Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Meruoca: Açude jenipapo está neste domingo (02/05/21), com 91,06 % de seu volume

 As últimas chuvas caídas no município de Meruoca o maior reservatório da Serra da Meruoca, o Açude Jenipapo vem aumentado seu volume. Açude que abastece os município de Meruoca/Alcântaras está neste domingo (2/05/21), com 91,06% de seu volume.

Bandeira vermelha deixa conta de energia mais cara em maio.


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (30) que a conta de luz terá bandeira vermelha 1 neste mês de maio. A medida, significa que será cobrada uma taxa adicional mais alta, de R$ 4,69 para cada 100 kWh. 

Em abril, as faturas tiveram bandeira amarela, que representa R$ 1,34 a mais a cada 100 kWh. Segundo a Aneel, o “agravamento” da bandeira tem relação com a época do ano, já que o mês de maio marca o início da estação seca em boa parte do país.

Os reservatórios das principais usinas hidrelétricas do país já estão baixos, mesmo ao fim da temporada de chuvas. O cenário, diz a agência, sinaliza um “patamar desfavorável de produção” de eletricidade – quanto menos água guardada, maior a necessidade de acionamento das termelétricas, que são mais caras. 

Fonte ANC


Na tentativa de frear o contágio, a Índia ampliou a campanha de imunização para todos os adultos. Mas faltam doses no país que mais produz vacinas no mundo: tentativa de frear o contágio, a Índia ampliou a campanha de imunização para todos os adultos. Mas faltam doses no país que mais produz vacinas no mundo.

 Lá deve ter os genocidas que preferem exportar e ganhar lucros do que salvar vidas.

Na capital, Nova Delhi, autoridades pediram para as pessoas não se aglomerarem nos postos de vacinação porque as doses ainda não chegaram. O lockdown na cidade, em vigor desde 19 de abril, foi estendido hoje por mais uma semana.

Para piorar o que já está péssimo, um hospital em Nova Delhi ficou sem oxigênio por 80 minutos, provocando a morte de oito pacientes. O diretor do hospital disse que implorou aos fornecedores por mais oxigênio, mas o caminhão tanque chegou tarde demais.

Carregamentos de ajuda humanitária cruzam os ares até a Índia: 120 respiradores artificiais da Alemanha, 8 aparelhos que produzem oxigênio da França. Mas o país que tem quase sete vezes o tamanho da população brasileira, com 1,3 bilhão de habitantes, precisa de muito mais.

A comunidade internacional se mobiliza, fala em solidariedade e cooperação. Mas também se protege. Turistas indianos não entram no Reino Unido neste momento. Os Estados Unidos vão restringir a entrada de pessoas vindas da Índia a partir de terça-feira (4).

mais um lote de doses da vacina AstraZeneca, adquiridas pelo governo brasileiro por meio do consórcio Covax Facility. No total, neste domingo, foram entregues 3,8 milhões de doses. Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, receberam hoje (2), em Guarulhos, São Paulo,

Covax Facility é uma aliança internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a covid-19 e garantir acesso igualitário à imunização.

O terceiro lote, contendo 2.025.600 doses de vacinas contra a covid-19, chegou hoje (2), por volta das 16h20, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, em uma aeronave proveniente de Amsterdã.

As doses que foram encaminhadas ao Brasil são da vacina desenvolvida pela Oxford/AstraZeneca. O imunizante foi fabricado pela empresa multinacional Catalent, na Coreia do Sul.

Esse foi o terceiro lote recebido pelo Brasil somente neste final de semana. Ontem (1º), o Brasil já havia recebido cerca de 220 mil doses. Já na madrugada de hoje (2), o país recebeu mais 1,735 milhão de doses. Com esses últimos desembarques, completam-se os 4 milhões de doses previstos para maio, anunciados pelo Ministério da Saúde. No total, o Brasil tem direito a receber 42,5 milhões de doses do consórcio.

Em março, o governo brasileiro já havia recebido 1.022.400 doses da Covax/Facility.

No Aeroporto de Guarulhos, fica a Coordenação de Armazenagem e Distribuição Logística de Insumos Estratégicos para a Saúde (Coadi) do Ministério da Saúde. De Guarulhos, essas doses serão distribuídas aos estados e municípios por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

(AgBr)

O número de pessoas vacinadas com ao menos uma dose contra a Covid-19 no Brasil chegou neste domingo (2), a 31.875.681, o equivalente a 15,05% da população total


Nas últimas 24 horas, 110.607 pessoas receberam uma dose da vacina, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto a secretarias de 26 Estados e Distrito Federal.

Dezesseis estados atualizaram as informações neste domingo.

Entre os quase 32 milhões de vacinados, 15.869.985 receberam também a segunda dose, o que representa 7,49% da população com a vacinação completa contra o novo coronavírus.

Nas últimas 24 horas, 63.595 pessoas receberam essa dose de reforço.

Foram ainda 47.012 que tomaram a primeira dose.

Em termos proporcionais, o Rio Grande do Sul segue como o Estado que mais vacinou sua população até aqui: 19,89% dos habitantes receberam ao menos a primeira dose.

A porcentagem mais baixa é encontrada no Amapá, onde 10,26% receberam a vacina.

Em números absolutos, o maior número de vacinados com a primeira dose está em São Paulo (7,59 milhões), seguido por Minas Gerais (3,30 milhões) e Bahia (2,40 milhões).

*Estadão

 MAIO 03, 2021 

Entra em vigor a partir de hoje novo decreto estadual que permite novo avanço no processo de flexibilização das atividades econômicas no Ceará, com a liberação parcial do comércio de rua e de shoppings também aos fins de semana.

 Reabertura avança em novo decreto; continuidade depende de adesão de todos aos cuidados e protocolos

O anúncio foi feito pelo governador @camilosantanaoficial após reunião virtual com o comitê formado por profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e a Prefeitura de Fortaleza. 

Governador Camilo Santana detalhou o novo decreto e destacou que a continuidade do processo de reabertura depende do comportamento das pessoas, e que todos respeitem as recomendações sanitárias previstas.