Apenas as cidades de Russas, Alto Santo, São João do Jaguaribe, Perreiro e Jaguaribe possuem classificação "moderado" para o risco de transmissão do novo coronavírus. Nenhuma cidade possui classificação "novo normal", que indica baixa taxa de transmissão

Somente cinco das 184 cidades cearenses estão dentro da classificação de nível alerta "moderado" para transmissão da Covid-19. Para o restante dos 179 municípios, isto é, 97,29% de todo território do Estado, os níveis de alerta estão em "alto" ou "altíssimo". Os dados são do IntegraSus, plataforma oficial da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e dizem respeito às semanas epidemiológicas 7 e 8, referentes aos dias 14 a 27 de fevereiro.
Municípios com nível "moderado" de alerta para transmissão
- Russas;
- Jaguaribe;
- Alto Santo;
- Perreiro;
- São João do Jaguaribe
Estes números quando comparados a semana epidemiológica anterior (dias 7 a 20 de fevereiro) indicam forte piora no cenário pandêmico do Estado. Há sete dias, 18 municípios estava no nível "moderado", 91 no nível "alto" e outros 75 no "altíssimo". Agora, o número se inverteu. São 101 no nível "altíssimo" e 78 no "alto".
Das cinco cidades
apenas Juazeiro do Norte está na classificação de nível "alto". Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Sobral estão classificadas como nível "altíssimo". Juntas, elas respondem por mais metade dos casos de todo o Estado.
Cenário da Covid-19 se agrava no Ceará
- Moderado passou de 18 para 5
- Alto passou de 91 para 78
- Altíssimo passou de 75 para 101 - aumento de 34,66%
A incidência de casos de Covid-19 por dia para cada 100 mil habitantes também se agravou. Se na semana anterior esse número estava em 140,6, agora subiu para 162,3, com tendência crescente. A taxa de letalidade igualmente externa a criticidade do atual momento do Estado. Era de 1,3% com tendência de estabilidade, agora saltou para 2%, com