Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de abril de 2019

BRASIL - TRISTE - 93% dos alunos saem da escola sem o básico da matemática.RANKING 119 NA EDUCAÇÃO BRASIL PERDE PRA ETIOPIA

7 de cada 10 alunos do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática, diz MEC

Dados do Saeb 2017 divulgados nesta quinta-feira (30) mostram que o ensino fundamental avançou, mas o ensino médio segue estagnado.

Maioria dos alunos do 3º ano do Ensino Médio tem problema em matemática e português
Jornal Nacional
--:--/--:--
Sete de cada dez alunos do 3º ano do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática. Entre os estudantes desta etapa de ensino, menos de 4% têm conhecimento adequado nestas disciplinas. É o que mostram os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (30).

Ensino médio está falido e não agrega conhecimento, diz ministro sobre resultados de matemática e de português

Sete milhões de estudantes no Brasil têm dois ou mais anos de atraso escolar, alerta Unicef

O Saeb é a avaliação utilizada pelo governo federal, a cada dois anos, para medir a aprendizagem dos alunos ao fim de cada etapa de ensino: ao 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. O sistema é composto pelas médias de proficiências em português e matemática extraídas da Prova Brasil, e pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que ainda não foi divulgado.

Pela primeira vez, o MEC classificou os níveis de proficiência que estão organizados em uma escala de 0 a 9 - quanto menor o número, pior o resultado. Níveis de 0 a 3 são considerados insuficientes; entre 4 e 6 os alunos têm nível de conhecimento básico; e a partir de 7 até 9, adequado.

Etapa mais problemática da educação básica, o ensino médio foi classificado no nível 2 de proficiência. Em matemática, 71,67% dos alunos têm nível insuficiente de aprendizado. Desses, 23% estão no nível 0, o mais baixo da escala de proficiência. Em português, 70,88% dos dos alunos têm nível insuficiente de aprendizado, sendo que 23,9% estão no nível zero, o mais baixo.

Dados do Saeb 2017 mostram médias de proficiência e português e matemática — Foto: Karina Almeida e Juliane Souza/ G1

Evolução na série histórica

Se avaliada a série histórica do Saeb, é possível notar a estagnação do ensino médio. Houve pequeno incremento nas médias de proficiência em língua portuguesa desde 2009. Nesta edição do Saeb, a nota foi de 268 pontos, um ponto a mais do que o registrado em 2009 (veja os gráficos abaixo).

Em matemática, o cenário do ensino médio é ainda pior: houve queda em relação ao registrado em 2009. Naquele ano, a média de matemática do ensino médio era de 275 pontos, e em 2017, caiu para 270.

Os números na prática
Do ponto de vista pedagógico, os números do ensino médio significam que:
em português - a maioria dos estudantes brasileiros não consegue localizar informações explícitas em artigos de opinião ou em resumos, por exemplo.
em matemática - a maioria dos estudantes não é capaz de resolver problemas com operações fundamentais com números naturais ou reconhecer o gráfico de função a partir de valores fornecidos em um texto.

Estas habilidades fazem parte das matrizes de referência do MEC e são esperadas em estudantes classificados em níveis proficiência superiores ao insuficiente.
“É possível que o ensino fundamental ultrapasse na escala o ensino médio, o que seria um absurdo e é, literalmente, o fundo do poço”, diz o ministro da Educação Rossieli Soares

O diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, lembra que a faixa etária dos alunos do ensino médio é diferente e requer mais atenção. "A escola não atende a realidade, não temos organização curricular que atenda ao jovem, nem professores com formação ideal ou um currículo com objetivo de aprendizagem."

Embora tenham registrado avanços em relação ao último Saeb, a maioria dos alunos do 9º ano do ensino fundamental ainda estão no patamar insuficiente de aprendizado. Eles tiveram média de 258 pontos em português e matemática e estão dentro do nível 3.
O melhor resultado é o do 5º ano do ensino fundamental. Em português, os alunos tiveram um crescimento de 7 pontos em relação ao Saeb de 2105. Com média de 215 pontos alcançou o nível 4 de conhecimento, considerado básico. Em matemática, os alunos do 5º ano do fundamental evoluíram 5 pontos e chegaram à média de 224, o que corresponde ao nível de conhecimento básico.

O diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, afirma que o Brasil está aumentando a escolaridade, mas sem aprendizagem. "Os ganhos dos anos iniciais não são aproveitados nas etapas seguintes, não há uma aprendizagem associada. Nos anos iniciais os alunos têm no máximo dois professores por turma, quando ingressa nos finais começa a ter o vínculo diversificado com professores divididos por disciplina. O processo se torna mais complexo, há uma exigência maior da formação do professor que precisa dialogar com o chão da escola."

Entenda o Saeb e o Ideb
As médias de proficiência que compõem o Saeb são extraídas da Prova Brasil - que deixará que ter esta nomenclatura. As provas foram aplicadas de 23 de outubro a 3 de novembro do ano passado a mais de 5,4 milhões de estudantes do 5º e 9º ano do fundamental e 3º ano do ensino médio. Os resultados se referem a um universo de 59.388 escolas.

Nesta prova, os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com ênfase na resolução de problemas. Para os alunos da rede pública a prova é obrigatória, mas no ano passado as escolares particulares também aderiram à avaliação, porém a participação da rede é facultativa.

A partir de 2019, os alunos do 9º ano do ensino fundamental também passarão a responder testes de ciências humanas e da natureza.

Essas médias de desempenho subsidiam a construção de um outro indicador o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que agrega também as taxas de aprovação dos estudantes. Neste ano, pela primeira vez o MEC fatiou a divulgação e ainda encaminhou os resultados do Ideb 2017.

O Ideb referente às escolas do ensino médio vai substituir as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por escola que não serão mais divulgadas pelo MEC.

Brasil levará ao menos 50 anos para se livrar da massificação que o PT criou na educação universitária

Sobre este site JORNALOPCAO.COM.BR
“” - Jornal Opção
Antropólogo, com formação pela antiga União Soviética, cientista político e professor da PUC-GO afirma que lulopetismo levou o Brasil ao atraso e garante: “Lula é carta fora do baralho na política nacional”

STF A UM PASSO DA REALIDADE

Especialista explica porque as celebridades não investem pelos bancos

Especialista revela um investimento exclusivo que os gerentes de banco não lhe oferecem. Se você tem mais de R$ 100 mil aplicados em qualquer um dos grandes bancos brasileiros você pode se beneficiar disso.

MATERIAIS.EUQUEROINVESTIR.COM


SENADO FEDERAL Mudança da categoria e profissão do Vigilante para Segurança Polícia Privada

Sobre este site - SECURE.AVAAZ.ORG


Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) teria entrado para a lista de privatização de Jair Bolsonaro.

Governo Federal deve privatizar os Correios; operação já teria sido autorizada
Sobre este site OPOVO.COM.BR

ALCÂNTARAS HOMEM ATEIA FOGO EM CARRO E ENTRA NO VEÍCULO PARA COMETER SUICÍDIO.

HOMEM DESCOBRE TRAIÇÃO, E MORRE QUEIMADO DENTRO DE PRÓPRIO CARRO "

A imagem pode conter: quadra de basquetebol
Um fato lamentável aconteceu na manhã desta sexta-feira, na localidade de sitio Carmolândia, no Município de Alcântaras. 

Populares relataram que, o homem descobriu uma suposta traição, ficou com raiva, brigou com a mulher, ateiou fogo em seu carro GM Celta, entrou no veiculo, permanecendo no interior do carro até a morte. 

A policia não informou a identidade do suposto corno


SEGUNDO INFORMAÇÕES PRELIMINARES O SUICÍDIO TEVE MOTIVOS PASSIONAIS...- A ESPOSA O TERIA DEIXADO