospitais podem restringir serviços - Dívida de 2014 seria de R$ 255 milhões, segundo Federação das Santas Casas por Débora Ely
27/01/2015 | 12h31
Calote do governo estadual pode afetar atendimento à população, alerta a Federação das Santas Casas
Foto: Lauro Alves / Agencia RBS
Sem o pagamento de recursos devidos pelo governo estadual, as Santas Casas e outros hospitais filantrópicos gaúchos terão restrição de serviços à população, segundo o presidente da Federação das Santas Casas do Rio Grande do Sul, Julio Matos.
Os primeiros atingidos pelo aperto financeiro do governador José Ivo Sartori(PMDB), caso os repasses não sejam normalizados, serão os programas de saúde. Entre eles, o Samu/Salvar (atendimento móvel criado para urgências e emergências com plantão permanente nos hospitais), o Gestante de Alto Risco e as assistências psiquiátrica e traumatológica, entre outros.
Matos afirma que as instituições têm menos de um mês de sobrevida sem restringir serviços caso as dívidas do governo estadual não sejam pagas:
— Os hospitais não poderão passar o mês de fevereiro sem receber esse recurso, sob o risco iminente de iniciar o processo de restrição de serviços.
No efeito cascata, podem sofrer cortes, também, as internações em emergências — inclusive, com o fechamento de leitos.

Verbas de outubro e novembro não foram pagas
Os serviços prestados pelas santas casas e hospitais filantrópicos em dezembro do ano passado foram quitados pelo governo do Estado — porém, como consequência do decreto de Sartori que suspendeu por seis meses o pagamento de débitos deixados pela gestão anterior, não há garantia quanto aos repasses de outubro e novembro.
Somados os dois meses, o passivo chega a R$ 98 milhões. São R$ 24 milhões referentes a programas de saúde, R$ 40 milhões à complementação do déficit do Sistema Único de Saúde (SUS) e R$ 34 milhões de recursos repassados pelo governo federal. Se acrescidos os contratos estabelecidos diretamente entre Estado e hospitais, como a ampliação de assistências, a dívida atinge R$ 255 milhões referente a 2014.
A alegação do governo estadual, por meio da Junta de Coordenação Orçamentária e Financeira (Juncof), encarregada de analisar os pedidos de exceção, é que a gestão anterior não empenhou os recursos e, assim, não há como pagá-los. Pelos cálculos da equipe atual da Secretaria da Fazenda, o governo de Tarso Genro (PT) teria deixado dívidas de R$ 580 milhões só na área da saúde.
Em crise, os hospitais filantrópicos tiveram de tomar um empréstimo de R$ 90 milhões no Banrisul para quitar gastos extras de fim de ano, como pagamento do 13º salário. A Federação das Santas Casas solicitou uma audiência em caráter de urgência com o secretário da Saúde, João Gabbardo. Por meio da assessoria de imprensa, a secretaria informou que Gabbardo tem uma reunião nesta terça-feira com os demais secretários e que, na quarta-feira, deve se manifestar sobre os pagamentos.
Respingam também nos laboratórios privados que realizam exames pelo SUS os atrasos de pagamentos. No laboratório Santa Helena, no município de Colorado, o diretor Leandro Aita Finster estima uma dívida de R$ 4 mil referente a serviços prestados em 2014 — outra parcela do passivo foi quitado na semana passada. Para fechar o caixa, Finster teve de fazer dois financiamentos no valor de R$ 11 mil, mas não cogita paralisar o serviço.
O calote ainda preocupa prefeitos, já que municípios não receberam nem os R$ 45 milhões prometidos pelo governo na semana passada.
* Zero Hora

Deputados devem custar R$ 75 milhões por mês ao Brasil

27 JAN 2015 11 horas 31 atualizado às 11 horas e 33 minutos

Além do salário de R$ 33 mil por mês, os 513 parlamentares receberão ajuda de custo, cotão, auxílio moradia e verba de gabinete para até 25 funcionários


O site Congresso em Foco elaborou um levantamento que mostra o gasto.

Açude Ayres de Sousa (Jaibaras).










Açude Ayres de Sousa (Jaibaras)  Sua capacidade é de 104.430.000 m³. Nível baixíssimo, apenas 32%. O Açude Taquara que o abastece está apenas com 120 milhões de metros cúbicos 13%. Mas se poderia dar uma maozinha ao mesmo e soltar alguns milhares de metros cúbicos. Questão de bom senso. É lamentável.
Açude Jaibaras. Nível baixo.

Antônio de Lisboa Ex-vereador falece Sobral Ceará

A Câmara Municipal de Sobral está de luto. Faleceu o Sr. Antônio de Lisboa um dos seus ex-vereadores por cinco mandatos da era passada. Foi também presidente do Legislativo por duas vezes.
 Natural de Aracatiaçu, onde residiu em sua fazenda, faleceu no início da tarde de hoje, no Hospital Regional Norte/Sobral, onde estava internado.

Hoje a noite a Câmara Municipal de Sobral se despediu do ex-vereador.
Mensagem do vereador presidente da Câmara de vereadores de Sobral, José Crisóstomo Barroso Ibiapina (Zezão), saudando o ex-vereador, que teve seu corpo velado no Plenário Cinco de Julho.

Funcionário de carreira do INSS, desde a época do IAPC, Inamps e outras siglas que o tempo deu à nossa Previdência, nosso personagem viveu seu papel de agente social como anfitrião do bem, primando pela prestimosidade a todos que o procuravam.
FAMÍLIA
Na Rua Maria de Lurdes Vasconcelos está localizada a casa de Nazaré de Fátima Vasconcelos Mendes, 52 anos, natural de Aracatiaçu, distrito de Sobral – Ce, filha de Antônio Lisboa e Terezinha Vasconcelos. Nazaré se tornou uma figura popular por seus feitos na sociedade local. Nazaré é uma mulher vaidosa, harmoniosa, que foi diretora de um colégio durante 17 anos. Nesse 17 anos que trabalhou na direção do colégio, ela ajudou no crescimento de Aracatiaçu por meio da educação. “Ajudei no desenvolvimento de muitas crianças e adolescentes, além de servir de exemplo em relação a importância do compromisso com a educação que todos devemos ter, sempre tentei repassa- los tal conhecimento”, diz ela.