O edital nº 11/2019 convoca os candidatos classificados para a primeira etapa do processo que acontece no dia 21 de julho de 2019. Confira a relação clicando AQUI (Via Blog Sobral em revista).
Pesquisar este blog
terça-feira, 2 de julho de 2019
Balanço de crimes contra mulher - Subiu para 101 o número de mulheres assassinadas no Ceará em 2019. do mês de junho, foram registrados 14 crimes do gênero. Na noite de quinta-feira (27/06/2019), uma jovem de 24 anos foi morta, a tiros, na zona Oeste de Fortaleza. A Polícia suspeita de uma execução sumária ordenada por uma facção criminosa. O assassinato ocorreu por 22 horas no Beco do Jeremias, próximo à Avenida G do bairro Vila Velha.
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará informa que o eleitor com mais de 70 anos deve fazer a biometria nas cidades com cadastramento obrigatório para, em eleições futuras, poder optar por votar ou não.
Se não participar do procedimento, o seu título será cancelado, e ele estará inapto ao exercício do voto. Entretanto, como o voto é facultativo para o eleitor com mais de 70 anos, ele não terá outras restrições na vida civil, tais como obter passaporte, CPF, empréstimos e benefícios federais.
Atendimento O eleitor pode fazer o cadastramento biométrico em um dos postos de atendimento na capital e no interior. O agendamento está disponível pelo telefone 148 ou através do site do TRE-CE.
Biometria
A biometria é o procedimento de coleta das impressões digitais com atualização dos dados cadastrais. Além de reforçar a segurança da identificação do eleitor na hora do voto, uma vez que as digitais de cada um são únicas, é uma oportunidade para a Justiça Eleitoral realizar a depuração do cadastro, excluindo os eleitores que não comprovaram vínculo com o respectivo município.
Fonte: TRE-CE.
Ceará Destaques - Desemprego no Ceará cresce 131% na crise econômica.
A indústria cearense, com 16.472 demissões e saldo negativo de 598 empregos em 2019, é outro setor que ainda sente os efeitos da crise. Mozart Martins, presidente da Associação Empresarial de Indústrias (Aedi), afirma que as empresas estão diante de um grande impasse: ou reduzem a folha de pagamento ou sucumbem. “Os industriais acreditam que a atual crise econômica seja revertida para que eles possam produzir mais e, consequentemente, empregar um maior número de pessoas”, avalia.
O setor que teve o pior desempenho no Estado foi o comércio, com mais de 25 mil demissões, gerando saldo negativo de 4.202 vagas. O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE), Freitas Cordeiro, reclama dos prejuízos causados pela crise.
Desde o início da crise econômica no Brasil, o mercado de trabalho cearense vem sendo fortemente impactado, assim como ocorre nos outros estados. O número de desempregados no Ceará cresceu 131% do fim de 2014 para o início de 2017, período que marcou a recessão no País. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua trimestral), o total de pessoas fora do mercado de trabalho formal saltou de 228 mil para 527 mil trabalhadores nesse tempo.
No primeiro trimestre deste ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o desemprego vem caindo no Estado, mas ainda a passos lentos. Atualmente, são 467 mil desocupados no Ceará. Mas se considerarmos os 400 mil desalentados, aqueles que perderam as esperanças de encontrar um trabalho, o número chega a 867 mil pessoas em idade ativa (a partir de 14 anos) sem emprego. O período de janeiro a março de 2019 registrou a maior número de desalentados desde o início da série histórica, em 2012.
O analista de Mercado de Trabalho do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Mardônio Costa, considera que a crise econômica representou um grande impacto ao mercado de trabalho nacional. “Não só no desemprego, mas em outros indicadores, como a taxa de subutilização da força de trabalho e a de desalento também estão muito maiores nos últimos anos”.
A Pnad Contínua do primeiro trimestre de 2019 ainda revela que 222 mil trabalhadores estão ocupados como autônomos e 265 mil subutilizados no Ceará, por não trabalharem ou atuarem no mercado por menos do que gostariam.
Mesmo lembrando que acelerações no nível de desocupação são normais no três primeiros meses do ano, Mardônio diz que o índice cede “muito paulatinamente em razão da limitada capacidade de geração de emprego na economia pela falta de investimentos aliado a um consumo baixo provocado pelo desemprego elevado”. E os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e do País, com resultados negativos, geram preocupação.
Neste período de crise, alguns setores da economia foram mais impactados. Entre 2015 e 2017, o saldo de contratações e demissões foi negativo, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. O analista do IDT destaca que os impactos nos setores da indústria e construção civil foram fortes.
Presidente do Sindicato das Construtoras do Ceará (Sinduscon-CE), André Montenegro afirma que o setor ainda está sendo fortemente apenado pelos efeitos da crise, já que empresas cearenses continuam demitindo. Ele diz que a falta de investimentos públicos em obras de infraestrutura contribui negativamente para o cenário. Desde o início deste ano, o setor demitiu 12.753 trabalhadores no Estado.
Principal programa de construção de moradias do Governo Federal, o Programa Minha, Casa Minha (MCMV) no Estado segue com atrasos nos repasses. André confirma que a União diminuiu o atraso, que chegava a 60 dias, mas que agora o débito com as empresas chega a 30 dias. Na avaliação dele, a volta do setor de construção civil é estratégico para a economia nacional. “É um ramo que agrega vários outros como de materiais pesados, indiretamente a indústria de móveis e eletrônicos. As construções de moradias envolvem a geração de muitos empregos”, reforça.
“Esses períodos que temos passado de instabilidade política, que têm refletido na economia, fazem com que todos paguem o preço”, destaca. Ele lembra que demissões no início do ano são normais por conta das contratações temporárias de fim do ano, mas que, em 2019, o índice de efetivação dos trabalhadores temporários, que era de 25% em média, caiu.
Segundo o Caged, mais de 100 mil desligamentos foram realizados nos primeiros três meses de 2019 no Ceará em todos os setores, gerando saldo negativo de 7.965 vagas. (Colaborou Matheus Mendes/levantamento estatístico)
MARÇO
O relatório revela que, no último mês de março, foram mais de 30 mil desligamentos, gerando saldo negativo de 4.638 empregos no Ceará. Resultado mostra que maior número de demissões é oposto ao visto em março de 2018, quando houve saldo de 238 empregos gerados.
RENDA FAMILIAR
Em 22,7% dos domicílios brasileiros não há renda proveniente do trabalho, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Bolsa Família, aposentadorias e pensões garantem os rendimentos dessas famílias.
LONGO PRAZO
Estudo do também Ipea aponta que o agravamento da crise fez crescer em 42,4% em quatro anos o número de desempregados há mais de dois anos. Os chamados desempregados de longo prazo já representam 3,3 milhões de brasileiros.
DESIGUALDADE
Outro efeito da crise econômica, indica o estudo, foi o crescimento da desigualdade social. A análise mostra que a renda dos domicílios mais ricos é 30 vezes maior que a dos domicílios mais pobres.
15,3%
É a taxa de desocupação média da região Nordeste no primeiro trimestre de 2019, segundo dados do IBGE
No Brasil, o fenômeno poderá ser visto em alguns estados, mas apenas de forma parcial. O Observatório Nacional informa que os lugares com melhor visualização serão Porto Alegre, onde o sol terá 75% de sua área sombreada pela lua, a partir das 16h48; Florianópolis (60%, com início às 16h53), Curitiba (55%, com o eclips iniciando às 16h55), Campo Grande (46% - início às 16h56), São Paulo (46% - início às 17h), Rio de Janeiro (40% - início às 17h03).
Eclipse solar poderá ser observado hoje na América do Sul
O próximo eclipse total do Sol só poderá ser visto em 12 de agosto de 2045 no Nordeste brasileiro.
É a terceira vez em 50 anos que um eclipse passa por espaços com grades telescópios. Em 1961 ele passou pelo L'Observatoire de Haute-Provence, na França; e em 1991, em Mauna Kea, no Havaí.
“A observação e o registro de eclipses solares ainda hoje são importantes para o estudo da coroa solar, cujas características não são totalmente compreendidas e o comportamento é importante para prever o clima espacial. A ejeção de massa coronal em direção à Terra é um fenômeno que pode danificar nossas redes elétricas, telecomunicações e satélites”, explicou, por meio de nota, o pesquisador Eugênio Reis, do Observatório Nacional Eugênio Reis.
"Apesar de a coroa solar brilhar milhões de vezes menos do que a fotosfera solar, um eclipse total do Sol é uma ótima oportunidade para estudá-la", disse.
(Agência Brasil)
O Ceará fechou o primeiro semestre de 2019 com um total de 1.196 pessoas assassinadas, numa média de 199 casos por mês. Entre as quatro regiões do estado, a Capital cearense foi a que apresentou maior número de Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs) no período, com 339 homicídios, latrocínios (roubo seguido de morte) e lesões corporais que resultaram em óbito. A segunda, a Região Metropolitana, com 336 assassinatos.
Na comparação com o primeiro semestre do ano passado, que registrou 2.529 crimes, houve uma redução de 52.7 por cento. O levantamento foi feito pelo blogdofernandoribeiro a partir do acompanhamento diário das ocorrências de homicídios no estado.
Já nos números oficiais, apresentados nesta terça-feira pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os índices divulgados diferem. Segundo a Pasta, 1.105 pessoas foram assassinadas no Ceará no primeiro semestre, não sendo contabilizadas as 82 mortes por intervenção policial e um óbito violento em presídio do Ceará.
De acordo com a SSPDS, em Fortaleza 53 pessoas foram mortas no mês de junho passado, contra 121 em junho de 2018, numa quedada ordem de 56.2 por cento.
(Jornalista Fernando Ribeiro)
Enem - As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos – dias 3 e 10 de novembro. Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, no Programa Universidade para Todos (ProUni), e bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, ou no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão prontas e se encontram na gráfica para diagramação e impressão. Segundo o presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi, a autarquia entregou a mídia com as questões na última sexta-feira (28), antecipando o cronograma, que previa o envio apenas ontem (1º).
Em 2019 e 2020, [o Enem] ainda continuará nos mesmos moldes de 2018”, diz.

De acordo com o Inep, o Enem tem 5,1 milhões de participantes confirmados.Enem 2019 - As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos – dias 3 e 10 de novembro. Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, no Programa Universidade para Todos (ProUni), e bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, ou no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).De acordo com o Inep, o Enem tem 5,1 milhões de participantes confirmados.
Outro assunto abordado na audiência pública foram as mudanças que terão que ser feitas no exame para adequá-lo ao Novo Ensino Médio, sancionado em 2017. Parte do currículo da etapa de ensino deverá ser destinada a uma formação comum a todos os estudantes do Brasil, definido pela chamada Base Nacional Comum Curricular, e parte deverá ser destinada a uma formação específica que poderá ser escolhida pelo estudante. O Enem terá, portanto, que avaliar essa nova formação, que ainda está em fase de implementação.Segundo Mussi, as mudanças deverão ocorrer no exame de 2021.
Todos os banheiros terão detectores de metal, o que antes ocorria apenas em alguns locais. Além disso, serão eliminados os candidatos cujos celulares tocarem durante a aplicação do exame, até mesmo aqueles cujos aparelhos tocarem o alarme. “O celular que tocar eliminará o candidato, até mesmo o alarme, o que é novidade este ano. Antes, tocava o alarme e não eliminava, neste ano, começa a eliminação por qualquer que seja o toque”, alerta.
Pelo cronograma, as provas serão impressas até o dia 17 deste mês. A partir do dia 24, começarão a ser expedidas e armazenadas para, a partir do dia 3 de outubro, serem distribuídas.
De acordo com Mussi, todos que têm algum contato com as questões da prova, desde servidores do Inep até funcionários da gráfica, assinam um termo de sigilo que tem cláusulas penais, o que permite “que o Inep, ocorrendo um vazamento, possa puni-los de acordo com o Código Penal”.Mussi ressaltou ainda que nos dia da aplicação do exame a segurança será reforçada.
(Agência Brasil)
(Agência Brasil)
SN E OS DESTAQUES DOS 246 ANOS DO ANIVERSÁRIO DE SOBRAL
O vereador sobralense Sargento Ailton (SD), tem comemorado nas redes sociais uma de suas grandes lutas com sucesso, a redução do preço de combustíveis em posto da cidade. Ele tem buscado na Câmara a obrigatoriedade para a redução aconteça em tempo recorde, quando reduzido nas refinarias e anunciado pelo Governo Federal.
Limite de saque nas lotéricas agora é de 2 mil para clientes CEF e BNB
RECESSO PARLAMENTAR DO MÊS DE JULHO
Limite de saque nas lotéricas agora é de 2 mil para clientes CEF e BNB

Os clientes Caixa e BNB poderão sacar até R$ 2 mil nas lotéricas. O valor representa um aumento de 33%
-------------------------------------
O Ceará e seu seleto Clube do Bilhão, estado tem 15 bilionários.
O Ceará é o terceiro do País com a maior concentração de bilionários. São 15 nomes, segundo a edição da Revista Forbes com dados colhidos em 2018.
Esse aí da foto acima não é Queiroz, nem Macedo e muito menos Jereissati.
Cândido Pinheiro, dono do Grupo HAP Vida, o maior bilionário cearense, com fortuna de R$: 7,6 bi.
Consuelo Dias Branco, viúva de Ivens Dias Branco ocupa o segundo lugar do clube do bilhão local, com R$: 5,76 bi de fortuna acumulada.
O terceiro colocado é Mário Araripe, dono da gigante de energia, Casa dos Ventos. Tem R$: 5,5 bi.
O quarto e o quinto colocados, Cândido Júnior e Jorge Lima (filhos do dono do HAP Vida) tem nada menos que R$: 3,8 bilhões cada um.
Amaurílio Macedo, herdeiro do Grupo J. Macedo é o sexto bilionário da lista cearense: R$: 3,5 bi. O sétimo é Deusmar Queirós, das farmácias Pague Menos, e com fortuna de R$: 3,2 bilhões.
O oitavo colocado é Carlos Jereissati, irmão do Senador Tasso. O dono da La Fonte e do Iguatemi tem fortuna de R$: 2,2 bi. O nono, Everardo Telles, ex-dono da cachaça Ypioca tem R$: 1,25 bi.
Do décimo até o décimo quinto colocado, vêm os bilionários cearenses “mais pobres”, gente que tem de R$: 1 bi prá lá. Ivens Júnior, Maria Regina, Cláudio, Marcos, e Maria das Graças, da família Dias Branco, cada um tem R$ 1,15 bilhão.
RANKING NACIONAL
Jorge Paulo Lemann (Ambev e outras) deixou o posto de maior bilionário do país. Ele tem U$$: 22,4 bi, mas perde para Joseph Safra, dono do Banco Safra que detém U$$: 25,5 bi.
Não confunda bilhão com milhão. Só os realmente muito ricos detém patrimônio de bilhões. É um grupo seleto de gente bastante poderosa.
RAPADURA COM FARINHA
Com 15 bilionários no ranking nacional, o Ceará é um dos estados que mais concentra renda na mão de poucos, reflexo claríssimo de sua perene desigualdade.
Só São Paulo (72) e Rio de Janeiro (25) tem mais bilionários que o Ceará. Estamos a frente de Minas (14); RS (13); e Pernambuco ( (7).
Na soma das fortunas, o Ceará é o quarto colocado (R$: 43 bi). RJ; SP e RS lideram ao somar o dinheiro de seus bilionários.
Se o estado cearense sofre por um lado com o desequilíbrio social eterno, por outro é lugar de gente sabida pra empilhar dinheiro…
Por Claudio Teran, via Facebook
---------------------------------------
BRASIL A 5ª MAIOR TAXA DE FEMINICÍDIO DO MUNDO - A CADA 2H UMA MULHER É MORTA NO PAÍS.
Devido ao Recesso Parlamentar do mês de Julho, a Câmara Municipal de Sobral comunica que, durante este mês, funcionará expediente corrido. O horário de funcionamento será de Segunda a Sexta, de 8h às 13h.
Informamos também que, neste mês, as Sessões Ordinárias estão suspensas. Caso ocorra necessidade de realização de uma Sessão Extraordinária, a data e o horário serão divulgados à população.
PROCON Câmara divulgou o seu Relatório bimestral referente aos meses de maio e junho de 2019, do Setor de Protocolo.

O Procon Câmara Municipal de Sobral, através dos procuradores jurídicos Dr. Samir Nobre Chaves e Dra. Juliana Freitas Alves, divulgou o seu Relatório bimestral referente aos meses de março e abril de 2019.
No total, foram prestados 445 serviços no último bimestre (maio/junho) em favor da população sobralense.
O presente relatório detalha a estimável atuação do PROCON CÂMARA SOBRAL em prol da sociedade sobralense, efetivando políticas públicas de defesa do consumidor e primando pela resolução das demandas consumeristas. Outrossim, o PROCON CSM também atua na conscientização da população sobre seus direitos enquanto consumidores.
O PROCON DA CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL exerce suas atividades através do atendimento ao público. Entre os diversos serviços prestados em favor da população sobralense, destacam-se os seguintes:
• Abertura de reclamações consumeristas;
• Consulta ao SPC/SERASA,
• Renegociação de dívidas,
• Orientação dos consumidores;
• Assistência jurídica;
Atualmente, o atendimento ao público no PROCON CMS é realizado de forma presencial na sede da Câmara Municipal de Sobral (prédio Anexo Gerardo Cristino Menezes – Rua Conselheiro Rodrigues Junior, S/N, Centro), de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12hs.
Assinar:
Comentários (Atom)

