Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2018

Dólar salta e vai a R$3,81, maior nível em mais de dois anos

O dólar avançou 1,78 por cento, a 3,8100 reais na venda, maior nível desde 2 de março de 2016 (3,8877 reais)

São Paulo – Apesar de o Banco Central ter ampliado com força sua atuação, o dólar saltou e fechou no patamar de 3,81 reais nesta terça-feira, o maior em mais de dois anos, em meio à piora da avaliação dos investidores sobre a cena política local e com o exterior pesando sobre os ativos.
O dólar avançou 1,78 por cento, a 3,8100 reais na venda, maior nível desde 2 de março de 2016 (3,8877 reais). Na máxima do dia, a moeda norte-americana chegou a 3,8163 reais. O dólar futuro tinha alta de cerca de 1,65 por cento no final da tarde.
(Edição de Patrícia Duarte)

Corpus Christi 62 pessoas assassinadas Feriadão no Ceará. 2.165 homicídios

Sessenta e duas pessoas foram assassinadas no Ceará nos quatro dias do feriadão de Corpus Christi, numa média de 15 homicídios por dia. No total, foram 25 assassinatos na Capital, 14 em Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), outros 14 no Interior Sul e mais nove casos no Interior Norte, conforme os registros das polícias Civil e Militar e da Perícia Forense do Ceará (Pefoce). Com isso, o estado atingiu a marca de 2.165 homicídios neste ano.

O dia mais violento do feriadão foi o domingo (3), quando 19 Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs) foram registrados no estado. Em segundo, foi o sábado, com 17 assassinatos. Na quinta-feira e na sexta foram 13 homicídios em cada um deles.

Entre as 62 vítimas estão 10 mulheres, uma criança e um adolescente.

Em Fortaleza, os 25 homicídios, latrocínios e casos de lesões corporais seguidas de morte, além dos “achados” de cadáveres ocorreram nos seguintes bairros da cidade: Autran Nunes (3 casos), Cristo Redentor (duplo homicídio), Vila Velha (duplo achado de cadáveres e mais um homicídio), Jardim Guanabara, Pici, José Walter, Parque Santa Rosa, Itaperi, Jangurussu, Conjunto Esperança, Bom Jardim, Vicente Pinzón, Parangaba, Antônio Bezerra, Quintino Cunha, Aerolândia, Pedras, Conjunto Palmeiras, Ancuri e Cidade 2000.

Na Região Metropolitana de Fortaleza ocorreram 14 assassinatos assim distribuídos por Município: Maracanaú (4), Caucaia (3), Pacajus (3), Horizonte (2), Eusébio (1) e São Gonçalo do Amarante (1).
No Interior Sul, outras 14 pessoas foram mortas nos seguintes Municípios: Iguatu (um duplo assassinato e mais um homicídio), Quixadá (2), Juazeiro do Norte (2 casos), Morada Nova, Milagres, Crato, Missão Velha, Quiterianópolis, Campos Sales e Banabuiú.

No Interior Norte, foram nove assassinatos nos seguintes Municípios: Marco, Capistrano, Graça, Caridade, Redenção, Novo Oriente, Nova Russas, Independência e Catunda.

Entre os 62 assassinatos, foram registrados quatro casos de duplos homicídios, sendo três casos em Fortaleza (nos bairros Autran Nunes, Cristo Redentor e Vilha Velha) e um no Interior, na cidade de Iguatu, no Centro-Sul do estado.
Ao menos, 391 pessoas foram mortas no Ceará em maio deste ano. O balanço - que ainda é parcial e não oficial - aponta que em 31 dias do mês passado, o estado registrou 370 Crimes Violentos, letais e Intencionais (homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte), além dois assassinatos dentro de unidades do Sistema Penitenciários (cadeias e presídios) e mais 19 pessoas suspeitas que morreram em confrontos armados com a Polícia, totalizando, portanto, 391 mortos.

Somente em Fortaleza, 119 pessoas foram mortas em maio, sendo 115 em CVLIs e outras quatro em confronto com a Polícia. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram mais 105 mortes violentas, além de 99 no Interior Norte e 68 no Interior Sul.

Entre as vítimas dos 391 crimes de morte em maio passado no Ceará figuraram 39 adolescentes. Dezessete foram assassinados nas ruas da Capital, outros 13 em Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além de cinco no Interior Norte e quatro no Interior Sul.

Também estão na lista das pessoas assassinadas em maio de 2018 no Ceará, 35 mulheres. Desse total, 17 foram mortas em Fortaleza, 10 no interior e mais oito na Região Metropolitana. Entre as vítimas estão adolescentes e idosas, mas a maioria das mulheres mortas era jovem.

Também entre as vítimas da violência armada em maio passado estão dois agentes da Segurança Pública, um policial militar e um guarda municipal. O PM morto era Francisco Bonivarde Castelo Branco, de 28 anos, que foi morto, a tiros, na Praia do Futuro, na noite do dia 1º de maio. O autor do crime foi um policial civil (inspetor).

Já na tarde do dia 14 de maio, o guarda municipal Luiz de França Duarte Filho, 30 anos, pertencente à Guarda do Município de São Gonçalo do Amarante, foi morto a tiros na porta de casa, na Rua Santa Cecília, bairro Itambé, em Caucaia. Os autores do crime são ainda desconhecidos e teriam ido ao local em busca de matar um irmão do agente.

Onze pessoas foram mortas em crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) em maio no estado. Foram cinco assassinatos do gênero em Fortaleza, outros cinco no interior e mais um na RMF. Entre as vítimas de assaltos que terminaram na morte das vítimas figuraram duas mulheres. A estilista, modelo e tatuadora Nayana Mara da Costa Araújo, 32 anos, foi morta por assaltantes na tarde do dia 14 de maio ao sair de seu local de trabalho – um ateliê de roupas – na Rua Roque Pinto, em Parangaba, na zona Sul de Fortaleza.

Já na manhã do dia 25, a vítima foi a economista Lílian Mara de Oliveira Mesquita, 36 anos, funcionária de uma indústria farmacêutica. Ela doi assaltada, baleada e morta na porta de casa, na Avenida Francisco Sá, no bairro Carlito Pamplona, na zona Oeste da Capital.

No mesmo dia (25 de maio), durante a madrugada, o vigilante Francisco Mendes David, 51 anos, também foi morto durante um assalto. O crime ocorreu na Rua Godofredo Oliveira, no Mondubim (zona Sul).

No interior do estado, foram mortas durante assaltos (latrocínios) as seguintes pessoas: Manuel Gomes de Araújo, 60 anos, aposentado (no dia 6, em Ibiapina); Elias Lima da Silva, 58 anos, comerciante (no dia 10, em Ubajara); João Muniz Leitão, 39 anos, comerciante (no dia 16, em Varjota); Maria Ismaelle Moreira dos Santos, 18 anos, estudante (no dia 25, em Pentecoste); e Jeferson Aquino de Paiva, 25 anos, filho do dono de uma churrascaria (no dia 28, em Sobral).

Ainda em maio, as autoridades registraram três assassinatos em Fortaleza por meio de linchamento. No dia 12, um desconhecido foi espancado até a morte por populares na Rua Alexandrina, no bairro Antônio Bezerra.

Na noite do dia 14, a vítima fatal de linchamento foi Diego Saraiva da Silva, 22, perseguido e morto a pauladas, pedras e socos na Rua Eduardo Porto, em Messejana.

E o terceiro caso ocorreu no dia 16, por volta de 17h22, quando Noyat de Menezes Borges, 22 anos, foi linchado, baleado e morto dentro de uma loja de rações na Rua Augusto Sá, no bairro Parque Havaí, no Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza).

Mulheres mortas no Ceará em maio/2018

01 – (03/5) – Leiciliele de Kássia do Nascimento Alves (faca) – Estrada do Garrote (CAUCAIA)

02 – (03/5) – Camila Paulino Barbosa (bala) – Sítio Ilha (TRAIRI)

03 – (03/5) – Angélica Maria Viana da Silva (bala) – (CARIÚS)

04 – (04/5) – Daiane Vitória Alves Araújo (bala) – Rua Carnaubal/Jardim Iracema (CAPITAL)

05 – (07/5) – Vitória Régia Maia (bala) – Rua Sousa Pinto/Alto da Balança (CAPITAL)

06 – (07/5) – Jaimara Araújo Miranda (bala) – Rua Manoel Antônio Leite/Bonsucesso (CAPITAL)

07 – (08/5) – Maria Cláudia Santana da Silva (bala) – R. Gel. Cordeiro Neto/B. Mondubim (CAPITAL)

08 – (09/5) – Vítima não identificada (outros) – Bairro Lagoa Seca (JUAZEIRO DO NORTE)

09 – (11/5) – Maria Rosane da Silva (decapitada) – Estrada Velha do Garrote (CAUCAIA)

10 – (13/5) – Vítima não identificada (bala) – Conjunto São Cristóvão (CAPITAL)

11 – (13/5) – Antônia Ivone Xavier Pereira (facadas) – Vila Marruás (TAUÁ)

12 – (14/5) – Nayana Mara Costa Araújo (bala) – Rua Roquete Pinto/Parangaba (CAPITAL)

13 – (14/5) – Amanda Jhéssica de Menezes Costa (bala) - (Fortaleza/AIS-10) – (CAPITAL)

14 – (15/5) – Maria Edilane Lima Vieira (bala) – Bairro Itaperi (CAPITAL)

15 – (15/5) – Vítima não identificada (bala) – B. Lagoa Redonda (CAPITAL)

16 – (15/5) – Sara Lídia Sousa Ferreira (bala) – R. Ouro Preto/B. Parque Potira (CAUCAIA)

17 – (19/5) – Ivone dos Santos Silva (bala) – B. Mucunã (MARACANAÚ)

18 – (20/5) – Emanuele Ferreira de Oliveira (bala) – R. João Moreira/Amanari (MARANGUAPE)
,
19 – (20/5) – Maria Zuíla Pereira (crime sexual) – Rua 2/Bom Jardim (CAPITAL)

20 – (20/5) – Adriana Freire da Silva (carbonizada) – Sítio Potós (SÃO BENEDITO)

21 – (22/5) – Francisca das Chagas Rocha Anastácio (bala) – Com. Dendê/Edson Queiroz (CAPITAL)

22 – (22/5) – Maria Deysiele de Sousa Lima (bala) – Bairro Buriti (PACAJUS)

23 – (23/5) – Antônia Juliethe Oliveira (bala) – Sítio Campo Redondo (VIÇOSA DO CEARÁ)

24 – (25/5) – Lílian Mara de Oliveira Mesquita (bala) – Av. Francisco Sá/B. Carlito Pamplona (CAPITAL)

25 – (25/5) – Maria Ismaele Moreira dos Santos (outros) – Loc. Serrota (PENTECOSTE)

26 – (26/5) – Cristiane Lima Mendonça (bala) – R. Tenente Albano/B. Aerolândia (CAPITAL)
27 – (26/5) – Elizângela Almeida da Silva (bala) – Loc. Sítio Coqueiro (CASCAVEL)

28 – (27/6) – Andréia Pereira Carneiro (bala) – Av. Leste-Oeste/B. Barra do Ceará (CAPITAL)

29 – (28/5) – Maria Cláudia da Silva (bala) – B. Monte Alegre (QUIXADÁ)

30 – (28/5) – Vítima não identificada (faca) – B. Sapiranga (CAPITAL)

31 – (28/5) – Vítima não identificada (bala) – Bairro Tijuca (MARACANAÚ)

32 – (30/5) – Identificada apenas por Jaqueline (achado de cadáver) – (IGUATU)

33 – (30/5) – Ana Vitória de Sousa (bala) – Bairro Conjunto Santo Antônio (SOBRAL)

34 – (31/5) – Vítima não identificada (bala) – Rua dos Monarcas/Bairro Pici (CAPITAL)

35 – (31/5) – Lívia Taynara de Sousa (bala) – Bairro Autran Nunes (CAPITAL).

(Blog do Jornalista Fernando Ribeiro)

TRE E ACERT PARCERIA PARA AS ELEIÇÕES 2018



A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, recebeu na tarde desta segunda-feira, 4/6, a visita institucional do presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), Paulo César Norões; da vice-presidente, Carmen Lúcia Rocha Dummar Azulay, e do assessor jurídico da entidade, José Afro Lourenço Fernandes.
Em pauta, os desafios em comunicação para as eleições 2018, especialmente, o combate às fakenews, e o apoio na realização dos seminários eleitorais que a Acert promoverá nos meses de junho, julho e agosto.
"Temos a satisfação de receber a Acert e reafirmar a nossa parceria histórica, no apoio logístico com a difusão de informações, através de campanhas, aos eleitores. Este ano, temos um desafio ainda maior, com a questão das fakenews. O TRE já está em preparação, juntamente com outros órgãos estratégicos, para receber e tratar essas demandas", assegurou a desembargadora Nailde Pinheiro.
A Acert, que hoje conta com 190 emissoras associadas, reiterou a necessidade do esclarecimento não só da cidadão, como também do próprio comunicador, acerca da legislação eleitoral, já que emissoras são detentoras de concessão pública.

SOBRAL E MERUOCA - COMARCAS GANHAM GRUPO DE DESCONGESTIONAMENTO DE JUÍZES

O Núcleo Permanente de Juízes Criminais e Grupo de Descongestionamento do Interior atuará, de 10 a 16 deste mês, nas Comarcas de Sobral (distante 250 km de Fortaleza) e de Meruoca (a 277 km da Capital). Para essa etapa, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) designou magistrados e servidores para integrarem a equipe.

Conforme a Portaria nº 1.068/2018, assinada pelo presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes, farão parte os juízes Antônio Washington Frota (2ª Vara de Camocim), Carliete Roque Gonçalves Palácio (Assaré), Carlos Henrique Neves Gondim (1ª Vara de Boa Viagem), Guido de Freitas Bezerra (Coreaú), Jorge Cruz de Carvalho (auxiliar da 4ª Zona Judiciária), Larissa Braga Costa de Oliveira (Lavras da Mangabeira), Leila Regina Corado Lobato (auxiliar da 14ª Zona Judiciária), Luis Gustavo Montezuma Herbster (2ª Vara de Boa Viagem) e Yanne Maria Bezerra de Alencar (Jucás). Todos atuarão sem prejuízo das funções que já exercem nas unidades de origem.

Além deles, foram designados os servidores Andreia Elói Tavares (Juizado Especial de Iguatu), Afonso Ferreira Barreto Neto (Comarca de Milagres), Camila Arruda Belucco (Morada Nova), Francisco Soares Rocha Neto (2ª Vara de Camocim), Mayara Almeida Diógenes (3ª Vara Cível de Maracanaú), Mirla Souza Macedo (Aiuba) e Victor Vasconcelos Brandão (Paraipaba). Eles farão assessoramento aos magistrados acima mencionados exclusivamente na viagem do Grupo de Descongestionamento do Interior às Comarcas de Sobral e de Meruoca.

A medida considera a necessidade de cumprir metas instituídas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como dar maior agilidade aos julgamentos dos processos. Acesse à Portaria, publicada no Diário da Justiça nessa sexta-feira (1º/06), clicando aqui.