Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de março de 2022

Gerlásio Loiola e o parecer da Diretoria do TCE

 CAIPORA NEWS-Por Oliveira Domingos 

FALTOU R$ 540 MIL REAIS

E a diretoria do Tribunal de Contas do Estado, jogou a primeira "pá de cal", na intenção do ex-prefeito Gerlásio Loiola, em concorrer a Prefeitura de Forquilha no pleito de 2024. Ela acusou, a falta de prestação de contas da soma de R$ 544.080, 44 reais( quinhentos e quarenta e quatro mil, oitenta reais e quarenta e quatro centavos) , nas contas da Prefeitura Municipal de Forquilha, referente ao ano de 2017. Com isso deu PARECER favorável pela DESAPROVAÇÃO das CONTAS do referido ano.


A segunda pá de cal, pode ser dada pelo pleno do TCE, onde o assunto vai ser discutido agora. Caso o pleno do Tribunal, "ratifique", o que já disse a diretoria do TCE, aí o "bicho vai pegar". Depois disso, vem o terceiro momento, que é dar ciência do tema ao Ministério Púbico do Estado. Queimadas todas essas etapas, vem a parte política do assunto.


No jargão contábil, CONTAS DESAPROVADAS, é tido como malversacão, ou atecnias do dinheiro público. Já na opinião do povo, é "roubo", desvio de dinheiro. Em geral o gestor que pratica esse ato, joga a culpa na sua contabilidade. No caso do "gancho", tá caindo a máscara da tão decantada honestidade financeira, apregoada pelo ex-alcaide forquilhense.


Contas de Prefeitura desaprovadas, tem de  necessariamente, passar pelo crivo dos vereadores. É o tal do julgamento político.A votação vai ser no Plenário Francisco Torres, da Câmara de vereadores de Forquilha, que onde, a quarta pá de cal, vai ser decidida. Gerlásio Loiola vai precisar de oito vereadores, para derrubar o parecer do TCE. E isto ele não tem hoje.

A história da política forquilhense, é uma coisa fantástica. Há poucos anos atrás, estava o "play", querendo acabar politicamente falando com o "véi do coração de ouro", como assim é chamado Edmundo Pitbul. Agora é Gerlásio Loiola, quem está na berlinda. Pode ficar inelegível por oito anos, seus direitos políticos podem ser cassados, e ainda, ter de abortar de vez, o sonho de voltar a ser candidato a prefeito de Forquilha. Fios ligados pois esse " fuzuê", ainda vai ter muitos capítulos.



SAAE EM DESSERVIÇO E O POUCO CASO DA PREFEITURA

 

 SAAE, no paralelo de seus serviços presta um desserviço à cidade, abrindo crateras, que são responsáveis por danos provocados em veículos, além de quedas e a deformação da acessibilidade. A cada ligação de água ou esgoto o buraco fica como marca do serviço incompleto e incapaz, as pedras ficam amontoadas e ambos (buraco e pedras) ficam à espera da disposição da Prefeitura em pavimentar a via avariada, coisa que não acontece, mesmo a gestão dispondo de usina de asfalto. Sobral não merece essa ridicularidade, não merece uma gestão tão descuidada, relapsa e, porque não dizer: porcalhona.

Sobral Paralisação dos servidores públicos poderá ocorrer

Mesmo sem ter uma data definida para a paralisação, a decisão foi tomada como forma de pressionar o Poder Público municipal a garantir direitos e reajustes, em atraso, da categoria.
Além do piso dos professores, outras reivindicações discutidas na pauta, segundo Paiva, “foram a reposição inflacionária dos últimos dois anos, de 15,22%, para todos os servidores públicos municipais, de forma linear, e o piso dos Agentes de Combate às Endemias e Agentes de Saúde, há bastante tempo estagnado”, reclamou.

Ainda, segundo o sindicalista, “nos últimos dois anos, os servidores tiveram perdas nos repasses, devido ao congelamento dos gastos, da Lei 173, que proibia e vetava os aumentos salariais. O município tem uma lei local semelhante. Mas a [Lei] 173 caiu, em dezembro do ano passado, daí, ser justo que já se aplique a nova lei do piso salarial, pois mais de 80 cidades cearenses já aprovaram o novo aumento. Precisamos acelerar esse processo aqui também. A greve é um mecanismo para mostramos que estamos aqui para sermos vistos e mais valorizados”, reforça.

O presidente do Sindsems, Jucélio Paiva, esteve reunido com o chefe de Gabinete da Prefeitura de Sobral, David Duarte, e o secretário do Planejamento e Gestão, Ramom Carvalho, em busca de respostas mais efetivas sobre o reajuste salarial do piso dos professores (33, 24%), concedido pelo Governo do Estado e seguido por cerca de 80 municípios cearenses, mas que ainda não foi realizado, pelo maior município da Zona Norte do Estado.
Em resposta ao sindicato, de acordo com Jucélio Paiva, o chefe de Gabinete, David Duarte, afirmou que seria feito um estudo de impacto financeiro sobre o reajuste da reposição inflacionária de 15, 22%, dos servidores, que são cerca de 3 mil. Quanto aos professores, foi dito por Duarte que, “o recurso ainda não chegou aos cofres públicos. Esperamos que valores mais volumosos sejam repassados à Prefeitura, para garantirmos o piso,” alegou.

Outra reunião foi marcada para uma nova rodada de negociações, entre o sindicato e a Prefeitura, independentemente da decisão de uma possível paralisação, ainda para este mês, segundo alerta o presidente do Sindsems. “Em plenária, decidimos que, em breve, poderemos entrar em movimentação de greve, para todos saberem o que passamos e que precisamos de maior visibilidade, por parte do Poder Público”, finaliza, Paiva.

Sobral - Icaro Vasconcelos Gomes, Baleado um rapaz no centro

No início da tarde desta segunda-feira (14), um assalto terminou com um cidadão baleado no Centro de Sobral. O crime aconteceu na rua Joaquim Ribeiro, via sempre muito movimentada por pedestres e motoristas.

De acordo com informações de pessoas que estavam no local, um homem identificado como Ícaro Vasconcelos Gomes estava dentro de um carro junto com a sua esposa, não identificada, quando a mulher foi abordada por uma dupla de assaltantes enquanto saía do carro com um malote.

Ao perceber a ação dos bandidos, Ícaro reagiu e foi baleado com dois tiros nas costas. Outro motorista que passava pelo local segundos após o ocorrido, socorreu a vítima para o Hospital Santa Casa de Sobral.