Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

SN - DESTAQUES NACIONAIS

Governo fixa idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres


Proposta de reforma da Previdência será enviada ao Congresso na quarta.
O presidente Jair Bolsonaro e a equipe econômica do governo decidiram que a proposta de reforma da Previdência fixará uma idade mínima de 65 anos para aposentadoria de homens e 62 anos para mulheres, com um período de transição de 12 anos. A proposta de reforma do sistema previdenciário será encaminhada ao Congresso na próxima quarta-feira (20).

As informações são do secretário especial de Previdência, Rogério Marinho, ao final da reunião com o presidente, no Palácio da Alvorada. Foram cerca de duas horas de reunião, com a participação dos ministros da Economia, Paulo Guedes; da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; e da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz.

Marinho disse que a equipe econômica defendeu uma idade mínima de 65 anos para homens e para mulheres. Já o presidente discordava da idade mínima das mulheres: queria 60 anos. Além disso, o tempo de transição desejado pelos economistas era de dez anos, algo também negociado por Bolsonaro, que queria 20 anos de transição. No final, o consenso ficou em 12 anos.

Depois de assinar o texto da reforma, na próxima quarta-feira, Bolsonaro vai fazer um pronunciamento à nação para explicar a necessidade de mudar as regras para aposentadoria no país. “O presidente fará um pronunciamento à nação, explicando de que forma essa nova Previdência vai ser encaminhada ao Congresso para ser discutida. E esperamos que seja aprovada brevemente”, disse Marinho.

Segundo Marinho, os detalhes da proposta só serão conhecidos na quarta-feira. “O presidente bateu o martelo e pediu para que divulgássemos apenas algumas informações. O conteúdo do texto vai ficar para o dia 20. Os detalhes da proposta serão conhecidos pelo Congresso Nacional, até como uma deferência ao Parlamento”.

O texto já havia sido formatado ao longo das semanas e foi trazido para aprovação final do presidente. “Ao longo do período da elaboração da proposta, o presidente estava sendo informado periodicamente. Voltamos hoje com o texto já finalizado”, disse o secretário. Após as alterações negociadas entre Bolsonaro e sua equipe, o texto vai para a área técnica da Presidência da República, onde será validada sua constitucionalidade antes que o presidente possa assinar.

O governo calcula que a reforma vai permitir uma economia de R$ 1 trilhão nos próximos dez anos. Por se tratar de uma proposta de emenda constitucional (PEC), a reforma da Previdência precisa ser votada em dois turnos na Câmara e depois no Senado, com apoio de no mínimo dois terços dos deputados e dos senadores em cada votação.

(Agência Brasil)



Cid fica como titular em três Comissões do Senado:

Comissão de Educação, Cultura e Esporte. O tema da educação, encampado por Ciro Gomes na última disputa presidencial, é o maior patrimônio de Cid à frente do Governo do Ceará e da Prefeitura de Sobral.

Constituição e Justiça, por onde passam todos os projetos, e da

Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle.

Comissão de Assuntos Sociais e e na de Assuntos Econômicos.(suplência)
Tasso deve ser o relator da Previdência no Senado.

O tucano foi escolhido por Davi Alcolumbre para comandar uma comissão de acompanhamento 
da proposta na Câmara

CÂMARA APROVA MP QUE TRANSFERE IMÓVEIS DO INSS PARA UNIÃO
Ordem do dia para discussão e votação de diversos projetos
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (13) a Medida Provisória 852/18, que trata de várias questões relacionadas a bens imóveis da União, como a transferência ao Tesouro Nacional daqueles em poder do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da permissão para venda de imóveis da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e da cessão daqueles ocupados por entidades esportivas antes da atual Constituição Federal.

A MP será enviada ao Senado.


SN - DESTAQUES DA CIDADE


Delegado Municipal de Polícia Civil de Sobral, Dr. Márcio Luiz, sobre o caso do vereador Romário Araújo.

De acordo com as denúncias protocoladas na polícia pelas vítimas, o edil é acusado de vender supostas vagas de empregos em órgãos Municipais e Estaduais.


A Guarda Civil Municipal de Sobral, em parceria com a Policia Militar, está arrecadando livros infantis que estão sendo doados para crianças e jovens do Residencial Nova Caiçara. 

Além de livros infantis e juvenis, a campanha também está arrecadando brinquedos e jogos. Quem tiver interesse em participar, pode entregar as doações na sede da Guarda Municipal (Rua Engenheiro José Figueiredo, 1035 - Cohab 1), ou na base do Residencial Nova Caiçara.

PROFESSOR CARLOS DIAS SERÁ CHAMADO DE CHANCELER

Professor Carlos Dias e o Deputado Moses Rodrigues-UNINTA. 
O professor, escritor, ex- coordenador administrativo das faculdades UNINTA -  Carlos Dias, torna - se - à chanceler. Na cidade de Sobral/CE e região metropolitana, existe dois chanceleres : professor Luciano Feijão e Dr. Oscar Rodrigues. O professor Carlos Dias já trabalhou com os dois.
Carlos Dias é uma das mentes pensantes na educação desta região e, sabiamente, estará administrando, ou será a máxima autoridade(chanceler) em uma faculdade que está sendo instalada na Ibiapaba.
Por Carlos Alves Pimentel - Repórter Plural