Pesquisar este blog
terça-feira, 30 de outubro de 2018
Alanira Coimbra de Sousa - falecimento em Sobral - CE
PREFEITO E VICE DE TIANGUÁ TEM OS DIPLOMAS CASSADOS PELO TRE-CE
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, presidida pela desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, na sessão desta terça-feira, 30/11, cassou, por unanimidade, os diplomas do prefeito e do vice-prefeito de Tianguá, nos Recursos Contra Expedição de Diploma nºs 0600518-37.2018.6.06.0000 e 0600525-29.2018.6.06.0000, ambos da relatoria do juiz Alcides Saldanha Lima.
A Corte determinou a execução do Acórdão após confirmação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos termos do voto do relator. Até então eles permanecem no cargo.
José Jaydson Saraiva de Aguiar e Mardes Ramos de Oliveira foram eleitos prefeito e vice, respectivamente, no último dia 3 de junho, na eleição suplementar ocorrida no município, após o o indeferimento do registro de candidatura do prefeito nas Eleições de 2016, do prefeito Luiz Menezes de Lima e do vice Aroldo Cardoso Portela.
Um dia após o deferimento do registro de candidatura, pelo juízo da 81ª Zona Eleitoral, de José Jaydson Saraiva Aguiar, em 22/5, para as eleições suplementares, o TRE-CE julgou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral que já tramitava na Corte, mantendo pena de inelegibilidade por 8 anos ao candidato José Jaydson, por abuso de poder econômico/político quando disputava as Eleições 2016 (não eleito).
No dia 11/6, o Tribunal decidiu por unanimidade, que, no momento do pedido de registro da chapa, não havia situação de inelegibilidade, e, portanto, manteve válida a candidatura.
No entanto, nesta terça-feira, 30/11, enfrentando os Recursos Contra Expedição de Diploma, a Corte decidiu pela cassação dos diplomas dos eleitos.
Rádio Tupinambá FM Sobral para todo o País
Esta segunda-feira, 29 de outubro de 2018, será um dia histórico para a emissora de rádio do imortal padre Palhano, a Rádio Tupinambá – 1120Khz, vai migrar para a faixa de Frequência Modulada. Com o novo Decreto a emissora passará para frequência 100.3Mhz, que estará em teste nesta semana.
A Tupinambá FM será uma emissora com 6 quilos na antena e você irá sintonizar pelo celular no aplicativo e no Rádio na frequência FM 100.3.
Foi publicado na sexta-feira, 26, no Diário Oficial da União, o Decreto 9.270, que concede mais 180 dias para que rádios AM solicitem a migração para frequências FM. O texto foi assinado por Rodrigo Maia, o presidente da República em exercício.
Pelas contas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MTIC) há no país ainda 449 rádios AM que não pediram a migração em oportunidades passadas. O decreto prevê que as rádios AM “de caráter local, regional e nacional” poderão solicitar a adaptação da outorga para executar o serviço na faixa FM.
Pelas contas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MTIC) há no país ainda 449 rádios AM que não pediram a migração em oportunidades passadas. O decreto prevê que as rádios AM “de caráter local, regional e nacional” poderão solicitar a adaptação da outorga para executar o serviço na faixa FM.
SOBRAL É NOTÍCIA NAS ÚLTIMAS HORAS
Nos corredores da Secretaria de Saúde do município de Sobral corre uma informação que o atual secretário Gerardo Cristino Filho, estaria pronto para deixar a pasta rumo a Capital Cearense, onde deverá assumir cargo semelhante no Governo Camilo Santana.
O atual secretário de saúde municipal Gerardo Cristino Filho, que estaria deixando a pasta para assumir secretaria no futuro Governo Camilo Santana, mesmo que pessoas ligadas ao Palácio Estadual assegurem que o deputado derrotado nas urnas Odorico Monteiro seja o futuro secretário de Saúde do Estado.
A vaga caso se confirme, será ocupada pela ex-candidata a deputada estadual Lia Gomes. Dr. Gerardo já teria entregue o cargo? De olho no nepotismo!
A vaga caso se confirme, será ocupada pela ex-candidata a deputada estadual Lia Gomes. Dr. Gerardo já teria entregue o cargo? De olho no nepotismo!
A saída do secretário de saúde, seria motivado por baixa no investimento nesta área. O corte em alguns serviços essenciais estaria obrigando Gerardo Cristino a pedir exoneração.
Becco do Cotovelo recebe Coronel Gilvandro Oliveira

Quem esteve nesta segunda-feira, em Sobral, foi o filho ilustre da Terra de Dom José, Coronel PM Gilvandro Oliveira. Aproveitou para rever amigos no Becco do Cotovelo.
Quando comandante do Batalhão da Paz (3º BMP), fez um trabalho de combate ao crime que nos tempos atuais é sempre lembrado pelo povo pacato desta cidade, que sempre solicita a volta do comandante.
Na foto - Coronel Gilvandro ladeado pelos profissionais da imprensa; Itamar Gomes, Expedito Vasconcelos e Dr. Chico prado.
Cadastro Único - DESTAQUE CIDADE - Mais de 1,7 milhão de beneficiários do BPC têm até o fim do ano para fazer a inscrição
Mais de 1 milhão e 700 mil pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o BPC – também conhecido como benefício LOAS - ainda não fizeram a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O registro é obrigatório e o prazo termina no dia 31 de dezembro. Entre as vantagens de fazer parte do Cadastro Único está a possibilidade de participar dos vários programas sociais do governo.
O BPC tem o valor de um salário mínimo e é pago mensalmente a idosos e pessoas com deficiência que possuem renda familiar de até 238 reais por pessoa. Para se inscrever, os beneficiários do BPC devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social, os Cras, ou a secretaria de assistência social do município, portando CPF, RG e comprovante de residência. O registro também pode ser feito pelo responsável familiar, contanto que leve os documentos de todas as pessoas que moram com o beneficiário.
Até o momento, mais de 2 milhões 800 mil pessoas já registraram as informações na ferramenta do governo brasileiro. O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, destaca a importância do registro não só para continuar recebendo o BPC, mas para acessar outros benefícios.organização escolhida receberá recursos de até 1 milhão e 850 mil reais do governo federal por meio de uma parceria estabelecida entre o MDS e o Ministério dos Direitos Humanos.
COM MDS
POLÍTICA Bolsonaro quer doar resto de campanha para hospital em Juiz de Fora, mas legislação impede
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) disse hoje (30), nas redes sociais, que pretende doar parte do que sobrou da sua campanha eleitoral para o hospital de Juiz de Fora, em Minas Gerais. No local, ele foi submetido à primeira cirurgia, logo após ao ataque em 6 de setembro, quando levou uma facada no abdômen. “[O hospital] onde eu nasci de novo”, disse.
Segundo Bolsonaro, a campanha custou aproximadamente R$ 1,5 milhão, mas arrecadou mais que isso. “Nossa campanha custou cerca de R$ 1,5 milhão, menos que a metade do que foi arrecadado com doações individuais. Pretendo doar o restante para a Santa Casa de Juiz de Fora, onde nasci novamente. Acredito que aqueles que em mim confiaram, estarão de acordo. “
Proibição
Porém, a doação esbarra no veto da legislação eleitoral. Pelas normas eleitorais, as sobras de campanha à Presidência da República devem ser repassadas ao diretório nacional do partido do candidato, que ficará então responsável pela utilização, contabilização e prestação de contas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No caso, as sobras de campanha devem ser remetidas para o PSL, segundo a lei.
União
Também nas redes sociais, Bolsonaro voltou a apelar por união no país. “Somente com a união, num Brasil propositalmente estimulado para ser dividido, resgataremos nosso país.”
AGÊNCIA BRASIL
ELEIÇÕES 2018 - CRIMES ELEITORAIS EM FORTALEZA NO CEARÁ
Bandidos matam morador da Babilônia que declarou ter votado em Bolsonaro
Família destruída! A vítima foi executada algemada e depois decapitada! Aguardando os defensores da tolerância, dos direitos "dos manos" os "resistência", segurarem as mãos dessas crianças que perderam o pai! Bora! Comecem a se indignar! Criem hastag! Vão lá protestar na favela! Aproveitem e levem livros para estes malditos!
Vcs são ridículos!!!!!!!
Polícia já identificou os envolvidos no crime. Um já está preso e confessou a trama.
Bandidos invasores de apartamentos do Condomínio Residencial Novo Barroso, conhecido como Babilônia, localizado no bairro Passaré, na zona Sul de Fortaleza, mataram a tiros e decapitaram um morador daquela comunidade que declarou ter votado no candidato à Presidente Jair Bolsonaro (PSL). O fato foi descoberto pela Polícia Militar na manhã desta terça-feira (30). Um dos acusados já está preso e confessou o crime quando entrava no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro de Fátima.
O suspeito de participação no assassinato foi identificado como Tiago da Silva Monteiro, 22 anos. Ele foi capturado por uma patrulha da Força Tática da PM que foi chamada para atender à ocorrência. O suspeito confessou aos policiais militares que o prenderam na manhã de hoje que o motivo do crime foi a vítima ter votado em Bolsonaro.
O eleitor teria sido sequestrado de sua residência e assassinado a tiros, na noite desta segunda-feira (29). Em seguida, teve a cabeça arrancada a golpes de facção. O corpo foi deixado em um matagal nas proximidades da Babilônia. Na manhã de hoje, a esposa do homem morto reconheceu um dos envolvidos e a Polícia prendeu Tiago Monteiro.
Chamou a atenção das autoridades, a frieza do suspeito ao falar sobre o crime. Segundo ele, o morador, que era casado e pai de três crianças, foi morto “na bala, porque votou no Bolsonaro”.
A Polícia faz diligências na tentativa de localizar os demais envolvidos no crime e já identificou um deles. Trata-se de Márcio da Silva Lima, natural de Quixadá, e que já tem uma extensa ficha criminal.
Outro caso que o DHPP também investiga supostamente, teria como motivo as eleições para presidente de um jovem de 23 anos de idade, identificado por Charlione Lessa de Albuquerque, foi morto a tiros quando participava de uma carreata em favor do candidato petista Fernando Haddad. O crime ocorreu na noite do último sábado (27), na cidade de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Tiros foram disparados por um homem que ocupava um veículo Gol, branco.
Veja no vídeo a confissão do suspeito preso:
Eleições 2020 - Valdery Arcanjo poderá disputar prefeitura de Sobral

Grande articulador do então candidato, e agora presidente eleito, Jair Bolsonaro, em Sobral, o empresário Valdery Arcanjo confidenciou nesta segunda-feira (29) ao Blog Sobral em Revista que já está pré-candidato a prefeito em 2020.
“Vou conversar com o deputado federal Moses Rodrigues, candidato natural da oposição sobralense, mas vou me posicionar como pré-candidato caso ele sinalize o desejo de não estar na disputa contra o prefeito Ivo Gomes”, disse Valdery.
SOBRAL É NOTÍCIA - DESTAQUE 2 em cada 10 brasileiros que poupam fazem reserva para aposentadoria, aponta CNDL/SPC Brasil
Apesar da preocupação com a aposentadoria avançar entre os brasileiros que têm o hábito de guardar dinheiro, ainda é baixo o percentual dos que poupam de olho no futuro. Dados do Indicador de Reserva Financeira da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que, no último mês de agosto, dois em cada dez (19%) brasileiros que pouparam alguma quantia separaram parte da renda pensando no momento de se aposentar. Embora pequeno, o número cresceu na comparação com janeiro deste ano (9%). Outros 45% destinam as reservas para possíveis imprevistos, enquanto 28% fizeram reserva para garantir um futuro melhor da família e 25% para o caso de ficarem desempregados. De acordo com o levantamento, o valor médio poupado foi de R$ 354.
O indicador também aponta que entre as principais formas de reserva financeira, a previdência privada foi mencionada por 10% dos entrevistados, à frente de outros investimentos menos tradicionais, como Tesouro Direto (7%), CBD (5%), LCI (3%) e bolsa de valores (2%). No entanto, a velha caderneta de poupança ainda lidera o destino das reservas com folga (59%). Já 18% afirmam deixar o dinheiro em casa e outros 18% na conta corrente, enquanto 10% aplicam em fundos de investimento.
Quando questionados sobre o quanto conhecem as modalidades de investimentos, em primeiro lugar aparece velha caderneta de poupança, citada por 89% das pessoas ouvidas, e em segundo, os títulos de capitalização (53%). A previdência privada também surge com destaque, citada por 50,7%. Para os que mantêm o dinheiro em casa, na conta corrente ou mesmo na poupança, 28% alegam desconhecer outras opções de investimentos. Além desses, 23% acreditam não ter dinheiro suficiente para investir em outras modalidades e 18% preferem ter o dinheiro disponível em um lugar fácil de retirar.
“Com a crise fiscal dos últimos anos, a questão previdenciária ocupou lugar de destaque no debate político e econômico. Os números do levantamento revelam que a preocupação com a aposentadoria começa a entrar no radar do poupador brasileiro, mas a principal motivação para a formação de reserva ainda são os imprevistos”, afirma a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Apenas 16% dos poupadores conseguiram guardar dinheiro em agosto; 40% tiveram de sacar parte de seus recursos
Em meio a um cenário de dificuldades, o consumidor brasileiro continua sem conseguir poupar. Em agosto, apenas 16% dos entrevistados fizeram algum tipo de reserva financeira. Nas classes C e D, esse percentual cai para 11% e nas classes A e B sobe para 37%. As principais justificativas de quem não guardou dinheiro foram renda insuficiente (45%), imprevistos (15%), o fato de estarem sem trabalho no momento (15%) e descontrole com relação aos gastos (12%).
A conjuntura econômica, com alto índice de desemprego e queda do poder de compra, segue prejudicando o orçamento familiar. De acordo com o levantamento, quatro em cada dez pessoas (40%) que possuem reserva financeira tiveram de sacar ao menos parte desses recursos em setembro. Desse universo, 16% disseram destinar para uma situação inesperada e 9% para pagar dívidas. Outros 9% usaram para realizar uma compra e 7% para complementar renda.
Na avaliação do educador financeiro do portal ‘Meu Bolso Feliz’, José Vignoli, é importante criar o hábito de poupar, principalmente entre os que admitem falta de disciplina no controle dos gastos. “É claro que a crise impactou a renda da população, sobretudo as classes C e D. Mas muita gente não tem o costume de guardar, mesmo aqueles com renda mais alta. É importante adotar hábitos frequentes de poupar, além de destinar suas reservas para finalidades distintas. Uma para imprevistos, outra para realizar um sonho de consumo e uma terceira para a aposentadoria”, explica Vignoli.
SOBRAL É NOTÍCIA - DESTAQUE FIXAS,ECONOMIA Desemprego cai para 11,9% e tem a menor taxa do ano
taxa de desemprego ficou em 11,9% no terceiro trimestre deste ano. O índice, medido pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é inferior aos 12,4% registrados no segundo trimestre deste ano e no terceiro trimestre do ano passado.
A população desocupada ficou em 12,5 milhões, ou seja, 3,7% a menos do que no segundo trimestre deste ano e 3,6% a menos do que no terceiro trimestre de 2017.
Já a população ocupada somou 92,6 milhões de pessoas, um aumento de 1,5% tanto em relação ao segundo trimestre deste ano quanto em relação ao terceiro trimestre de 2017.
A Pnad-C também avaliou neste trimestre a taxa de subutilização da força de trabalho, que é o percentual de pessoas desocupadas, que trabalham por menos horas do que poderiam ou que estão na força de trabalho potencial.
Comparação numérica
A taxa ficou em 24,4% no terceiro trimestre deste ano, abaixo do 24,6% do trimestre anterior e relativamente estável em relação ao 23,9% do terceiro trimestre do ano passado.
A população subutilizada somou 27,3 milhões de pessoas, estável em relação ao trimestre anterior, mas 2,1% superior ao terceiro trimestre de 2017.
O número de pessoas desalentadas (aquelas que não procuram emprego porque acham que não vão conseguir) ficou em 4,8 milhões, estável em relação ao trimestre anterior e 12,6% acima do mesmo trimestre de 2017 (4,2 milhões).
Já a taxa de desalentados entre o total da força de trabalho foi de 4,3%, relativamente estável em relação ao segundo trimestre deste ano (4,4%) e acima dos 3,9% do terceiro trimestre do ano passado.
O rendimento médio real habitual dos trabalhadores no terceiro trimestre ficou em R$ 2.222, estável em ambas as comparações. Também manteve estabilidade a massa de rendimento real habitual (R$ 200,7 bilhões).
ELEÇÕES 2018
PT MAIS PERDEU EM 2018 DO QUE ELEITORES DESDE 2014
O Rio de Janeiro foi o estado onde o PT, derrotado nas eleições presidenciais de domingo (28), mais perdeu eleitores em relação ao segundo turno de 2014, quando Dilma Rousseff foi reeleita.
Há quatro anos, 4,4 milhões de eleitores fluminenses optaram pela candidata petista, que venceu Aécio Neves (PSDB) com 54,94% dos votos válidos no estado.
No domingo, entretanto, Jair Bolsonaro (PSL) conquistou no Rio larga vantagem sobre Fernando Haddad (PT) e obteve 67,95% dos votos válidos, contra 32,05% do petista.
Haddad recebeu a confiança de 2,6 milhões de eleitores no Rio, ou seja, 1,8 milhões a menos do Dilma havia conquistado em 2014, mesmo com ligeiro crescimento do eleitorado, que passou de 12,1 milhões para 12,4 milhões neste ano.
Belford Roxo foi o município onde mais pessoas mudaram de preferência. Há quatro anos, 74,8% dos eleitores optaram por Dilma. Neste ano, Haddad recebeu apenas 31,1% dos votos do local.
Outras perdas significativas do PT foram nos municípios de Queimados e Japeri, com 71,9% dos votos contra 31,5% e 72,3% contra 33,5%, respectivamente.
Na cidade do Rio de Janeiro, 50,7% dos eleitores votaram no PT em 2014, contra 33,6% neste ano. (Folha de S.Paulo)
O Brasil precisa urgente rever a forma de fazer política partidária. Se faz cada vez mais necessário tornar o processo político mais atraente. Do jeito como está, o povo se omite cada vez mais, do direito de participar desse processo eleitoral. Veja isso:
Entre os aptos a votar nas eleições de 2018, neste 2º turno: 147.302.357 eleitores, pelo menos 31.371,704(21.30%) não compareceram nos locais de votação, para sufragar com seu voto em favor de algum dos dois candidatos na disputa para presidente deste ano.
Além desse montante, 9,57% do eleitorado, foram ás urnas para anular ou votar branco. BRANCOS somaram 2.486.593 eleitores e NULOS 8.608.105 eleitores.
Somando, os que não compareceram + brancos e nulos, totalizaremos 42.466.402 eleitores, que resolveram não optar por nenhum dos dois presidenciáveis. Ou seja, 28,83% do eleitorado brasileiro não sentiu-se atraído pela forma de fazer política neste processo eleitoral.
Daí, a nossa conclusão de que se faz necessário rever esse forma de atrair o eleitor. Essa baixaria que testemunhamos na TV, Rádio e principalmente nas redes sociais, com certeza indignou e afastou muita gente dessa campanha.
Veja os dados do TSE.
O Brasil precisa urgente rever a forma de fazer política partidária. Se faz cada vez mais necessário tornar o processo político mais atraente. Do jeito como está, o povo se omite cada vez mais, do direito de participar desse processo eleitoral. Veja isso:
Entre os aptos a votar nas eleições de 2018, neste 2º turno: 147.302.357 eleitores, pelo menos 31.371,704(21.30%) não compareceram nos locais de votação, para sufragar com seu voto em favor de algum dos dois candidatos na disputa para presidente deste ano.
Além desse montante, 9,57% do eleitorado, foram ás urnas para anular ou votar branco. BRANCOS somaram 2.486.593 eleitores e NULOS 8.608.105 eleitores.
Somando, os que não compareceram + brancos e nulos, totalizaremos 42.466.402 eleitores, que resolveram não optar por nenhum dos dois presidenciáveis. Ou seja, 28,83% do eleitorado brasileiro não sentiu-se atraído pela forma de fazer política neste processo eleitoral.
Daí, a nossa conclusão de que se faz necessário rever esse forma de atrair o eleitor. Essa baixaria que testemunhamos na TV, Rádio e principalmente nas redes sociais, com certeza indignou e afastou muita gente dessa campanha.
Veja os dados do TSE.
SOBRAL - CE FONTES MEDICINAIS DO OLHO D'ÁGUA DO PAJÉ
POPULAÇÃO PODE MARCAR VISITAS
Pessoas interessadas em conhecer as fontes Olho D´água do Pajé, Patrimônio Cultural e Material do Município de Sobral, podem agendar visitas guiadas por técnicos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), nos dias de segunda a sexta-feira, de 08h às 12h e de 13h às 17h.
As fontes de água morna nunca secam e tem reputação popular de serem medicinais e curativas, o local é a porta de entrada para quem quer visitar as paisagens da região de Taperuaba, Bilheira e Aracatiaçu.
O agendamento pode ser feito através do telefone (88) 3611-2016 ou pelo e-mail: parquesejardins@sobral.ce.gov.br
Câmara Municipal de Sobral - Dia do Servidor Público Municipal adiado para segunda-feira (29/10)

A Câmara Municipal de Sobral, através de seu presidente, Paulo César Lopes Vasconcelos baixou Portaria nº 580/18, de 26 de outubro de 2018, adiando o feriado do Dia do Servidor Público Municipal, do Poder Legislativo, de domingo (28) para segunda-feira 29 de outubro de 2018.
A Sessão Ordinária do dia 29 (segunda-feia) foi transferida para o dia 31 (quarta-feira) de outubro do corrente ano.
Assinar:
Comentários (Atom)





