Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Coreaú - CE

 JUNHO 10, 2021

O juiz eleitoral da 64ª Zona eleitoral de Coreaú, Dr. Guido de Freitas Bezerra, mediante o pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) que pediu a cassação dos registros de candidatura do prefeito eleito em Coreaú, Edezio Sitonio, e da sua vice-prefeita Erika Frota, proferiu sentença hoje (10/06).O magistrado determinou a cassação do mandato de Edezio e Erika, ao reconhecer o cometimento de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio eleitoral.

Brasil está avançando na campanha de imunização contra Covid-19, que ocorre desde 18 de janeiro.

Após liberação pelo Ministério da Saúde, diversas cidades começaram a vacinar a população em geral, sem prioridade, por ordem decrescente de idade.Após o tão esperado momento da vacinação, podem surgir dúvidas sobre o que pode ou não fazer. Para

Nota de falecimento de Cristo João Batista Barbosa de Aracatiacu neste dia 10 de junho de 2021 no hospital dr. Alves em Sobral.


 

Jaibaras morador do distrito, Moacélio Sousa, denunciou no programa “Tribuna e Plenário” do radialista Oliveira Domingos, que as águas das caixas coletoras de esgoto do distrito caem dentro do açude. O morador ainda disse que na rua do açude, próximo à palhoça, quando a caixa enche os esgotos nas ruas estouram e vazam com todos os resíduos para dentro do açude.

 JUNHO 10, 2021  NENHUM COMENTÁRIO

Segundo os moradores, que já denunciaram várias vezes, o problema é antigo e existe desde quando foram feitas as caixas coletoras.

A reportagem do Portal Paraíso identificou duas caixas coletoras às margens do açude com vazão para dentro do manancial que abastece Sobral e outra com vazão para o rio Jaibaras. As obras de saneamento e esgotamento sanitário do distrito começaram em maio de 2008 com investimento de R$ 1,5 milhão com recursos do Ministério da Saúde.

Moacélio Sousa gravou um vídeo mostrando esgotos na rua da Palhoça que caem no açude bem próximo a um balneário muito usado pelos banhistas que têm evitado o local. Segundo os moradores, desde quando o problema começou, em 2009, o movimento de banhistas diminuiu prejudicando os donos de bares e restaurantes. O problema é antigo e foi denunciado várias vezes pelos moradores, mas segue sem resolução por parte do poder público. Em julho de 2009 o Diário do Nordeste publicou matéria denunciando o fato e desde então nada foi feito.

Moacélio Sousa mora bem próximo a uma das caixas coletoras e disse que quando enche, os esgotos vazam e o mau cheiro torna-se insuportável. “A gente pede à Prefeitura, ao SAAE ou à Cagece que tenha dó. Vamos zelar nosso açude que tiramos água para beber e tomar banho”.

O Sr. Miguel Ferreira, morador do distrito há 27 anos, disse que o esgoto cai para dentro do açude dia e noite. “O esgoto passa só dois dias ou três dias sem vazar, mas depois volta a cair para dentro do açude. Algumas vezes que vem o carro para esvaziar a caixa coletora. Foi um erro muito grande ter feito uma fossa dessa no açude”. Disse o Sr. Miguel Ferreira.

O Portal Paraíso entrou em contato com a assessoria de comunicação do SAAE para falar sobre o assunto, mas até o fechamento desta matéria o portal não teve retorno.
Por Edwalcyr Santos/Portal Paraíso

TCU AFASTA AUDITOR QUE PREPAROU ESTUDO SOBRE COVID-19

 

A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministra Ana Arraes, autorizou a abertura de processo administrativo disciplinar contra o auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, autor de um “estudo paralelo” no qual sustenta que metade das mortes creditadas à covid-19 não ocorreu por causa da doença.

Marques já foi destituído de suas funções de supervisor no Núcleo de Supervisão de Auditoria do tribunal. No lugar dele vai assumir Fábio Mafra.

O corregedor da Corte, ministro Bruno Dantas, afirmou que “os fatos até aqui apurados pela Corregedoria são graves e exigirão aprofundamento para avaliar a sua real dimensão”. “Para isso, é necessária uma decisão da presidente do TCU, ministra Ana Arraes. Ainda é cedo para extrair conclusões, mas, se ficar comprovado que o auditor utilizou o cargo para induzir uma linha de fiscalização orientada por convicções políticas, isso será punido exemplarmente.” 

O “estudo paralelo” foi citado pelo presidente Jair Bolsonaro, na segunda-feira, como sendo do TCU. “Ali, o relatório final não é conclusivo, mas disse que em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, enfatizou o mandatário. De acordo com o chefe do Planalto, o documento tinha saído havia “alguns dias”. “Logicamente que a imprensa não vai divulgar. (...) Como é do TCU, ninguém queria me criticar por causa disso. Isso aí, muita gente suspeitava. Muitos vídeos que vocês viram de WhatsApp etc, de pessoas reclamando que o ente querido não faleceu daquilo. Está muito bem fundamentado, todo mundo vai entender, só jornalista não vai entender”, acrescentou.