Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Brisanet lança sinal 5G na cidade de Sobral (CE).

Ao todo, a empresa já ativou a tecnologia 5G em mais de 120 cidades cearenses

A Brisanet anuncia a chegada do sinal 5G em Sobral, a Princesinha do Norte, marcando mais um passo importante na expansão da tecnologia no Ceará. O lançamento oficial acontece nesta quinta-feira (17) e contará com diversas ações de marketing, incluindo uma carreata pela manhã para celebrar o importante avanço na cobertura do sinal no município, que já é atendido pelo serviço banda larga da companhia desde 2015.

Com a ativação em Sobral, o Ceará passa a contar com mais de 120 cidades atendidas pela tecnologia 5G, incluindo Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Juazeiro do Norte, Crato e Pereiro, que foi a primeira no estado a receber o 5G. Com 26 anos de mercado, a Brisanet atua como provedora de internet banda larga, operadora móvel (4G/5G), streaming de música, tv por assinatura e telefonia fixa. De acordo com a Anatel, a telecom é líder em market share de banda larga fixa na região Nordeste.

“A Brisanet é líder no serviço de banda larga em Sobral. Vamos trabalhar para alcançar o mesmo êxito no 5G”, afirma Jordão Estevam, diretor Comercial da Brisanet. Hoje, a telecom gera cerca de 5.500 empregos diretos no Ceará, sendo a primeira em número de clientes em todo o estado, com mais de 450 mil acessos de banda larga, além de ser eleita a líder em satisfação pela pesquisa Anatel.

“O 5G da Brisanet chega para alavancar a conectividade de Sobral. A tecnologia oferece velocidade até 100 vezes mais rápida do que o 4G, abrindo novas oportunidades para indústrias, educação e lazer. Nosso objetivo é fornecer a melhor conexão do mercado para impulsionar ainda mais o desenvolvimento de Sobral, que é uma das principais cidades do estado”, destaca o executivo.

Água em cidade do Ceará apresenta concentração de urânio sete vezes maior que o permitido.

Santa Quitéria é um município rico no metal. Abastecimento de água no município está sendo feito com carros-pipas.

A água em uma localidade de Santa Quitéria, no interior do Ceará, apresentou concentração de urânio sete vezes maior que o permitido. A informação foi repassada pela Secretaria da Saúde (Sesa) do estado nesta quarta-feira (16).

A Sesa informou que, conforme resultados do teste sobre a qualidade da água do distrito de Trapiá, em Santa Quitéria, foi identificada a concentração de urânio acima do valor permitido em 14 das 15 amostras coletadas.

Comissão de energia nuclear aprova local de instalação da maior mina de urânio do Brasil
Maior mina de urânio do Brasil promete empregos, mas especialistas apontam risco de contaminação

Conforme portaria de potabilidade GM/MS nº 888/21, o valor máximo permitido é de 0,03mg/L. Santa Quitéria é um município cearense rico em urânio. Na cidade, inclusive, existe um projeto de instalação da maior mina de urânio do Brasil (entenda mais abaixo).


Mina em Santa Quitéria, no Ceará, pode ser usada para extração de urânio e fosfato caso empreendimento seja aprovado. — Foto: Arquivo SVM

As amostras passaram por avaliação do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), que posteriormente as encaminhou ao Instituto Evandro Chagas (IEC) para revisão.

A Sesa garantiu que, de imediato, todas as medidas necessárias foram tomadas, incluindo comunicação formal ao Ministério da Saúde, Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e suas vinculadas, Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Casa Civil e outros entes relacionados ao tema.

De acordo com a série histórica registrada pela Sesa para a localidade, até o momento não foram identificadas condições clínicas e epidemiológicas de doenças sob suspeita de estarem relacionadas ao metal no distrito, que fica a um raio de 70 km de distância da jazida de Itataia. Conforme a secretaria, as funções renais são mais predispostas a sofrerem efeitos do urânio.

A secretaria disse ainda que está em execução um novo plano de amostragem de todo o município de Santa Quitéria. Nesta primeira fase, é realizado o mapeamento, com cartografia, dos pontos em que será realizada a coleta. As novas amostras devem ser reunidas no início de novembro, com novo processo de análise conduzido por Lacen e IEC.

Medidas adotadas

O Governo do Ceará falou ainda que, desde que tomou conhecimento do resultado do teste sobre a qualidade da água do distrito de Trapiá, tem tomado todas as medidas necessárias para minimizar a situação e resolver o problema no abastecimento.

O governo adotou, desde o dia 28 de setembro, uma série de medidas, considerando que o comprometimento da qualidade da água se dá por causas naturais, sob a conclusão de que o solo do local apresenta alta concentração do metal. Confira as medidas:

Criação de um Comitê Emergencial para Gerenciamento de Riscos e Contenção de Danos, formado pelas secretarias da Casa Civil, Recursos Hídricos, Saúde e Procuradoria-Geral do Estado, além dos órgãos Cagece, Cogerh, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar;
Interdição imediata dos pontos de coleta das amostras em que foi identificada a presença de urânio;
Orientação e acompanhamento multidisciplinar da população local, inclusive com a visita de técnicos de saúde e de abastecimento e realização de audiência pública;
Garantia do abastecimento à população da localidade com 15 carros-pipa diários;
Início do funcionamento da adutora nesta semana, que levará água do açude Araras até a localidade, com vazão de 18m³/h;
Elaboração de Plano de Contingência em resposta ao evento adverso, a partir de estratégia planejada e intersetorialmente articulada, objetivando minimizar efeitos.

O Governo do Ceará disse também que outras medidas serão adotadas de acordo com a necessidade, com o objetivo de proteger os cidadãos e cidadãs da comunidade de Trapiá.

Maior usina de urânio do 
Conheça o projeto de extração de urânio e fosfato em Santa Quitéria, no Ceará

No dia 24 de maio, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) deu sinal positivo para a construção do local de beneficiamento de urânio do Complexo de Santa Quitéria, no Ceará. A aprovação foi publicada no Diário Oficial da União quatro dias depois.

A jazida fica situada na fazenda Itataia, entre os municípios de Santa Quitéria e Itatira, a cerca de 210 quilômetros de Fortaleza. Ela é considerada a maior mina de urânio do Brasil.


A exploração da mina ficará a cargo do Consórcio Santa Quitéria, formado pela empresa pública Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e com a Galvani Fertilizantes, do setor privado. A proposta é explorar a jazida por 20 anos.

ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a extradição de investigados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 que estão foragidos no exterior.

 


Atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília. / Foto: Reprodução Agência Brasil.

A medida do ministro envolve cerca de 60 brasileiros que fugiram para a Argentina após romperem a tornozeleira eletrônica e o blogueiro Oswaldo Eustáquio, que está na Espanha.

A íntegra das decisões está em segredo de Justiça, e os detalhes não foram divulgados.

A tramitação dos pedidos de extradição é longa e não há previsão para que os acusados sejam presos e enviados para o Brasil.

Os pedidos de extradição foram feitos ao ministro pela Polícia Federal. Após a autorização da medida, os processos seguiram para o Ministério da Justiça e o Ministério das Relações Exteriores.

Caberá à diplomacia brasileira e ao ministério realizarem os trâmites internacionais do caso.

O STF já condenou mais de 200 envolvidos no 8 de janeiro. Eles respondem pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.

Fonte: Agência Brasil

equipe de transição da gestão Ivo Gomes para Oscar Rodrigues Prefeitura de Sobral.

Em entrevista ao radialista Edival Filho, o engenheiro eletricista e ex-vereador de Sobral, Luciano Linhares, divulgou a lista de nomes dos componentes:

De acordo com ele, um ofício foi enviado pelo atual prefeito, Ivo Gomes (PSB), solicitando a lista de profissionais que participarão da transição do prefeito eleito.

Confira a lista completa abaixo:

• Luciano Linhares (Engenheiro Eletricista e coordenador da equipe de transição)

• Dr. Gustavo Judá (Advogado)

• Dr. João Paulo (Advogado)

• Hermenegildo Sousa Neto (Engenheiro Civil e vereador eleito pelo MDB)

• Dr. Junior Balreira (Advogado e vereador de Sobral)

• Igor Bezerra (Ex-vereador de Sobral)

• Dra. Michele Alves (Coordenadora do Centro de Saúde do UNINTA)

• Zezão (Advogado e ex-vereador de Sobral)

• Maria Eliziane Batista de Lima (Secretária de Finanças de Horizonte/CE)

• Cynira Kezia Rodrigues Ponte (Diretora Geral da Faculdade FIED de Tianguá)

• Dr. João Alberto Adeodato (Ex-vereador de Sobral e marido da vice-prefeita eleita Dra. Imaculada)

A equipe de transição do atual prefeito de Sobral, que terá de de 3 a 11 profissionais, ainda não foi divulgada.

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Confira os nomes da equipe de transição de Oscar Rodrigues
Foi divulgada a lista com os 11 nomes que compõem a equipe de transição do prefeito eleito de Sobral, Dr. Oscar Rodrigues. A equipe será coordenada por Luciano Linhares, que também atuou como coordenador de sua campanha.

A equipe de transição terá a responsabilidade de garantir que a passagem de gestão ocorra de forma organizada e transparente, facilitando o início da nova administração a partir de 2025. Confira os nomes dos membros da equipe:

JOSÉ CRISÓSTOMO BARROSO IBIAPINA (ZEZÃO);

JOÃO PAULO AVELINO ALVES DE SOUSA;

IGOR JOSÉ ARAÚJO BEZERRA;

GUSTAVO JHUDAR FERREIRA RIBEIRO;

CYNIRA KÉZIA RODRIGUES PONTE SAMPAIO;

JOSÉ OSWALDO BALREIRA JÚNIOR;

MARIA ELEIZIANE BATISTA LIMA;

FRANCISCO HERMENEGILDO SOUSA NETO;

MICHELLE ALVES VASCONCELOS PONTE;

JOÃO ALBERTO ADEODATO JÚNIOR.

Essa equipe será responsável por levantar informações, dados e relatórios essenciais para o planejamento das ações da nova gestão de Dr. Oscar Rodrigues, que pretende implementar mudanças significativas no município de Sobral.

Fonte: Sobral Portal de Notícias