Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de março de 2017

PROCON SOBRAL - CE

Em pleno funcionamento o PROCON LEGISLATIVO, inaugurado no último dia 1º de julho de 2016, na Câmara Municipal de Sobral.

Decon CE - Departamento Defesa Consumidor - Av. Monsenhor Aloísio Pinto
(88) 3611-3575

Proteção ao Consumidor (PROCON) Rua Menino Deus
(88) 3677-7641 - 3677.7642 - 3677.7643 - 3677.7644.
O PROCON LEGISLATIVO é uma parceria com o Ministério Público do Estado do Ceará.
A iniciativa foi do ex-presidente da Câmara Municipal de Sobral José Crisóstomo Barroso, o “Zezão Ibiapina” e da Dra. Anchelly Sampaio – Secretária Executiva do DECON de Fortaleza.
Procuradores: Samir Nobre Chaves e Juliana Freitas
O PROCON LEGISLATIVO funciona no prédio anexo da Câmara Municipal, no andar térreo.

CEARÁ INVERNO 2017

Dois açudes no Ceará atingem 100% da capacidade hídrica

Apesar das chuvas, a maioria e os principais açudes do Estado ainda estão com menos de 10% da capacidade.
Diante da intensidade das chuvas que banharam o Ceará no mês de fevereiro e início de março, o Estado recomeçou a ter açudes com armazenamento de água em 100%. Os açudes Maranguapinho, no município de Maranguape, e o açude Caldeirões, em Saboeiro já sangraram e estão operando neste domingo (5) com volume total de armazenamento hídrico.

Além deles, os açudes Curral Velho (12 mil m3 de água), em Morada Nova; e o açude Gavião, na Região Metropolitana de Fortaleza, têm mais de 80% do volume preenchido. O Gavião tem capacidade de armazenar 53 milhões de metros cúbicos de água e abastece Fortaleza. As informações são da Secretaria de Recursos Hídricos.

Apesar das chuvas, a maioria e os principais açudes do Estado ainda estão com menos de 10% da capacidade. O Castanhão, o maior, opera com 5,23% da capacidade; o Orós tem 10,12% da capacidade; e o Banabuiú – terceiro maior do Ceará, tem apenas 0,59%.

Choveu em 124* municípios cearenses entre as 7 horas dessa quarta-feira, 1º, e as 7 horas de quinta-feira, 2, e sexta-feira a noite de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).

Ontem, a Funceme registrou chuvas em pelo menos 127 municípios. 

A maior precipitação foi anotada em Itaiçaba, com 121.4 mm, Moraújo com 71 milímetros. Iracema, com 70 mm, e Quixeramobim, com 60 mm.

Em Fortaleza, choveu 42.4 mm nesta madrugada, no posto da Água Fria. Outras cidades com volumes significativos foram: Madalena (58 mm), Cruz (58 mm), Bela Cruz (55 mm), Alto Santo (54 mm) e Beberibe (53 mm).

Choveu em 137* municípios cearenses entre as 7 horas dessa quinta-feira, 2, e as 7 horas desta sexta-feira, 3, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). A maior precipitação foi anotada em Tururu, com 180 mm, seguida dos registros de Beberibe, com 148 mm, e Fortim, com 144 mm.


Em Fortaleza, o acumulado da madrugada foi de 7.4 mm, no posto da Água Fria. A chuva continua durante a manhã e alagou algumas ruas da capital cearense. 

As chuvas no último mês de fevereiro superaram a média histórica em 33.3%, conforme atualização da Funceme nesta quinta-feira. O Ceará teve 158.1 mm de chuva, enquanto no mesmo período do ano passado foi anotado apenas 53.2 mm. Com isso, aumentam as chances para o fim da seca no Ceará, embora a possibilidade de escassez de chuvas nas regiões dos açudes estratégicos ainda preocupe.

Agora, a expectativa é que as chuvas de março melhorem a recarga dos açudes. Nos dois primeiros meses deste ano, os reservatórios tiveram recarga de 142,2 milhões de metros cúbicos (m³). Por enquanto, apenas um açude possui volume acima de 90%: Caldeirões (Saboeiro).


Outros 51 açudes estão com volume morto, quando o nível fica abaixo da tubulação feita para liberar a água acumulada. Além disso, 32 reservatórios estão com volume seco, o que significa que a água está em quantidade mínima e não tem possibilidade de uso.
Alerta aponta chance de chuva, vendaval e raios

Inpe apontou que condições meteorológicas são favoráveis a fenômenos adversos em 125 municípios cearenses, sobretudo na faixa litorânea e no oeste do Estado


O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu alerta para a possibilidade de hoje haver chuva intensa, vendaval, raios e alagamento em 125 dos 184 municípios do Ceará. De acordo com o instituto, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência dos fenômenos ao longo da sexta-feira.

A área incluída do alerta inclui quase toda a porção oeste do Ceará, do litoral ao Sertão dos Inhamuns, pega a faixa litorânea até parte da costa leste e parte do Sertão Central.

O fenômeno pode ainda se estender à maior parte dos estados do Piauí, Maranhão, Amapá, regiões do Pará, Tocantins e até mesmo uma porção da Guiana Francesa.

DELEGACIAS SUPERLOTADAS DE PRESOS NO CEARÁ

Sindicato dos policiais civis volta a denunciar problema de superlotação de presos em delegacias da RMF.
Novas denúncias de superlotação de presos em delegacias da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza voltam a ser feitas pelo Sindicato dos Policiais Civis do ceará (Sinpol). Segundo a entidade, a situação em algumas distritais está além do suportável.

Nesta quinta-feira dia 02 de março de 2017, a entidade que congrega inspetores e escrivães da Polícia Judiciária cearense revelou nas redes sociais a situação em que se encontra o 29º DP (Pajuçara), no Município de Maracanaú. Ali, são 17 presos recolhidos em uma única e apertada cela.

Conforme a denúncia, vários detentos estão doentes e a Polícia não tem como prestar a devida assistência aos enfermos, já que os policiais têm outras funções, especialmente a tarefa de investigação de crimes, pois a Pajuçara apresenta um alto índice de criminalidade. São crimes misteriosos de assassinatos com características de execução sumária que necessitam de uma investigação rigorosa.

Com o excesso de presos nas delegacias, além do risco permanente de resgates, fugas e até mortes, os policiais civis deixam de cumprir o dever de investigar crimes e passam, exclusivamente, a fazerem a guarda e escolta dos detentos, num autêntico desvio de função.

No ano passado, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) iniciou um processo de retirada de presos das delegacias distritais, metropolitanas e especializadas na Grande Fortaleza. Dezenas de detentos foram transferidas para o Sistema Penitenciário. No entanto, o esvaziamento não foi total e o problema volta a ser denunciado.

A Delegacia Geral da Polícia Civil ainda não se manifestou acerca da denúncia do Sinpol.

Fonte: Jornalista Fernando Ribeiro

VACINAÇÃO NACIONAL 2017

Ministério da Saúde antecipa vacinação contra a gripe no País.

Postos vão ofertar imunizante para grupos prioritários a partir de 17 de abril; professores serão incluídos na campanha a partir deste ano.

BRASÍLIA - A campanha de vacinação contra gripe será antecipada neste ano, a exemplo do que ocorreu em 2016. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que postos de saúde de todo o País vão ofertar o imunizante para grupos prioritários a partir de 17 de abril. Para profissionais de saúde, a vacinação começa ainda mais cedo: a partir do dia 10 de abril.

A antecipação do calendário foi feita diante do pedido de secretários estaduais de Saúde da Região Sul do País

Professores das redes pública e particular de ensino passarão neste ano a ser vacinados contra a gripe em postos de saúde. A classe profissional não fazia parte do grupo beneficiado pela campanha.

A antecipação do calendário foi feita diante do pedido de secretários estaduais de Saúde da Região Sul do País. Entre as justificativas para solicitação estava o comportamento que a doença apresentou no ano passado.

O aumento de casos da infecção foi registrado logo depois do verão, antes mesmo de a vacinação ter início. O fenômeno levou a um aumento importante de casos de gripe e de mortes provocadas pela doença.