Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de março de 2018

DIA DAS MULHERES NO CEARÁ CORRE SANGUE - 2018

 assassinatos de mulheres no Ceará crescem 346 por cento e já são 116 mortas em 2018

No Dia Internacional da Mulher o Ceará tem pouco o que comemorar. Os índices de violência contra as mulheres no estado só aumentam, acompanhando a escalada da criminalidade em geral que atinge a população e que gerou 5.144 mortes no ano passado, recorde histórico. Neste começo de 2018, em apenas 66 dias, nada menos que 116 mulheres foram assassinadas, contra 26 em igual período de 2017, o que representa um aumento da ordem de 346,1 por cento. O número de delegacias especializadas para o setor está aquém do que determina a Constituição Estadual.

A mais recente vítima dessa violência se chamava Jeane Ferreira da Silva, tinha 32 anos de idade e, segundo seus familiares, era usuária de drogas. Na noite desta quarta-feira (6), a vida de Jeane foi ceifada bruscamente. Cinco tiros foram disparados à queima-roupa contra ela. O crime ocorreu na Rua Visconde do Rio Branco, ao lado da Cidade da Criança, em pleno Centro de Fortaleza.

O assassinato ocorreu por volta de 23 horas, segundo a Polícia. Ainda com vida, Jeane foi levada numa ambulância do Samu ao Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), onde morreu ainda na Sala de Emergência. Ninguém foi preso, mas a suspeita da Polícia é de que o crime tenha sido uma cobrança de dívidas do tráfico.

Desaparecidas

Assim como Jeane, outras 115 mulheres foram assassinadas nos primeiros 66 dias de 2018. Somente em janeiro, foram 56 assassinatos. Em fevereiro, outros 42. No mês de março, já são 16 casos, contando com a morte de Jeane e de outras três jovens cujos corpos ainda não foram encontrados.

As três garotas, identificadas como Nara Aline Mota de Lima, Darciele Anselmo de Alencar e Ingrid Teixeira Pereira foram seqüestradas na noite da última quinta-feira (1º), em uma residência na Barra do Ceará por bandidos integrantes da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE) e levadas em um carro até o mangue do Rio Ceará, do outro lado da ponte sobre o rio, na divisa entre Fortaleza e Caucaia. O local se chama Parque Leblon.

Ali, as três foram torturadas e obrigadas a dizer diante da câmera de celulares dos assassinos que estavam “rasgando a camisa” do Comando Vermelho e passando para o lado da GDE. Mesmo diante do depoimento forçado, elas não tiveram suas vidas poupadas. Acabaram mortas a tiros e degoladas. No vídeo postado nas redes sociais pelos próprios criminosos um homem aparece carregando nas mãos as três cabeças, que são jogadas na lama do mangue. As buscas aos corpos continuam.

Sem delegacias

Além de registrar altíssimos índices de mortes de mulheres, o estado do Ceará não obedece a lei que determina que todos os municípios com população igual ou superior a 60 mil habitantes tenham instalada uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). A obrigatoriedade está na própria Constituição Estadual, de 1989, em seu artigo 185. Atualmente, são apenas 10 Especializadas, nas seguintes cidades: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Pacatuba, Icó, Quixadá, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral e Iguatu.

Nessa condição de população com população igual ou superior a 60 mil habitantes, deveriam também contar com uma DDM mais 17 municípios cearenses. São eles: Itapipoca, Maranguape, Aquiraz, Quixeramobim, Canindé, Russas, Tianguá, Crateús, Aracati, Cascavel, Pacajus, Icó, Horizonte, Camocim, Acaraú, Morada Nova e Viçosa do Ceará. (Blog do Jornalista Fernando Ribeiro)

PREFEITURA MUNICIPAL DE SOBRAL - SERVIÇO DE PODAÇÃO DE ÁRVORES

(88) 3611-2016. O serviço é gratuito | Serviço de Poda de Árvores pode ser solicitado gratuitamente pela população de Sobral

O mutirão de podas já está acontecendo a todo vapor pelas ruas e avenidas da cidade. Essa é uma ação preventiva que visa conter a situação crítica da vegetação que cresce pelas vias, promovendo assim a segurança da população, minimizando potenciais riscos e acidentes envolvendo a queda de árvores. Além disso, melhora a visibilidade da sinalização de trânsito e da iluminação pública. 

De acordo com o superintendente da AMA, Jorge Trindade, “o período chuvoso é muito bom para nossa região, porém costuma trazer alguns problemas para a população, por isso estamos reforçando o trabalho de poda para prevenir qualquer acidente”, ressalta. 

A Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) e a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), comunicam que as podas são feitas conforme a necessidade da planta, afim de garantir o seu bem estar, seja para manutenção e limpeza e/ou desobstrução dos semáforos e placas de trânsito. 

Para solicitar o serviço de poda, os interessados devem entrar em contato pelo telefone: (88) 3611-2016. O serviço é gratuito.

Câmara Municipal de Sobral, PAUTA DA 4ª REUNIÃO DA COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS, JUSTIÇA E REDAÇÃO


Sexta-feira, 09 de março de 2018.
PROJETOS PARA ANÁLISE
PROJETOS:
Projeto de Resolução nº 175/18, de 29/01/2018.
Ementa: Modifica dispositivos do Regimento Interno da Câmara Municipal de Sobral, na forma que indica e
dá outras providências.
Autoria: Vereador Francisco Rogério Bezerra Arruda (PP).

Projeto de Lei nº 2180/18, de 22/02/2018.
Ementa: Modifica o Art. 7º da Lei 140/97. Regulamenta tempo indeterminado na delegação dos serviços regulares
de mototáxi, no município de Sobral.
Autoria: Vereador Tiago Ramos Vieira (MDB).

Projeto de Lei nº 2181/18, Mensagem nº 561 de 23/02/2018.
Ementa: Dispõe sobre o Programa de Desenvolvimento Econômico de Sobral (PRODECON), cria o Conselho de
Desenvolvimento Econômico de Sobral (CDE/Sobral), e dá outras providências.
Autoria: Poder Executivo Municipal.
 _________________________________________ _________________________________
 FRANCISCO ROGÉRIO BEZERRA ARRUDA FRANCISCO JUCIVAL DE SOUSA
 1º Secretário Diretor do Depto. Legislativo

PRAÇA DA VITÓRIA - INAUGURAÇÃO DIA 07 DE MARÇO DE 2018




O prefeito Ivo Gomes entregou, completamente reformada e ampliada, nessa quarta-feira (07/03), a nova Praça Vitória, localizada na Rua Paulo Sanford, S/N, Parque Silvana I. A praça ganhou uma quadra esportiva, academia ao ar livre, play graud e iluminação em LED, além de uma árvore de energia solar para recarga de bateria de aparelhos celulares. A obra custou cerca de R$ 450 mil e foi realizada com recursos próprios do município.

Graça Pessoa já começou a aproveitar o novo espaço com os filhos. Para ela, além de proporcionar mais diversão para os moradores, a obra também valorizou o local. “Ficou muito bom. Super aprovado! Boa diversão, bem ampliado... Valorizou mais o local. As crianças têm mais espaço para se divertirem em uma área de lazer, muito bom”, avaliou a técnica em enfermagem.

Para Fabrício Feijó, que mora em frente à praça, o que mais chamou a atenção foram os equipamentos de lazer. “Gostei do lazer para as crianças, proporcionado pelo parque, e da parte esportiva com academia”, destacou.

Outra novidade é uma lixeira subterrânea instalada no local, que além de preservar a beleza da praça, também facilita a coleta seletiva do lixo. De acordo com o secretário de Obras, Mobilidade e Serviços Públicos, David Bastos, essa “é a primeira lixeira subterrânea do município de Sobral. A gente precisa testar e avaliar como esse equipamento vai funcionar para que a gestão possa, a partir dessa experiência, adquirir uma maior quantidade e definir outros pontos de instalação desse equipamento”, informou o secretário.

O prefeito Ivo Gomes destacou que o padrão da obra “segue rigorosamente os mesmos padrões das praças que são construídas nos lugares mais elegantes de Sobral”, disse o prefeito, que reafirmou que serão construídas ou reformadas 40 praças até o fim de seu mandato

Ontem o Prefeito Ivo Gomes entregou aos moradores da Expectativa uma belíssima praça. Chamou atenção de todos que mesmo localizada numa região periférica da cidade, a praça recebeu equipamentos altamente modernos que nenhuma outra praça de Sobral tem. Trata-se de uma maneira inovadora de lixeiras, onde o lixo fica subterrâneo, um equipamento que carrega celulares via placa de energia solar, internet gratuita via Wi-Fi e tudo isso, sendo monitorado 24h por câmeras altamente sofisticado. Além é claro, de paisagismo, bancos, academia ao ar livre, quadra de esportes e mais. Parabéns a gestão, parabéns aos Sobralenses!
HOJE


ONTEM

Praça abandonada no Parque Silvana I QUARTA-FEIRA, FEVEREIRO 25, 2015



ossa equipe de reportagem recebeu uma denúncia via whatsapp, informando que a Praça do bairro Parque Silvana I, nas proximidades da empresa grendene II está abandonada pela prefeitura de Sobral. A denúncia foi enviada na manhã desta quarta-feira (25).

Confira a denúncia que nos enviada na íntegra:

"Bom dia! Flagrante..isso e um absurdo obra inacabável da praça Vitoria nas proximidades da empresa grendene II. Moradores que residem nas proximidades da praça alegam que a obra há vários dias está parada...e que ainda não está concluída. Os moradores alegam também o descaso do lixo que são acumulados na referida praça. Cadê o nosso prefeito de Sobral?! Para que junto com os moradores fazer um trabalho dinâmico... nosso bairro está na escuridão. Solicitamos uma solução para o problemas, pois o dinheiro é público, ou seja, é nosso."    

Câmara Municipal de Sobra comemorando hoje O Dia Internacional da Mulher (08/03/18)


A Câmara Municipal de Sobral, através do seu presidente - Paulo César Lopes Vasconcelos, acompanhado de sua esposa, a primeira dama Alexsandra Arcanjo, do Primeiro Secretário – Rogério Arruda, e do Diretor Geral – Ivanildo Portela, assessorado pela servidora Rozymeire Barros, prestou hoje (08/03) em seu Plenário 05 de Julho, uma linda homenagem às servidoras do Poder Legislativo Sobralense.



Os servidores saudaram as mulheres e alguns foram convidados para entregarem pequenas lembranças para as homenageadas.



O Presidente Paulo Vasconcelos saudou as mulheres; e, a Sra. Alexsandra Arcanjo fez o uso da palavra, e depois as servidoras: Dra. Fábia Sabóia e Walderlândia, que retorna de Licença Auxílio Maternidade.

Para finalizar o belo evento foi servido um farto café da manhã para as mulheres.




Fortaleza é a sétima cidade mais violenta do mundo, diz pesquisa mexicana

Os dados são da organização Sociedade Mexicana Segurança, Paz e Justiça. Ela elencou as 50 cidades com maiores taxas de homicídios por cada grupo de 100 mil habitantes. Dezessete cidades brasileiras com mais 300 mil habitantes estão na lista.

Dezessete cidades brasileiras estão entre as 50 mais violentas do mundo. Entre elas está Fortaleza. A capital cearense é destaque neste ranking da criminalidade mundial de acordo com a organização de sociedade civil mexicana Segurança, Justiça e Paz, que faz o levantamento anualmente, com base nas taxas de homicídios na proporção por 100 mil habitantes. Entre 2016 e 2017, houve um aumento de 85 por cento de assassinatos, subindo de 44,98 para 83,48 mortos por cada 100 mil.

Conforme a pesquisa, as três cidades mais violentas do mundo são, pela ordem: Los Cabos (México), com uma taxa de 111,33 homicídios por cada grupo de 100 mil habitantes); Caracas (Capital da Venezuela), com 111,9; e Acapulco (no México), com taxa de 106,63.

Em terceiro lugar já aparece uma cidade brasileira, no caso, Natal, a Capital do estado do Rio Grande do Norte, com 102,56 homicídios por cada 100 mil habitantes.

Fortaleza

Na pesquisa da organização mexicana, Fortaleza aparece em sétimo lugar. De acordo com o ranking, na capital cearense a taxa de assassinatos, entre 2016 e 2017, ficou em 83,48 mortos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Além de Fortaleza e Natal, outras 15 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes e que integram a lista das mais violentas do mundo, são: Belém/PA (taxa de 71,38 homicídios para cada 100 mil habitantes), Vitória da Conquista/BA (70,26), Maceió/AL(63,94), Aracaju/SE (58.88), Feira de Santana/BA (58,81), Recife/PE (54,96), Salvador/BA(51,58), João Pessoa/PB (49,17), Manaus/AM (48,07), Porto Alegre/RS (40,96), Macapá/AP (40,24), Campo de Goytacazes/RJ (37,53), Campina Grande/PB (37,29), Teresina/PI (37,05) e Vitória/ES (36.07).

O ranking mostra que a América Latina é o continente com maior número de cidades mais violentas do mundo. Das 50 cidades listadas, apenas oito não são latino-americanas. Doze delas são cidades do México. (Cearanews7)