CAIPORA NEWS-Por Oliveira Domingos
FALTOU R$ 540 MIL REAIS
E a diretoria do Tribunal de Contas do Estado, jogou a primeira "pá de cal", na intenção do ex-prefeito Gerlásio Loiola, em concorrer a Prefeitura de Forquilha no pleito de 2024. Ela acusou, a falta de prestação de contas da soma de R$ 544.080, 44 reais( quinhentos e quarenta e quatro mil, oitenta reais e quarenta e quatro centavos) , nas contas da Prefeitura Municipal de Forquilha, referente ao ano de 2017. Com isso deu PARECER favorável pela DESAPROVAÇÃO das CONTAS do referido ano.
A segunda pá de cal, pode ser dada pelo pleno do TCE, onde o assunto vai ser discutido agora. Caso o pleno do Tribunal, "ratifique", o que já disse a diretoria do TCE, aí o "bicho vai pegar". Depois disso, vem o terceiro momento, que é dar ciência do tema ao Ministério Púbico do Estado. Queimadas todas essas etapas, vem a parte política do assunto.
No jargão contábil, CONTAS DESAPROVADAS, é tido como malversacão, ou atecnias do dinheiro público. Já na opinião do povo, é "roubo", desvio de dinheiro. Em geral o gestor que pratica esse ato, joga a culpa na sua contabilidade. No caso do "gancho", tá caindo a máscara da tão decantada honestidade financeira, apregoada pelo ex-alcaide forquilhense.
Contas de Prefeitura desaprovadas, tem de necessariamente, passar pelo crivo dos vereadores. É o tal do julgamento político.A votação vai ser no Plenário Francisco Torres, da Câmara de vereadores de Forquilha, que onde, a quarta pá de cal, vai ser decidida. Gerlásio Loiola vai precisar de oito vereadores, para derrubar o parecer do TCE. E isto ele não tem hoje.
A história da política forquilhense, é uma coisa fantástica. Há poucos anos atrás, estava o "play", querendo acabar politicamente falando com o "véi do coração de ouro", como assim é chamado Edmundo Pitbul. Agora é Gerlásio Loiola, quem está na berlinda. Pode ficar inelegível por oito anos, seus direitos políticos podem ser cassados, e ainda, ter de abortar de vez, o sonho de voltar a ser candidato a prefeito de Forquilha. Fios ligados pois esse " fuzuê", ainda vai ter muitos capítulos.