Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

GOVERNO DO CERÁ PEDE SOCRRO

"Nós estamos mostrando unidade, união, em defesa do nosso querido Estado do Ceará", disse o governador ao final do encontro.
O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), promoveu nesta terça-feira (30) encontro com o presidente da República, Michel Temer, e o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), no Palácio do Planalto.

De acordo com o senador, a audiência teve como objetivo principal a união de esforços entre os poderes e instituições para a execução de ações de combate a violência no Ceará. Também participaram da conversa o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Gladyson Pontes, e o presidente da Assembleia do Ceará, Zezinho Albuquerque (PDT).

“Neste momento, o nosso esforço é para unir forças e proteger o cidadão cearense”, disse Eunício ao sair da reunião. Ainda de acordo com o emedebista, a audiência foi positiva já que o presidente Temer concordou com a iniciativa de somar esforços para atender as demandas apresentadas por Camilo.

Fala, governador

“Discutimos a situação do Ceará, os fatos ocorridos recentemente. Solicitamos apoio ao presidente [Temer] em relação a ações urgentes para o Estado e medidas a médio e longo prazo. O presidente foi muito solícito, já autorizou de imediato que uma força-tarefa, com um grupo especializado da Polícia Federal, vá ao Ceará, para exatamente trabalhar a questão da inteligência. E ficou de avaliar todos os outros pontos solicitados na audiência e, o mais rápido possível, dar uma posição para nós “, disse o governador ao final do encontro.

Camilo, além de agradecer o empenho de Eunício Oliveira para agilizar o encontro com o presidente Temer, ressaltou a importância da presença de Zezinho e Gladyson Pontes. “Nós estamos mostrando unidade, união, em defesa do nosso querido Estado do Ceará”.

Veja o vídeo de Camilo gravado após a reunião

GUARDA MUNICIPAL É VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO

O sinistro foi registrado na tarde desta terça-feira (30), por volta das 14h, na Rua Ministro César Cals, em frente a sede do IBAMA.

Segundo informações de testemunhas, um veículo em alta velocidade atropelou um Guarda Municipal, que sofreu uma forte lesão na perna. O veículo causador do acidente fugiu e não prestou socorro.

Uma equipe do SAMU prestou os primeiros socorros e conduziu a vítima para o hospital Santa Casa.

MASSAPÊ -CRIME - MULHER É ASSASSINADA A FACADAS NA CIDADE

Homicídio a faca a tarde desta terça-feira (30/01/2018), em uma escola na cidade de Massapê.
 a vítima identificada por "Beta", foi assassinada por uma "amiga", logo após uma discussão banal.ainda foi socorrida para o hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.


Vítima: Beta                            Acusada: Genice
A acusada, identificada por "Genice",  foi presa em flagrante.




VAQUEJADA NO CEARÁ

LEI SANCIONADA PELO GOVERNO GARANTE A PRÁTICA 

Ainda tida como controversa por alguns setores da sociedade, a prática da vaquejada no Estado do Ceará foi regulamentada a partir de lei aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Camilo Santana em setembro do ano passado.
A aprovação da lei nº 16.321, de autoria do deputado Danniel Oliveira (MDB) e do Poder Executivo, pôs fim à polêmica envolvendo o esporte desde a lei nº 15.299/13, do ex-deputado Wellington Landim, que regulamentava a vaquejada como prática cultural e esportiva no Ceará, sancionada ainda em 2013 pelo governador em exercício, Domingos Filho. Em outubro de 2016, o texto fora considerado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com o presidente da Associação Cearense de Vaquejada (Acevaq), Allison Câmara, no ano passado, no entanto, o Congresso Nacional, em Brasília, promulgou uma emenda à Constituição liberando a prática dos esportes equestres no país, incluindo nesse rol a vaquejada e os rodeios, o que viabilizou a aprovação da matéria encaminhada à Assembleia Legislativa pelo Executivo cearense e assinada pelo deputado Danniel Oliveira, regulamentando a prática da vaquejada no Estado.
Conforme a rmenda aprovada no Congresso Nacional, não se consideram cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais, conforme determina o parágrafo 1º do artigo 215 da Constituição Federal, registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro. Para isso, devem ser obedecidos critérios que assegurem o bem estar dos animais envolvidos no esporte.
Audiência pública realizada na AL, no ano 2016, para discutir a legalidade da vaquejada

REFORMA DA PREVIDÊNCIA FAZ DISPARAR APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

Em meio às discussões sobre a reforma da Previdência, disparou o número de pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição. Esses pedidos cresceram 5,5% no ano passado, enquanto as aposentadorias por idade, que exigem no mínimo 65 anos para homens e 60 anos para mulheres, subiram 3,7%. Em 2014, o ritmo de crescimento das duas categorias era praticamente igual.
Para se aposentar por tempo de contribuição no Brasil não é necessário cumprir uma idade mínima, algo raro em todo o mundo. Acabar com esse tipo de aposentadoria é um dos pilares da reforma da Previdência que está em tramitação no Congresso, embora a votação esteja passando por sucessivos adiamentos.

Gasolina Preço da nas bombas volta a subir T

O preço médio da gasolina para o consumidor final subiu pela 13ª semana seguida, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (29) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O valor médio por litro passou de R$ 4,183 para R$ 4,198, uma elevação de 0,35%. Na mesma semana, a Petrobras baixou o preço do combustível nas refinarias em 0,52%, seguindo sua política de preços de reajustes quase diários com o objetivo de acompanhar as cotações internacionais. O repasse ou não para o consumidor final depende dos postos.

Essa política foi adotada pela Petrobras em julho de 2017, mesmo mês em que o governo elevou os impostos sobre os combustíveis. Desde então, o preço médio da gasolina para o consumidor final calculado pela ANP já acumula alta de 19,6%.

Fonte: G1

DPVAT -

MPF considera ilegal cobrança antecipada do DPVAT

Para o órgão, o prazo apontado pela seguradora é ilegal tendo em vista que desobedece a súmula 257 do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) considerou ilegal a antecipação do prazo de pagamento do Seguro DPVAT. O órgão emitiu uma recomendação para que a Seguradora Líder torne sem efeito a obrigatoriedade do pagamento da taxa até a data de 31 de janeiro de 2018.

O prazo apontado pela seguradora, para o MPF, é ilegal tendo em vista que desobedece a súmula 257 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que aponta que a falta de pagamento do prêmio do seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores de vias terrestres (DPVAT) não é motivo para a recusa do pagamento da indenização.

A recomendação é de autoria do procurador Oscar Costa Filho. Ele aponta que a seguradora é obrigada a fazer os pagamentos das indenizações previstas em lei independente do condutor er pago o DPVAT. Segundo o procurador, o pagamento do seguro obrigatório está vinculado ao licencimaento do veículo. "Se não houver o licenciamento e, nesse momento o pagamento do DPVAT, o condutor passa a trafegar irregularmente", explica. 

Entenda o caso

A Seguradora Líder, administradora do DPVAT, explica que a quitação do seguro segue o calendário de pagamento da cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de cada Estado, sendo, portanto, o dia 31 de janeiro, o vencimento do seguro de todas as placas registradas no Ceará. A determinação, conforme a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), está de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP 332/2015). A Líder esclarece que apenas para os veículos isentos do IPVA o vencimento do prêmio ocorrerá juntamente com o emplacamento ou o licenciamento anual. 

Fiscalização

Em nota, o Detran/CE destaca que a definição de valores, prazos e forma de pagamento, assim como a cobertura do seguro e os reajustes são de responsabilidade da administradora do DPVAT. Afirma, no entanto, que manterá a exigência de pagamento do seguro obrigatório apenas no ato do licenciamento, ou seja, seguindo seu próprio calendário, de acordo com o final da placa de cada veículo. O órgão estadual lembra que o seguro DPVAT é obrigatório por lei (6.194/74) e necessário para que o veículo seja licenciado.

Fonte: Diário do Nordeste
A seguradora Líder diz que segue o calendário de pagamento da cota única do IPVA que, no Ceará, é em janeiro.

Proprietários de veículos automotores do Ceará têm até amanhã para quitar o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) referente a 2018, sob pena de estarem descobertos em caso de acidentes com mortes, invalidez permanente ou despesas médicas. A informação, divulgada na semana passada pelo Diário do Nordeste, gerou polêmica por ir contra o entendimento do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran/CE), de que somente no prazo de licenciamento do veículo deve acontecer o pagamento, prática já conhecida pelos motoristas.

A Seguradora Líder, administradora do DPVAT, explica que a quitação do seguro segue o calendário de pagamento da cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de cada Estado, sendo, portanto, o dia 31 de janeiro, o vencimento do seguro de todas as placas registradas no Ceará. A determinação, conforme a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), está de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP 332/2015). A Líder esclarece que apenas para os veículos isentos do IPVA o vencimento do prêmio ocorrerá juntamente com o emplacamento ou o licenciamento anual. A informação pegou diversos motoristas de surpresa, enquanto outros seguem desconhecendo a determinação. É o caso da auxiliar administrativa Michella Melo, 43, que sempre pagou o seguro obrigatório em Abril, junto ao calendário estipulado pelo Detran/CE, tendo como referência a placa de seu veículo. "Não estava sabendo disso e continuarei pagando nesse período", diz.

Seguindo a mesma regra, o estudante Idaías Silva, 35, quitou o DPVAT em setembro do ano passado e questiona o novo pagamento em menos de 12 meses. "A apólice é de um ano; então, como ficarei descoberto se não pagar em janeiro?", questiona. Quanto a isso, a seguradora Líder afirma que a cobertura do seguro é válida para o exercício do ano vigente, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de cada ano, e não a contar a partir da data de pagamento.

Outra mudança para 2018 se refere ao pagamento apenas à vista, pois com a redução de 35% no valor do seguro, o patamar mínimo de R$ 70,00 por parcela, conforme determina o CNSP, não será atingido para nenhuma categoria de veículo.

Em nota, o Detran/CE destaca que a definição de valores, prazos e forma de pagamento, assim como a cobertura do seguro e os reajustes são de responsabilidade da administradora do DPVAT. Afirma, no entanto, que manterá a exigência de pagamento do seguro obrigatório apenas no ato do licenciamento, ou seja, seguindo seu próprio calendário, de acordo com o final da placa de cada veículo. O órgão estadual lembra que o seguro DPVAT é obrigatório por lei (6.194/74) e necessário para que o veículo seja licenciado.

Seguradora Líder

Donos de veículos automotores do Ceará devem quitar o seguro DPVAT obrigatório referente ao ano de 2018 até 31 de janeiro. Não havendo o pagamento, o proprietário estará descoberto em caso de acidentes com mortes, invalidez permanente ou despesas médicas. A determinação segue resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP 332/2015)

Detran-CE
O órgão estadual de trânsito afirma que manterá a obrigatoriedade do pagamento do seguro, a título de fiscalização, apenas na data do licenciamento, seguindo seu calendário próprio, de acordo com o final da placa de cada veículo


Para obter o boleto, o proprietário do veículo pode acessar o site do Detran/CE e gerá-lo na opção 'Emissão de Taxas', localizado na aba de serviços. O pagamento pode ser feito nos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú ou Santander.

Fonte: Diário do Nordeste

SINDICATO DOS TAXISTAS DE SOBRAL - AVISO DO TAXÍMETRO

O Sindicato dos taxistas de Sobral na pessoa do seu  vice-presidente Flávio Ribeiro e diretor Ivanildo Gurgel avisa aos taxistas que se dirijam ao 3º andar da Prefeitura Municipal de Sobral para solicitar autorização a fim fazer a instalação do taximetro  a tratar com o coordenador de Serviços Público do Município de Sobral, Sr. Dr. Saulo, que encaminhando ao INMETRO farão o pagamento da taxa de  de 36.00 para  se dirigir a oficina da Auto-Norte para a instalação do aparelho taxímetro.

Somente um agente fazia segurança da cadeia de Itapajé no momento da chacina

Segundo informações do delegado da cidade, a unidade contava com cerca de 90 presos e membros de facções são isolados em celas diferentes. 

A Cadeia Pública de Itapajé, no interior do Ceará, contava com apenas um agente penitenciário no momento da rebelião que culminou com a morte de 10 presos dentro da unidade prisional. 
Conforme o delegado da cidade, André Firmino, membros de facções eram separados em celas, sendo duas para o Comando Vermelho (CV), duas para o Primeiro Comando da Capital (PCC). Porém, durante o banho de sol que costuma iniciar às 8h, os detentos entraram em conflito. 

“É o momento mais delicado o banho de sol deles, porque ficam todos juntos no pátio e é difícil segurar”, comenta Firmino. 

De acordo com os primeiros detentos ouvidos pela polícia, a chacina desta segunda-feira (29) não tem relação com as mortes em Fortaleza e Região Metropolitana. “Eles disseram que não têm ligação, inclusive disseram que não havia nenhum ‘salve’ dos líderes deles, não havia determinação neste sentido”, explica. 

Nove das 10 vítimas já foram identificadas. São elas: Alex Alan de Sousa Silva, Francisco Mateus da Costa Mendes, Francisco Davi de Sousa Mesquita, Caio Mendes Mesquita, Manuel Silva Viana, Francisco Elder Mendes Miranda, Willian Aguiar da Silva, Carlos Bruno Lopes e Francisco Elenilson Sousa Braga. Superlotação 

A cadeia da cidade conta com cerca de 90 presos e passou por uma vistoria há cerca de um mês. Na ocasião, foram encontrados celulares e facas. Já neste ano, um tentativa de rebelião foi registrada, porém sem feridos. André Firmino acredita que as armas de fogo usadas para a chacina na unidade prisional entraram recentemente. 

O delegado afirma ainda que a ação da polícia para tentar conter a matança foi crucial para que o número de mortos não fosse maior. Ele reforça que os envolvidos serão transferidos para Fortaleza no intuito de evitar um “novo banho de sangue”. 

Fonte: Diário do Nordeste