Pesquisar este blog

sábado, 24 de abril de 2021

governador Camilo Santana (PT) anunciou, na noite deste sábado (24), a ampliação da autorização para aulas presenciais nas escolas até o 9º ano do ensino fundamental, além da abertura de academias e barracas de praia - com capacidade limitada.

isolamento social rígido (lockdown) está mantido nos finais de semana, assim como o toque de recolher durante a semana das 20h às 5h. O próximo decreto começa a valer nesta segunda-feira (26).

Pelas novas regras, as escolas poderão avançar no ensino presencial até o 9º ano do ensino fundamental, com 40% da capacidade de ocupação. As barracas de praia poderão voltar a funcionar com os mesmos critérios de restaurantes e estabelecimentos de alimentação fora do lar - também com 40% da capacidade. O percentual é o mesmo de todo o comércio de rua, que segue podendo abrir das 10h às 16h, e shoppings (12h às 18h).

Já as academias de ginástica podem reabrir com 25% da capacidade, das 6h às 18 horas. A capacidade é a mesma para atividades presenciais de igrejas e templos.

Além disso, o Campeonato Cearense poderá ser retomado a partir de segunda.

O anúncio foi feito ao lado do secretário Saúde do Estado, Dr. Cabeto, em transmissão pelas redes sociais.

As novas regras valem de segunda a sexta-feira, ressaltou Camilo. Na sexta-feira (30), o governador terá nova reunião com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no Ceará para analisar as próximas medidas.

Camilo citou que o Estado está em "tendência de queda" dos números de casos de Covid-19, "mas ainda num platô muito alto". "É um momento que ainda exige muito cuidado, muita preocupação", ressaltou.

O secretário da Saúde frisou que a segunda onda da pandemia tem 40% mais casos na comparação com a primeira onda, mas "fevereiro e março têm menor letalidade". "Chegamos a ter algo em torno de 7% de letalidade e agora estamos em 2,6%", citou Cabeto.

"Temos um momento de melhora, mas é preciso ainda muita serenidade", frisou, clamando novamente pela adesão às medidas de isolamento social.

O governador frisou a importância dos cuidados para evitar a proliferação do vírus ao afirmar que, "dificilmente, uma pessoa hoje não conhece um parente, um amigo que não tenha falecido por Covid-19. É um momento doloroso, que exige muita união”.

Camilo Santana ainda lamentou a propagação de fake news em um momento como este, classificando o ato como "desumano".

“Estamos combatendo a pandemia e outra pandemia que são as mentiras e fake news. Isso é desumano e fico imaginando como fica a consciência dessas pessoas. Nesse momento, devemos estar preocupados e priorizando apoiar todas as medidas que visam salvar vidas e melhorar a condições de atendimento à população cearense. Trazer mais vacinas, ampliar número de leitos, fazer o uso da máscara, isso é o que os cientistas do mundo inteiro têm recomendado como enfrentamento a essa pandemia”, ressaltou.

O decreto em vigor até este domingo (25) determina toque de recolher todos os dias, das 20h às 5h, e isolamento social rígido nos fins de semana. De segunda a sexta-feira, podem abrir comércios de rua, shoppings e restaurantes, com limitação da capacidade e do horário de funcionamento.

REGRAS EM VIGOR ATÉ ESTE DOMINGO (25):
O Ceará continua em isolamento social, com toque de recolher todos os dias das 20h às 5h;
Comércio de ruas e serviços, como restaurantes, funcionam das 10h às 16h, com 25% de capacidade de atendimento;
Shoppings, incluindo praça de alimentação, funcionam das 12h às 18h, com limitação de 25% da capacidade;
Construção civil pode iniciar as atividades a partir das 7h;
Na educação, o ensino infantil, que estava liberado até os 3 anos, foi ampliado, permitindo atividades presenciais para crianças de 4 e 5 anos, além do 1º e 2º ano do ensino fundamental, com 35% da capacidade;
Atividades físicas individuais podem ser realizadas em espaços públicos e abertos
Isolamento social rígido, o lockdown, foi mantido nos fins de semana, funcionando apenas as atividades essenciais;
Igrejas estão autorizadas a receber no máximo 10% da sua capacidade, e segue valendo recomendação para que celebrações sejam virtuais;

A flexibilização das atividades econômicas foi iniciada em 12 de abril, após um mês em isolamento rígido em todo o Estado. Na semana passada, Camilo Santana optou por manter o decreto em vigor, para que pudesse ser avaliado com mais segurança.

A única alteração foi a permissão da prática individual de atividades físicas, em espaços públicos e abertos, respeitando o horário do toque.
⁸O lockdown em todo o Ceará vigorou entre 13 de março e 12 de abril. Em Fortaleza, o isolamento rígido durou um pouco mais e foi decretada mais cedo, em 5 de março.

A medida, utilizada para barrar a contaminação da Covid-19, ocorreu em meio a altos níveis de transmissão e pressão do sistema de saúde, com filas para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria.

Estavam proibidos de funcionar lojas, estabelecimentos comerciais, cinemas, shoppings, feiras, restaurantes, barracas de praia, academias e qualquer tipo de evento social. Também estavam vetadas celebrações religiosas presenciais e aulas presenciais (com exceção de berçário e aulas práticas de concludentes).

(Diário do Nordeste)

Curados da Covid-19 tem 59% mais chances de morte após a infecção, diz estudo

Sequelas Covid-19
Legenda: Entre os problemas identificados no estudo, estão sequelas no sistema respiratório, no sistema nervoso, assim como distúrbios neurocognitivos
Foto: AFP

Os impactos da Covid-19 nos acometidos pela doença podem ultrapassar e muito a alta hospitalar. Estudo publicado pela revista científica Nature revelam que sobreviventes do coronavírus têm 59% mais risco de morte dentro de seis meses após a infecção. As informações são do portal G1.

A pesquisa "Covid longa" revela que muitas pessoas estão sofrendo uma série de problemas de saúde depois da cura, passando a ter uma chance maior de não sobreviver nos meses seguintes.

Brasil atinge 28,9 milhões de vacinados contra covid, 13,68% da população

 Neste sábado (24), o Brasil chegou à marca de 28,9 milhões de vacinados contra a covid-19. Até o momento, 28.969.324 pessoas receberam ao menos uma dose de vacina contra a doença, o correspondente a 13,68 da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, baseado nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Entre ontem e hoje, 204.067 brasileiros receberam a primeira dose de vacina. No mesmo período, a segunda dose foi aplicada em outros 237.036.

No total, 12.499.298 pessoas receberam as duas doses de imunizantes, conforme recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da b da Oxford/AstraZeneca. O número equivale a apenas 5,9% da população do país.

O Rio Grande do Sul permanece como o estado que, proporcionalmente, mais vacinou sua população com a primeira dose: 18,13% de seus habitantes.

abril de 2021, Antes do fim, torna-se o mês mais letal da pandemia no Brasil

 Faltando 6 dias para acabar, abril de 2021 se tornou hoje (24) o mês mais letal da pandemia no Brasil: nos 24 dias decorridos, foram registrados 67.723 óbitos por covid-19 no país. Com os novos dados compilados pelo Consórcio de Imprensa, o Brasil soma quase 390 mil óbitos por covid-19 —desse total, 17% foram registrados neste mês.

Até agora, o mês passado tinha registrado o maior número de vítimas, com 66.868 mortes em decorrência do novo coronavírus em 31 dias. Antes disso, o recorde era de julho de 2020, com 32.912 mortes.

Na manhã desta sexta-feira, 23/04/21, faleceu Liduína Ponte. Era farmacêutica e de magistério. Trabalhou no Laboratório de Análises Clínicas da Santa Casa e na UVA.

 LIDU COMO A CHAMAVAM.

juíza eleitoral da 30ª Zona Eleitoral de Acaraú Ana Celina Monte Studart Gurgel Carneiro, cassou na manhã desta sexta-feira (23) os mandatos da prefeita eleita de Acaraú Ana Flávia Ribeiro Monteiro (PSB), do vice-prefeito Francisco Bispo Parnaíba (Mano da Melancia) e tornou os dois inelegíveis por oito anos, além de condenar o deputado Robério Monteiro (PDT) inelegível por oito anos. A juíza determinou ainda a aplicação de multa o valor de 27 mil UFIRs a prefeita e o vice.

Os réus foram denunciados por abuso de poder econômico nas eleições de 2020, na denúncia apresentada pela coligação do candidato a prefeito derrotado, Amadeu Ferreira Gomes Neto. 

Deputado Robério Monteiro aparece em áudios, mantendo contato com eleitores e fazendo promessas de emprego, em um áudio o deputado diz que se necessário paga adiantado, “se quiser trabalhar com a gente eu pago adiantado”, disse o deputado em uma parte do áudio.

"Tem isso não, eu pago é o resto do mês todim adiantado dae e dar uma oportunidade de um emprego de alguma coisa né, quem tem que pensar é lá na frente, não tem que pensar agora, os meninos ai nem para emprego não tem condições de dar emprego que quem já tá segurado os empregos é quem tá trabalhando", diz em outro trecho do áudio. As mídias passaram por perícia técnica que comprovam a autenticidade dos áudios.

Em sua defesa Robério Monteiro contestou a licitude da gravação, e alegou que a conversa tratava de serviço de ativista. A prefeita Ana Flávia Monteiro, esposa de Robério Monteiro, e o vice-prefeito Mano da Melancia alegaram que não tem conhecimento nem responsabilidade aos atos mencionados.

Em sua sentença de condenação a juíza reconhece que houve abuso de poder econômico nas eleições de 2020 no município de Acaraú, “houve o oferecimento de pagamento, o oferecimento de emprego futuro na administração pública e a comprovação da entrega do emprego público, conforme se apurou na instrução processual, já na gestão dos investigados que lograram êxito no pleito. Sendo assim, não há alternativa senão a aplicação das sanções cabíveis, com a procedência da presente AIJE”, disse a juíza na sentença. Ao final a juíza condena o deputado federal Robério Monteiro a ficar inelegível por oito anos por ter sido o responsável pela prática do abuso do poder econômico. Os réus podem recorrer da decisão.

A prefeita Ana Flávia Monteiro, o Vice Mano da Melancia e o deputado Robério Monteiro não se manifestaram sobre a decisão que ainda cabe recurso.

Leia a Sentença (AQUI)

Levy Fidelix falecimento ex-candidato a presidente

Morreu na noite dessa sexta-feira em São Paulo o presidente nacional do PRTB, Levy Fidelix, aos 69 anos. Ele estava internado desde março num hospital particular. A notícia da morte foi confirmada na conta de Levy Fidelix no Twitter. A causa da morte não foi confirmada pela família. Conhecido por defender o projeto ‘aerotrem’ como principal meio transporte público, Levy Fidelix concorreu a diversos cargos em mais de 10 eleições, mas nunca se elegeu.

A informação foi confirmada pela diretoria do PRTB, que publicou um comunicado nas redes sociais do político. A causa da morte não foi divulgada oficialmente.

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na quinta-feira (22), em reunião pública extraordinária, o reajuste tarifário de 2021 da Enel Distribuição Ceará.

 ABRIL 23, 2021  

As novas tarifas entram em vigor a partir de hoje para 3,8 milhões de unidades consumidoras cearenses.

Em fevereiro deste ano, o Senado aprovou a Medida Provisória (MP) 998/2020, chamada de MP do Setor Elétrico. O texto destina recursos à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para redução da tarifa de energia elétrica aos consumidores até 31 de dezembro de 2025. Ela havia saído da Câmara em meados de dezembro, às vésperas o início do recesso parlamentar, com alterações e agora aguarda sanção presidencial.


Confira os novos índices

Baixa tensão

Consumidores residenciais, rurais e comerciais de pequeno porte e outros: 8,54%
​Consumidores residenciais: 7,55%
Consumidores rurais: 15,63%
Iluminação pública: 7,75%

Alta tensão

Consumidor industrial e comercial de grande porte, como indústrias e comércio: 10,21%

Efeito médio ao consumidor
Média de todos os consumidores: 8,95%

Dois irmãos suspeitos de um homicídio foram capturados.Uma teia criminosa que envolve um relacionamento amoroso, o tráfico de drogas e um homicídio foram o ponto de partida de uma investigação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) que resultou na deflagração de uma operação ocorrida, nessa quinta-feira (22), simultaneamente, em solo cearense e no estado do Rio de Janeiro.

As prisões são decorrentes de uma investigação sobre o homicídio que vitimou um homem de 22 anos, que já respondia por tráfico de drogas, homicídio e extorsão. O crime ocorreu em outubro do ano passado, no distrito de Taperuaba, em Sobral, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. Os principais suspeitos da execução são os irmãos Mateus Lima Bastos (24) e Maria Alyne Lima Bastos (20), respectivamente, cunhado e companheira da vítima.

Maria Alyne Lima Bastos, que não possuía antecedentes criminais, foi capturada no bairro Bonsucesso, zona norte do Rio de Janeiro. Ela foi presa por agentes da 21ª Delegacia da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ). No mesmo momento, mas distante 2.842 quilômetros, policiais civis do Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) da Delegacia Regional de Sobral prendiam Mateus Lima, que já responde por lesão corporal e tentativa de homicídio. Ele foi capturado no mesmo distrito onde a vítima foi executada. No momento das prisões, nenhum dos irmãos reagiu à ofensiva policial. Contra eles pesavam mandados de prisão preventiva em aberto.

As investigações indicam que a vítima foi executada durante uma emboscada combinada pelos irmãos. Isso porque o crime, cujas apurações policiais encontraram indícios de premeditação, foi concretizado após Aline deixar a filha do casal na casa dos avós e levar a vítima para o banheiro da casa onde viviam. O companheiro de Aline necessitava de ajuda da mulher, já que se recuperava de sequelas deixadas após se envolver em um acidente de trânsito que resultou em fraturas nas pernas, o que impossibilitava sua locomoção. Com a vítima no banheiro, a mulher deixou a porta da casa aberta e se trancou em um dos quartos. Com o caminho livre, os suspeitos, um deles sendo Mateus, entraram na casa e assassinaram o homem, conforme detalhe da investigação da Polícia Civil do Ceará.
Envolvimento com o tráfico de drogas

Tanto a vítima quanto os suspeitos já eram investigados pela PCCE por envolvimento com o tráfico de drogas em Sobral. Alyne e a vítima eram suspeitos de controlar o comércio de entorpecentes no bairro Junco e adjacências. A vítima, além do tráfico de drogas, já era investigada pela prática de pelo menos sete homicídios ocorridos no ano passado.

Áudios de uma confissão da suspeita, em um aplicativo de mensagens instantâneas, chegaram às mãos dos policiais civis. A mulher alegava que o companheiro teria sido morto por ameaçá-la de morte. Porém, diante da atividade criminosa desenvolvida pelo casal, a Polícia Civil apura se a motivação não estaria relacionada à disputa pela hegemonia no comando do tráfico de drogas na região.

Mateus foi ouvido e encaminhado para o sistema penitenciário do Estado. Já Alyne aguarda as tratativas realizadas pelas Polícias Civis do Ceará e do Rio de Janeiro para que possa ser realizado seu recambiamento para Sobral, onde ela deverá responder pelo crime. A PCCE segue investigando o caso a fim de localizar outros partícipes da ação criminosa.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (88) 3102-1285/1286, da Delegacia Regional de Sobral. O sigilo e o anonimato são garantido.

Tadeu Aguiar Boto, comunicamos falecimento

Tadeu é filho do Leopoldo Boto e irmão do Expedito Boto do Feirão da Economia. Tadeu também teve um mercantil na esquina das ruas Diogo Gomes com Deolindo Barreto.

ACABOU DE FALECER NOSSO PRIMO TADEU BÔTO, VÍTIMA DE COVID.