Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

FAKE NEWS E PROPAGANDA ELEITORAL IRREGULAR

Pouca gente sabe mas, em eleições estaduais e presidenciais, os promotores de Justiça Eleitorais atuam na fiscalização de irregularidades na propaganda eleitoral, provocando o exercício do poder de polícia em casos que demandem reparação imediata e evitando desigualdades. Para facilitar o diálogo com os cidadãos, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) divulga um formulário on-line para colher denúncias de irregularidades nas propagandas eleitorais, inclusive casos de Fake News.
No formulário (disponível aqui), o usuário pode anexar diversos tipos de documentos que comprovem a irregularidade e, após a entrega das informações, uma mensagem é enviada para o e-mail informado pelo cidadão com um link e um código de identificação da denúncia para acompanhar as providências tomadas. É possível, ainda, mesmo após o envio, adicionar novas informações na denúncia e interagir por meio da troca de mensagens com o promotor eleitoral responsável. No caso de Fake News, é imprescindível informar o endereço eletrônico (URL) da página na Internet em que a notícia foi divulgada.
Segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel), promotor de Justiça Emmanuel Girão, a ferramenta é um grande avanço, pois aproxima o MP da população. “O cidadão pode contribuir muito com o trabalho do Ministério Público, ao realizar as denúncias de irregularidades de forma imediata. O tempo é um aspecto importante para evitar danos irreparáveis que promovam desigualdade entre os candidatos. Por isso, convocamos todos os cearenses para ser o nosso olho fiscalizador para que tenhamos eleições limpas, e que este seja um momento de pleno exercício da democracia”, disse.
Caso algum ilícito denunciado não seja de atribuição do promotor de Justiça Eleitoral, ele será encaminhado para a Procuradoria Regional Eleitoral, órgão do Ministério Público Federal que atua na fiscalização das eleições e é responsável pelo ajuizamento de ações judiciais, se necessário. O coordenador do Caopel disponibiliza uma cartilha do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) que explica, de forma didática, o que pode e não pode ser feito na propaganda eleitoral. A relação dos promotores eleitorais de cada Comarca estão disponíveis aqui.
Algumas das irregularidades mais comuns neste período são:
– Pinturas, inscrições, faixas e placas em residências. Somente é permitido adesivo ou papel na janela até o máximo de 0,5 m²;
– Propaganda eleitoral em outdoors ou com efeito visual semelhante acima de 4 m², inclusive em comitês de campanha;
– Carros de som ou trios elétricos circulando pela cidade (só pode em carreatas, caminhadas, passeatas e comícios);
– Propaganda eleitoral em bens públicos ou bens de uso comum (postes de iluminação, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, paradas de ônibus, lojas, estádios, shopping centers, igrejas, etc.);
– Notícias sabidamente falsas (fake news) na internet ou em redes sociais.

Ceará é destaque no programa “Profissão Repórter”

Programa mostrou os altos índices de homicídios na Capital cearense desde 2017.
O Ceará mais uma vez foi destaque no cenário da violência no Brasil. Nesta quarta-feira (5), o programa televisivo “Profissão Repórter”, da Rede Globo, revelou que em apenas uma semana, o País registrou 1.195 assassinatos. Na Capital cearense, 49 pessoas foram mortas entre os dias 21 e 27 de agosto. Os números, porém, se referem ao ano de 2017.

De acordo com os dados levantados pelo programa, o bairro Jangurussu foi o que registrou mais mortes violentas naquele período. Foram sete casos em quatro dias, a maioria no Conjunto Palmeiras, um dos pontos da cidade mais afetados com a violência armada.

De acordo com a reportagem, o primeiro a ser assassinado naquele bairro foi um idoso de 69 anos, identificado como Sebastião de Souza. Familiares contam que, na época do crime, o idoso foi morto por dois homens que, posteriormente, também foram assassinados. “Não sei quem foi. Parece que foi gente deles (dos assassinos do ancião) que quiseram fazer a vingança pela família, porque não acharam certo o que eles fizeram”, disse Cleide de Souza, filha do aposentado morto.

Índice satisfatório?

Na reportagem, o sociólogo Luiz Fábio Paiva, do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (UFC), informou que, “os homicídios em Fortaleza estão concentrados nas periferias. Há muito tempo elas sofrem com guerras territoriais. Você tem o grupo do lado A, que não pode andar na comunidade do lado B. E. em geral, eles fazem tocaias e crimes de pistolagem para poder ir matando aqueles que são considerados inimigos”.

Na reportagem, o delegado da Polícia Civil, George Monteiro, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), diz que, embora não seja o desejável, é um índice considerado satisfatório”. Ele se referia à informação de que, em média, 20 por cento dos homicídios no Ceará são solucionados.

Veja matéria completa:
Com informações do Cearanews7

SOBRAL-CE: DUPLA ARMADA FAZ "BLITZ" NO DISTRITO DE SALGADO DOS MACHADOS (CE 179)

Dois criminosos armados de revólver realizaram uma "blitz" na manhã de ontem (5), por volta das 06:00h, na CE 179, na localidade de Salgado dos Machados. Os criminosos pararam várias motocicletas e roubaram várias pessoas que transitavam pela CE 179. Uma das vítimas teve uma mochila e notebook tomados de assaltos. Os bandidos fugiram rumo ao distrito de Bonfim. A Polícia foi acionada, mas os assaltantes não foram localizados. Fonte: Sobral 24 horas

Bolsonaro é esfaqueado em Juiz de Fora

Atentado aconteceu nesta quinta (6) Publicado em 6 set 2018, 16h09 



O candidato do PSL à presidência, Jair Bolsonaro, levou uma facada na região da barriga durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG), na tarde desta quinta-feira (6). Um suspeito foi preso.

Bolsonaro foi levado à Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. O hospital informou que ele deu entrada na emergência por volta de 15h40, com "uma lesão por material perfurocortante na região do abdômen".

O candidato passou por uma cirurgia que terminou por volta das 19h40. O estado de saúde dele é estável. Por volta das 19h55, Bolsonaro foi levado para a UTI da Santa Casa de Juiz de Fora, onde deve passar a noite. Uma equipe do Hospital Sírio-libanês, de São Paulo, está a caminho da cidade mineira para avaliar uma possível transferência de Bolsonaro.

Inicialmente, um de seus filhos, o deputado estadual Flavio Bolsonaro, tinha afirmado que o ferimento era superficial, mas exame indicou a suspeita de uma lesão no fígado.

Bolsonaro foi encaminhado para cirurgia, e os médicos constataram que não houve lesão no fígado, mas houve três lesões no intestino delgado, já tratadas. A facada também atingiu a artéria mesentérica, que leva sangue para a intestino.

Na cirurgia, foi feita uma ileostomia, um procedimento que conecta o intestino delgado para um bolsa fora do corpo, evitando que as fezes passem pelo intestino grosso e possam causar uma infecção no local onde os médicos resolveram a perfuração.

Em nota, a Polícia Federal afirmou: "[Bolsonaro] contava com a escolta de policiais federais quando foi atingido por uma faca durante um ato público na cidade de Juiz de Fora (MG). O agressor foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia da PF naquele município. Foi instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias do fato".

O suspeito de ter dado a facada foi identificado pela PM como Adélio Bispo de Oliveira, de 40 anos. Segundo informações da polícia, ele foi agredido por pessoas que estavam no local.

Segundo o comandante do 2º Batalhão da PM de Juiz de Fora, tenente-coronel Marco Antônio Rodrigues de Oliveira, o suspeito "alegou que tentou ferir o candidato Jair Bolsonaro por ter divergências de ideias e pensamentos com ele [...] Falou que [foi] uma questão pessoal dele. Depois não manifestou mais nada".

A polícia fez buscas em um imóvel onde Oliveira morou em Montes Claros, cidade a cerca de 800 km de Juiz de Fora, mas não encontrou nada. O agressor é formado em pedagogia, foi filiado ao PSOL entre 2007 e 2014 e tem passagem na polícia em 2013 por lesão corporal.

No momento em que foi esfaqueado, Bolsonaro estava sendo carregado nos ombros por um apoiador de sua campanha, fazendo corpo a corpo com eleitores, na região do Parque Halfeld. Enquanto ele acenava para os simpatizantes de sua candidatura, o homem se aproximou e deu uma facada no presidenciável.

Fonte: G1
Bolsonaro é esfaqueado durante ato de campanha em MG
A Polícia Federal prendeu um suspeito e acredita que ele seja militante do PT.


Homem que esfaqueou Bolsonaro foi filiado ao PSOL por 7 anos



Adelio Bispo de Oliveira foi filiado à legenda em Uberaba (MG) entre 2007 e 2014, quando pediu para deixar o partido.

O homem acusado de esfaquear o candidato Jair Bolsonaro na tarde desta quinta-feira em Juiz de Fora (MG), Adelio Bispo de Oliveira, foi filiado ao PSOL de Uberaba (MG).

Ele esteve entre os filiados à legenda entre maio de 2007 e dezembro de 2014, quando pediu para deixar o partido. As informações constam do registro de filiados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode ser baixado no site da corte eleitoral. (veja abaixo, clique para ampliar).

A partir de dados de Adelio Bispo de Oliveira divulgados pela polícia, como o nome de sua mãe e sua data de nascimento, é possível concluir que o número de sua inscrição eleitoral (destacado em vermelho acima) é o mesmo que aparece no registro do seu local de votação, em Uberaba (MG) (veja abaixo). Conclui-se, portanto, que não se trata de um homônimo, e sim do mesmo Bispo de Oliveira acusado do atentado contra o presidenciável.


O acusado também tem pendências com a Justiça Eleitoral. Em uma consulta a partir dos dados de Bispo de Oliveira, o serviço de emissão da certidão de quitação eleitoral do TSE informa: “Favor procurar o Cartório Eleitoral para regularizar a situação de sua inscrição.”


Fonte: Veja





Câmara Municipal de Vereadores de Sobral - Audiência Pública no dia 12 de setembro para discutir as propostas de alterações do IPTU e ITBI.


A Câmara Municipal de Sobral, através de sua Comissão Permanente de Finanças, Justiça e Redação, na forma do Art. 50-A da Lei Orgânica do Município de Sobral, realizará Audiência Pública no dia 12 (quarta-feira) de setembro, em seu Plenário 05 de Julho, com início às 09:00 horas, para discutir as propostas de alterações do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
As propostas de alterações foram enviadas ao Poder Legislativo Sobralense através da Mensagem nº 622, que encaminhou o Projeto de Lei Complementar nº 072/2018, que: “Altera a Lei Complementar nº 039, de 23 de dezembro de 2013, que instituiu o Código Tributário do Município de Sobral, alterando os dispositivos relativos ao IPTU e ITBI, e dá outras providências”; de autoria do Poder Executivo Municipal, que tem como gestor o prefeito Dr. Ivo Ferreira Gomes.

A Comissão Permanente de Finanças, Justiça e Redação tem a seguinte composição: Presidente é o vereador Itamar Ribeiro, o relator é o edil Carlos Evanilson (Calisto Calisto); membros: Vicente de Paulo (Paulão), Prof. Clayton Prado e José Crisóstomo (Zezão).

Matéria e publicação: Edmar Rodrigues (Diretor DTI / Câmara)

Auxiliado: Diogo Silva (Técnico em Informática).

Procon Câmara Municipal



 Relatório Bimestral do Setor de Protocolo.
FONES 2677.7641 - 7642 - 7643
O Procon Câmara Municipal de Sobral, através dos seus coordenadores, os procuradores: Dr. Samir Nobre Chaves e Dra. Juliana Freitas Alves, divulgou o seu Relatório Bimestral referente aos meses de julho a agosto de 2018 do Setor de Protocolo:

AR – Abertura de Reclamação ..... 65 

O – Orientação ..... 70

C/SPC – Consulta ao SPC / SERASA ..... 07 

RPI – Retorno do Procedimento Instaurado ..... 36

RM / E – Residente em outro Município / Encaminhamento ..... 14

RC–NC / E – Relação de Consumo Não Configurada / Encaminhamento ..... 15

CCDI – Consumidor com Documentação Incompleta ..... 18

P – Protocolo ..... 07

Total de serviços: ....................................................................................................... 232

Portanto verifica-se a grande procura por esses serviços públicos oferecidos pelo Procon Câmara de Sobral aos cidadãos e cidadãs sobralenses, totalizando nesse último bimestre 232 (duzentos e trinta e dois) atendimentos. 

Matéria e publicação: Edmar Rodrigues (Diretor DTI / Câmara)

Auxiliado: Diogo Silva e Ângelo de Medeiros (Técnicos em Informática).

CÂMARA MUNICIPAL MIRIM - PAUTA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 05 DE SETEMBRO DE 2018

Câmara Municipal de Sobral fez uma transmissão ao vivo dia 05 de setembro de 2018.18:30 h ·
TERCEIRA SESSÃO NO PLENÁRIO 5 DE JULHO DO VEREADOR MIRIM

        O Programa Câmara Mirim de Sobral, implantado pelo vereador presidente Paulo César Lopes Vasconcelos escolheu dia 08 de junho de 2018, através de eleições nos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada do município de Sobral os vereadores mirins.

          O número de cadeiras oferecidas no programa é de 21 (vinte e uma), que equivale ao número de vereadores eleitos em nosso município.

          O processo de eleição ocorreu em 18 estabelecimentos de ensino e 01 instituição a APAE / Sobral, fazendo-se assim a inclusão social e cidadania.
Quem são os treze candidatos à Presidência da República em 2018

Ao fim do período de registros no TSE, nesta quarta-feira, disputa pelo Palácio do Planalto tem maior número de candidatos desde 1989

Álvaro Dias (Podemos), 
Cabo Daciolo (Patriota), 
Ciro Gomes (PDT), 
Eymael (DC), 
Geraldo Alckmin (PSDB), 
Guilherme Boulos (PSOL), 
Henrique Meirelles (MDB), 
Jair Bolsonaro (PSL), 
João Amoêdo (NOVO), 
João Goulart Filho (PPL), 
Lula (PT), 
Marina Silva (REDE) e 
Vera Lúcia (PSTU) 
(TSE/Divulgação)

Com treze candidatos, a corrida pelo Palácio de Planalto nas eleições de 2018 é a mais concorrida e pulverizada desde 1989, a primeira da redemocratização, quando foram 22 os presidenciáveis.

Além de PT e PSDB, que polarizam as disputas pelo Planalto desde 1994, a eleição de 2018 terá um candidato do MDB após 24 anos, um do PDT, depois de doze anos, e a estreia da Rede Sustentabilidade, criada em 2015, no cenário nacional.




Política - ELEIÇÕES 2018



Bolsonaro lidera Ibope com 22%; 
Ciro chega a 12% e empata com Marina

Levantamento, o primeiro depois do início do horário eleitoral e de o TSE barrar a candidatura de Lula, 
ainda mostra Alckmin com 9% e Haddad com 6%

Os candidatos à Presidência da República, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e Marina Silva (Paulo Whitaker/Reuters - Adriano Machado/Reuters)

O Ibope divulgou na noite desta quarta-feira, 5, uma nova pesquisa eleitoral com números para a corrida à Presidência da República na eleição de outubro. O levantamento, primeiro a ser divulgado pelo instituto de pesquisas depois do início do horário eleitoral no rádio e na TV e da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de barrar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como candidato do PT o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e mostra Jair Bolsonaro (PSL) na liderança.

O deputado federal tem 22% das intenções de voto, seguido por Marina Silva(Rede) e Ciro Gomes (PDT), ambos com 12%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 9%, e Haddad, com 6%. Na pesquisa anterior do instituto de pesquisas, divulgada em meados de agosto, Bolsonaro tinha 20%; Marina, 12%; Ciro, 9%; Alckmin, 7%; e Haddad, 4%.