Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2018

FERIADÃO DA SEMANA SANTA NO CEARÁ EM 2018

Veja o que abre e o que fecha 

Repartições públicas municipais e estaduais têm funcionamento facultativo a partir desta quinta-feira (29)

O feriadão da Semana Santa, entre a Sexta-feira da Paixão (30) e domingo (1º), altera o funcionamento de serviços e estabelecimentos no Ceará. O TRE não funciona a partir desta quarta-feira (28). As repartições públicas municipais e estaduais têm ponto facultativo na quinta-feira (29).

Segundo a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), os supermercados têm funcionamento normal durante o feriadão, enquanto que nas padarias, o funcionamento depende de cada estabelecimento. Confira abaixo o que abre e o que fecha nesse feriado prolongado:

Conforme o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas) o comércio do Centro de Fortaleza e as lojas de rua fecham na sexta-feira (30) e voltam a funcionar normalmente no sábado (31) e domingo (1°).

Segundo a Associação Cearense de Supermercados (Acesu) os supermercados em todo o estado abrem normalmente durante o feriado da Semana Santa.

De acordo com o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará, o funcionamento é facultativo durante o feriadão.

Agências bancárias fecham na sexta-feira (30). Contas com vencimento marcado para esta data poderão ser pagas na segunda-feira (2) sem multas e juros.

Segundo a administração, o Mercado Central, não funciona na sexta-feira (30), mas retorna as atividades no sábado (31), das 8h às 16h e domingo (1°), das 8h às 13h.

O Mercado dos Peixes, na Avenida Beira-Mar, funciona normalmente durante o feriadão. A venda de pescado fresco será a partir das 6h.

Na sexta-feira (30) não opera. Operação normal no sábado (31), exceto na linha ramal Parangaba-Mucuripe.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, todos os Frotinhas, Gonzaguinhas, IJF e Unidades de Pronto-Atendimento estarão com o atendimento normalmente.

Os postos Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), durante o feriado não terão atendimento. Com exceção a sala de imunização do posto de Messejana, das 8h às 16h30, na quinta-feira (29) e sexta-feira (30) e o posto Paulo Marcelo, no sábado (31) e domingo (1°), das 8h às 16h30.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará informa que os Cartórios Eleitorais, em todo o Estado, os postos de atendimento, na capital e no interior, e a Secretaria do Tribunal não funcionão a partir desta quarta-feira (28).O serviço volta a atender na segunda-feira (2).

Por G1 CE 28/03/2018 16h25 Atualizado há 13 horas

Açudes (nove) no Ceará atingem 100% da capacidade

No município de Maranguape, o açude Maranguapinho sangrou no início desta semana e integra lista de nove açudes no Ceará que atingiram 100% da capacidade. O Maranguapinho tem capacidade de 9 hectômetros cúbicos (hm³).
Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), nove açudes sangram neste período, após chuvas acumuladas em dez dias. São os açudes de Acaraú Mirim (em Massapê), Caldeirões (Saboeiro), Itaúna (Granja), Tucunduba (Senador Sá), Cocó (Fortaleza), Germinal (Palmácia), Tijuquinha (Baturité) e Colina (Quiterianópolis).

Dos nove açudes sangrando, os de Itaúna e Tucunduba são os de maior capacidade, ambos na bacia de Coreaú, com 72,58hm³ e 41,43hm³, respectivamente. O primeiro dos nove a sangrar este ano foi o de Caldeirões, com 1,13hm³ – segundo menor número da lista.

De acordo com a assessoria da Cogerh, esses são os açudes que "historicamente" têm perspectiva de sangramento durante este período, destacando que o açude de Cocó, em Fortaleza, geralmente sangra por se tratar de uma barragem de contenção de enchente.

Outros dois açudes, o de São Vicente, em Santana do Acaraú, e a Barragem do Batalhão, em Crateús, estão com volume acima de 90%. A Barragem, em particular, está com 97,74%.

Fonte: O Povo