Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de abril de 2014

TCM AVISA: É HORA DE APRESENTAR AS CONTAS MUNICIPAIS DE 2013

a boa tcm
Termina, na próxima quinta-feira, o prazo para que os presidentes de câmaras municipais encaminhem ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) as contas municipais do ano de 2013. A novidade é que, a partir de agora, isso deve ser feito por meio eletrônico e não mais em papel. Apesar de o envio ao TCM ser um dever do poder legislativo, a chamada Conta de Governo deve ser prestada pelo prefeito. Essa obrigação do chefe do poder executivo municipal precisa ser cumprida anualmente até 31/01.
A Constituição Estadual determina que, antes de serem remetidas ao TCM, elas fiquem durante sessenta dias à disposição dos contribuintes, para exame e apreciação, e que poderão questionar-lhe a legitimidade, nos termos da lei. Mas não só nesse período elas podem ser consultadas. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que fiquem durante todo o exercício, no respectivo Poder Legislativo e no órgão técnico da prefeitura responsável pela elaboração, para consulta e apreciação pelos cidadãos e instituições da sociedade.
(Via Eliomar de Lima)

COELCE AUMENTA A TARIFA DA CONTA DE ENERGIA EM 13,83%

A COELCE
Se depender do pleito encaminhado pela Companhia Energética do Ceará (Coelce) à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a conta de luz do cearense poderá sofrer, neste ano, um aumento bem superior ao esperado pelo mercado. Segundo disponibilizado pela Aneel em sua página na internet, a distribuidora cearense solicitou um índice de reajuste tarifário de 13,83% sobre os preços por ela praticado. Enquanto isso, em seu último relatório de inflação, divulgado no fim do mês passado, o Banco Central (BC) apontava para uma expectativa de reajuste médio nas tarifas de energia no País de 9,5%. Dessa forma, o índice pedido pela Coelce está a mais de quatro pontos percentuais acima da estimativa da autoridade monetária.
Se aprovado, o aumento sobre os valores praticados pela distribuidora passará a vigorar a partir do próximo dia 22 de abril. Porém, o reajuste final só será conhecido na terça-feira da semana que vem, dia 15, quando a diretoria da Aneel vota o pleito da Coelce em sua reunião pública ordinária.
Entretanto, conforme fontes ligadas ao mercado, o índice proposto pelas distribuidoras de energia não são determinantes para o reajuste autorizado pela Agência. Apenas subsidiam a tomada de decisão, visto que esta é baseada na avaliação de sua área de Regulação Econômica, que fiscaliza as concessionárias e acompanha os desempenhos.
Acima da inflação
O pleito solicitado pela Coelce chama a atenção ainda quando comparado com a inflação acumulada nos últimos 12 meses, medida pelo Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M), indicador utilizado pelo setor para corrigir preços. De acordo com a proposta de reajuste tarifário apresentado pela companhia, o IGP-M considerado para os cálculos foi de 5,97%, portanto, bem inferior aos 13,83% sugeridos pela concessionária de energia.
A observação gerou, assim, críticas por parte do mercado, a exemplo do presidente do Conselho de Consumidores da Coelce, Erildo Pontes, para quem o reajuste solicitado superou suas expectativas. “O índice de reajuste pedido pela Coelce é alto. Se o IGP-M nos 12 meses que antecedem o aumento foi de 5,97%, o que a Coelce está pedindo representa quase oito pontos percentuais a mais, o que não se justifica”, explica.
Outro fator que poderia contribuir para um reajuste menor neste ano, lembra Pontes, é o saldo de R$ 300 milhões a favor do consumidor, referente à última revisão tarifária, em 2012, aplicada somente em 2013, e que ficou para ser compensado no reajuste de 2014. “Portanto, tínhamos a expectativa de que o pleito da Coelce fosse inferior, mesmo com mais uso das térmicas, como agora”, argumenta.
Reajustes já autorizados
Ontem, a Aneel aprovou o índice final da terceira revisão tarifária periódica da distribuidora Ampla, do mesmo controlador da Coelce, que fornece energia a 2,5 milhões de unidades consumidoras em 66 municípios do Rio de Janeiro. Com a revisão, os consumidores residenciais terão redução de 0,74% nas tarifas, e as indústrias terão aumento de 8,11%. Os índices são retroativos a 15 de março. Ao mesmo tempo, a Agência também aprovou ainda a revisão anual das tarifas da distribuidora Cemig-D (aumento de 14,24% para as residências e 12,41% para as indústrias) e os reajuste da CPFL Paulista (16,46% e 16,1%, respectivamente) e para a Cemat (11,16% e 13,42%, por sua vez).
Mecanismos de aumento
O reajuste anual é um dos três mecanismos de atualização das tarifas previstos nos contratos assinados entre as distribuidoras de energia e a União, com objetivo de manter o equilíbrio econômico-financeiro da concessão dos serviço. Os outros dois são a revisão tarifária periódica e a revisão extraordinária.
A periódica acontece a cada quatro anos e se diferencia do reajuste anual por ser mais ampla e levar em conta todos os custos, investimentos e receitas para fixar um novo patamar de tarifa, mais adequado à estrutura da empresa e ao seu mercado.
Já a revisão extraordinária destina-se, especificamente, a atender casos muito especiais de desequilíbrio econômico justificado, podendo ocorrer a qualquer tempo.Fonte: Diário do Nordeste.

ASA FRIAS DO SN

AS FRIAS DO SN :
recebi a notícia de que Dr. Oscar Rodrigues, Diretor das Faculdades INTA, teria sido levado ás pressas na tarde desta terça feira(8), para o Hospital do Coração. O referido empresário da educação teria sentido-se mal, com um inicio de infarto. Soube que a situação já está bem tranquila. Saúde ao nobre amigo…

O VÔO FORTALEZA/SOBRAL/FORTALEZA, COMEÇA A OPERAR NA SEGUNDA-FEIRA E DE SEGUNDA A SEXTA”

“O vôo Fortaleza/Sobral/Fortaleza, começa a operar na segunda-feira e será de segunda a sexta”, garantiu o presidente da Transportes Aéreos Fortaleza(TAF), Ariston Pessoa Filho,idealizador da rota regional pioneira. “Inicialmente os vôos serão um bate e volta, partindo de Fortaleza as 7h30 e retornando 8h30″, explicou.
Em breve, com o aeroporto Ariston Pessoa, em Jericoacoara operando iremos promover vôos pela manhã e a tarde diariamente, de segunda a domingo”, avisou. Inicialmente as aeronaves serão do tipo Caravan com conforto e segurança.

foto

ATENDER DEMANDA DO NOVO HOSPITAL.
“Inicialmente o vôo para Sobral, partindo de Fortaleza vai atender a demanda do Hospital Regional e das prefeituras da região norte”, explicou Ariston Filho, presidente da TAF. Ele explicou ainda que uma “lojinha ” em Sobral vai atender o público em geral, mas isso após a homologação completa da rota que não teve o processo concluído porque o aeroporto de Jericoacoara não está pronto.
Fonte: blog do Roberto Moreira.

CASA DO CIDADÃO DE SOBRAL EMITINDO RG E CPF ATÉ SEXTA-FEIRA DIA 11 DE ABRIL

Até sexta-feira, 11 de abril, a Casa do Cidadão da Prefeitura de Sobral estará prestando serviço de emissão de RG (1ª e 2ª vias) e CPF (1ª via). O trabalho é feito em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), pelo Balcão da Cidadania, nos turnos da manhã e tarde.
Para emissão do RG é necessário apresentar cópia e original da certidão de nascimento ou casamento (se casado, separado ou divorciado) e 2 fotos 3×4, iguais e recentes. Menores de 16 anos devem comparecer acompanhados de responsável legal, com documento de identidade.
Para emissão do CPF é necessário apresentar Certidão de Nascimento ou RG e comprovante de endereço. Maiores de 18 anos devem apresentar, também, Título de Eleitor.
Saiba mais: (88)3611-3473|3611-5059.













Até sexta-feira, 11 de abril, a Casa do Cidadão da Prefeitura de Sobral estará prestando serviço de emissão de RG (1ª e 2ª vias) e CPF (1ª via). O trabalho é feito em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), pelo Balcão da Cidadania, nos turnos da manhã e tarde.

Para emissão do RG é necessário apresentar cópia e original da certidão de nascimento ou casamento (se casado, separado ou divorciado) e 2 fotos 3x4, iguais e recentes. Menores de 16 anos devem comparecer acompanhados de responsável legal, com documento de identidade.


Para emissão do CPF é necessário apresentar Certidão de Nascimento ou RG e comprovante de endereço. Maiores de 18 anos devem apresentar, também, Título de Eleitor. Saiba mais: (88)3611-3473|3611-5059.

CPI DA PETROBRÁS ESTÁ NO AR

a boa eunicio 3
Não é preciso conhecer as entranhas do jogo político para saber que CPIs não interessam a governo algum. Uma para investigar a Petrobras, então, cheira a pólvora para o Palácio do Planalto.
Eunício Oliveira sabe bem disso, mas não está preocupado: vai posicionar-se a favor da abertura da investigação, na sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, hoje de manhã.
Ao encaminhar sua posição, como líder do PMDB, Eunício espera que a bancada o acompanhe. Seus correligionários podem se rebelar e resolver mostrar serviço e fidelidade ao governo.
Sim, mas como trata-se de um pronunciamento partidário, a tendência é os demais peemedebistas seguirem o líder, votando pela instalação da CPI. Nesse caso, sem o apoio do PMDB, dificilmente o PT conseguirá sepultar a investigação.
Não faltará petista vinculando a decisão de Eunício com o imbróglio envolvendo o cenário eleitoral do Ceará, onde Dilma Rousseff e o PT ainda não deixaram claro se apoiarão o candidato de Cid Gomes ou o próprio Eunício, caso eles não se acertem e ocupem o mesmo palanque.
Eunício, claro, diz que não se trata de chantagem, mas já está avisando: se depender dele, uma comissão parlamentar será criada para revirar a Petrobras do avesso.
Por Lauro Jardim/ Revista Veja.

POLÍTICA NO SN

 Câmara Municipal de Sobral realizA NEsta terça feira(8) A 17ª Sessão Ordinária.
A BOA CAMA
Com a presença de quase todos edís o Legislativo Sobralense realizou nesta terça-feira a sua 17ª Sessão Ordinária
.Na Ordem do Dia, a Tribuna da Casa Legislativa foi ocupada pelos seguintes Vereadores: Gilmar Bastos(PROS) e Fredin(PV).  e que o muitos esperavam, não aconteceu. O Vereador Gilmar Bastos fez uso de sua tribuna  mostrando alguns problemas que ocorrem na cidade, como é caso da violência, apresentando possível solução que seria ir conversar com o Governador sobre o caso, e não fez menção a qualquer assunto discutidos nos programas de Rádio no decorrer do dia.Já Por outro lado, o Vereador Fredin não perdoou, e mais uma vez fez severas críticas a administração Veveu Arrida(PT). Numa dessas críticas feitas, Fredin mostrou fotos da Vila Olímpica de Sobral, em que a obra ainda está em fase de conclusão. Segundo o Vereador do PV não havia autorização para que entrassem no recinto da obra, e que o mesmo teria“pulado o muro”, para poder tirar as fotos apresentadas em slide. Fredin mostrou vários equipamentos, alguns já concluído e outros ainda para terminar, onde criticou o “mato que toma conta do local”, e alegou abandono da obra.
Ressaltar que a Líder do Prefeito Veveu, Christianne Coelho estava ausente da Sessão por motivo devidamente justificado, e não houve nenhuma manifestação de defesa por parte de nenhum Vereador da base aliada do Prefeito Veveu.
Terminada a Sessão Ordinária, logo após veio ocorrer uma Sessão Especial para entrega de comendas: Cinco (05) contabilistas; entre eles Pedro Ribeiro, Valdenir Coêlho,Cesário Apoliano,
HOJE A CÂMARA REALIZOU UMA SESSÃO ESPECIAL POR MINHA SOLICITAÇÃO PARA HOMENAGEAR OS CONTABILISTAS.
ABRIL É O MÊS DOS CONTABILISTA.
SESSÃO BEM PRESTIGIADA.
Contadores homenageados hoje pela Câmara Municipal de Sobral, por intermédio do requerimento Vereador José Crisóstomo Barroso Ibiapina!
Confita aqui a pauta discutida na 17ª Sessão ordinária:  
http://www.camarasobral.ce.gov.br/
Fonte: Sobral Agora. 

GOELA DO CÃO NÃO SE FARTA - PLANTÃO SN

HÁ POUCO TEMPO HOUVE UM ACIDENTE NA AVENIDA DO CONTORNO COM PERICENTRAL ENTRE DOIS CARROS - ÀS 10:00h - FOI NO LUGAR CHAMADO DE "GOELA DO CÃO".
Acidente de trânsito é registrado na Avenida do Contorno, por volta das 21h30m. Informações iniciais dão conta que no sinistro não houve vítimas, só danos materiais. Os veículos envolvidos foram: um corsa de cor prata e um caminhão de cor branca
***********************
ASSALTO NAS PROXIMIDADES DO CENTRO DE LINGUAS NO CENTRO - UM GALAXI FOI LEVADO POR ELEMENTOS EM MOTO PRETA - A VÍTIMA FOI O FILHO DO IRMÃO HUGO

************************
ACIDENTE NAS PROXIMIDADES DA ESTAÇÃO - PESSOAS ESTÃO CAINDO EM UNS BURACOS ALI  ENTRE A RUA FREI ÁLVARO (R.DO MEIO)

*******************************************
ACONTECEU BALAS NO SEPULTAMENTO DOS DOIS IRMÃOS QUE FORAM MORTOS DOMINGO
****************************************************
Moradores dos bairros Sumaré e Padre Palhano estão tensos, pois a qualquer momento pode have uma invasão de gangues nos referidos bairros. Recentemente houve um homicídio na Conjunto Padre José Linhares, acirrando o clima entre as gangues dos referidos bairros. Fonte: Sobral 24 horas

OBRAS DA TRANSNORDESTINA

A Transnordestina vai encurtar distâncias entre as regiões para reduzir custos e potencializar o escoamento de grãos e minério

Obras - Documentos estabelecem condições e responsabilidades para a conclusão das obras de implantação da ferrovia


por Portal BrasilPublicado25/09/2013 12:03Última modificação25/09/2013 12:03
Divulgação/Portal Planalto
A Transnordestina vai encurtar distâncias entre as regiões para reduzir custos e potencializar o escoamento de grãos e minério
Um compromisso foi firmado na última sexta-feira (20) entre governo federal e empresas a fim de proporcionar maior celeridade às obras da ferrovia concedida à Transnordestina Logística S/A (TLSA). Entre os acordos estão Termo Aditivo ao Contrato de Concessão,  Acordo de Acionistas, Acordo de Investimentos, além de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Os documentos estabelecem condições e responsabilidades para a conclusão das obras de implantação da Ferrovia Transnordestina.
O projeto vai encurtar distâncias entre as regiões para reduzir custos e potencializar o escoamento de grãos e minério. A ferrovia vai ligar os estados do Piauí, Pernambuco e Ceará. A Ferrovia Transnordestina é um dos principais projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem como objetivo potencializar o transporte de cargas no Nordeste.
Ao todo, são 1.728 quilômetros que irão permitir a interligação dos estados brasileiros e a integração da Região Nordeste. A assinatura dos contratos aconteceu no Ministério dos Transportes entre dirigentes das empresas Companhia Siderúrgica Nacional e TLSA  (concessionária),  e do BNDES, Valec e Sudene, além da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Durante a assinatura,  o ministro dos Transportes, César Borges, enfatizou a importância desta ferrovia e destacou a capacidade de produção agrícola da região. “Com a assinatura retomamos um processo muito importante para o Brasil e reforçamos a importância da conclusão do projeto da Ferrovia Transnordestina”, disse Borges.

Recusar vacinas se torna prática comum nos EUA

8/04/2014 16h11

vacina
Kathleen Wiederman, 42 anos, não é uma militante antivacinas, mas, assim como um número crescente de americanos, é cética a respeito destes fármacos, por acreditar que a natureza é suficiente para combater as doenças.
"Os médicos não sabem tudo", afirma esta graduada em Direito que prefere a medicina alternativa.
Kathleen escolheu dar à luz em casa e resiste na hora de vacinar a filha de cinco anos. Só a insistência do marido a levou a aceitar que imunizassem a pequena contra a varíola e o sarampo, mas ela recusou a vacina da poliomielite.
"O setor médico é dominado por tratamentos a base de medicamentos", afirma Wiederman, que trabalha no setor de contratação e mora em um bairro de alto padrão de Virgínia (leste).
Segundo especialistas, os americanos contrários às vacinas deixaram de ser uma minoria radical da sociedade e são cada vez mais numerosos.
Duvidar antes de receber uma vacina virou algo frequente, e não só no caso das crianças.
Vacinas depois da infância 
Dois em cada três americanos adultos recusam vacinas contra a gripe e a mesma proporção se abstêm de vacinar as adolescentes contra o vírus do papiloma humano (HPV), segundo os Centros Federais de Controle e Prevenção de doenças.
"Nós nos preocupamos com a população que está hesitante. Em geral, são pessoas com formação universitária e que pertencem à classe média alta", revela Barry Blomm, professor de medicina na Universidade de Harvard. E o número "aumenta em todo lugar", assegura.
Nos últimos anos tem havido informações de todo tipo, como a suposta relação entre o autismo e alguns tipos de vacinas. Também há temores relacionados com os efeitos colaterais, segundo especialistas.
Algumas pessoas se alarmam diante do aumento da quantidade de vacinas recomendadas para as crianças, que passaram de 7 em 1985 a 14 atualmente.
"Estou impressionada com o número de vacinas", comenta Alina Scott, executiva de 37 anos e mãe de um menino de dois. Scott diz que depois de ler tudo o disponível sobre o tema, decidiu prescindir das vacinas.
"Não acho que vamos vaciná-lo logo", assegura.
Cai a imunidade 
Quase todos os Estados americanos admitem exceções à vacinação, por motivos religiosos ou pessoais.
"Hoje em dia você pode deixar de se vacinar por razões filosóficas. É uma estupidez", denuncia Anne Gershon, diretora do Departamento de Doenças Contagiosas Infantis da Universidade de Columbia.
"É nocivo para muita gente, não só para as crianças", afirma, porque não vacinar um membro da família diminui a imunidade do grupo.
Blomm lembra que no caso de doenças muito contagiosas como o sarampo, uma epidemia poderia atingir 94% da população.
Mas o certo é que a taxa de vacinação nas creches dos Estados Unidos se aproxima dos 95%. Um estudo de 2011, publicado pela Revista de Pediatria revelou que um pai em cada dez não respeita o calendário de vacinas de seus filhos e que um quarto dos consultados duvida de seu efeito.
Segundo autoridades sanitárias americanas, em fevereiro, dois terços dos adultos entre 18 e 65 anos não eram vacinados contra a gripe, apesar de as hospitalizações nesta faixa etária terem se multiplicado por dois no ano passado.
Quanto à vacina conta o vírus do papiloma humano, recomendada para as adolescentes, só uma mulher em três entre 19 e 26 anos a tinha recebido em 2012; e só 2,3% dos homens.
Bloom considera que, provavelmente, as vacinas sejam vítimas de seu próprio sucesso.
"Até que não vejam uma criança cega pelo sarampo ou com retardamento mental pela tosse coqueluche será muito difícil entender, neste mundo jovial, rico e maravilhoso das creches, o papel preventivo das vacinas", afirma.

MACONHA LEGAL SERÁ VENDIDA EM FARMÁCIAS NO 2º SEMESTRE

Getty Images
maconha
O governo do Uruguai decidiu adiar pelo menos dez dias a regulamentação sobre a compra, venda e cultivo da maconha, que deveria estar pronta no próximo dia 10, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.
A regulamentação da lei "é complexa" pois representa "criar um tecido de trinta normas", e os técnicos "estão trabalhando com muito cuidado para conseguir a melhor possível", afirmou à Agência Efe o secretário da Junta Nacional de Drogas (JND) Julio Calzada.

LEIA TAMBÉM

///

TAGS

///
O funcionário disse que a regulamentação estará pronta "certamente" para depois de 20 de abril.
A lei foi aprovada no dia 10 de dezembro no parlamento unicamente com os votos da coalizão de esquerda governista Frente Ampla, que tem maioria nas duas câmaras, e a JND tem um prazo de quatro meses para sua regulamentação, que agora será estendido.
O presidente da JND participou hoje da abertura do "Fórum Internacional Atualização sobre os Usos Médicos e Terapêuticos da Cannabis", realizado em Montevidéu com a participação de especialistas de vários países.
O diálogo entre as autoridades do Estado e os acadêmicos "é muito importante para sincronizar as políticas públicas e a realidade social", acrescentou Calzada.
A nova lei, promovida pelo presidente do Uruguai, José Mujica, gerou polêmica dentro e fora do país por estabelecer taxativamente o "controle e a regulação por parte do Estado da importação, exportação, plantação, cultivo, colheita, produção, aquisição, armazenamento, comercialização, distribuição e consumo da maconha e seus derivados".
Mujica declarou em várias oportunidades que busca uma "alternativa" para a luta contra o narcotráfico, que pela via da repressão, segundo ele, é uma "batalha perdida no mundo todo e há muito tempo".

Decon cobra divulgação de "telefone popular" para os consumidores

O projeto Acesso Individual Classe Social (Aice), conhecido como “telefone popular”, não está sendo devidamente divulgado. Segundo o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), muitos consumidores ainda desconhecem o direito do serviço de telefonia fixa, que oferece tarifas reduzidas aos inscritos no Cadastro Único do Governo Federal.

São concessionárias do serviço no Brasil as empresas Brasil Telecom, CTBC Telecom, Oi, Telefônica e a Sercomtel. No caso do Ceará, a responsável é a operadora OI e, segundo o Ministério Público do Ceará (MP-Ce), desde agosto de 2013 as famílias de baixa renda podem pedir a inclusão no Aice e garantir o telefone popular.

O telefone popular disponibiliza aos cadastrados uma franquia mensal de 90 minutos para chamadas locais em telefones fixos a um preço mais baixo que o da assinatura convencional. O custo fica entre R$ 13 e R$ 15.

Como participar
Para receber o benefício do telefone popular, os interessados devem receber até três salários mínimos e estarem inscritos no Cadastro Único dos programas sociais do Governo Federal.O responsável da unidade familiar deve entrar em contato com a concessionária Oi, pelo telefone 103 31 ou 0800 031 0001, com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o Número de Identificação Social (NIS).

(com informações do MP-CE)