O Ministério da Previdência Social emitiu um alerta nesta sexta-feira (25) sobre a ação de golpistas que estariam se aproveitando das investigações da Operação Sem Desconto para aplicar novos golpes em aposentados e pensionistas do INSS. De acordo com a pasta, há relatos de pessoas recebendo mensagens por e-mail, aplicativos e outros meios, prometendo o ressarcimento de descontos indevidos mediante o clique em links suspeitos.
Segundo o governo federal, os valores descontados indevidamente em abril serão devolvidos na folha de pagamento de maio, entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Para os casos anteriores, a devolução será estudada por um grupo da Advocacia Geral da União. A recomendação é que os segurados não acessem links enviados por desconhecidos e não compareçam a agências do INSS, já que o ressarcimento será feito de forma automática.
A Operação Sem Desconto foi deflagrada na quarta-feira (23) pela Polícia Federal e pela Controladoria Geral da União para investigar a cobrança não autorizada de mensalidades associativas por entidades civis. O esquema teria movimentado cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
*Com informações da Agência Brasil
(Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)







