Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de agosto de 2023

Segundo o MME,a interrupção ocorreu na interligação Norte/Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas, afetando também estados do Sudeste. O ministro Alexandre Silveira abriu uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

Na manhã de hoje (15), uma série de cortes no fornecimento de energia elétrica afetou diversas cidades em 25 estados, abrangendo todas as regiões do Brasil, além do Distrito Federal.

Até as 10h45, o ONS informou que o fornecimento de energia estava normalizado nas regiões Sul e Sudeste. A normalização na região Centro-Oeste ocorreu às 10h22, enquanto 30% da carga no Norte e 73% no Nordeste haviam sido restabelecidos.

O Ministério de Minas e Energia está empenhado em restaurar plenamente o fornecimento de energia o mais rapidamente possível. Com esse objetivo, foi criada uma "sala de situação" para monitorar o caso, e uma investigação sobre o incidente foi determinada.

O incidente impactou cidades em 25 estados, além do Distrito Federal, abrangendo todas as regiões do país, exceto Roraima.

FONTE: terrabrasilnoticias.com

Sistema perdeu 16 GW em energia em cinco minutos, diz MME em nota

Desastroso: Sistema perdeu 16 GW em energia em cinco minutos, diz MME em nota

Agência Brasil

15/08/2023 - 12:28

O Ministério de Minas e Energia (MME) indicou, nesta terça-feira, que a ocorrência registrada no Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MWde carga em estados do Norte e do Nordeste do país. O volume é maior do que a capacidade de geração de carga de Itaipu, a principal usina a atender o país (e que tem capacidade de gerar 14 mil MW em energia).

Dados do Operador Nacional do Sistema (ONS)mostram uma queda repentina na carga a partir das 8h30. Em cinco minutos, a carga no sistema nacional caiu de 73,4 mil MW para 54,3 mil Mw. A recuperação iniciou-se instantaneamente mas, até às 9h52 apenas metade da carga perdida foi recuperada.

FONTE: terrabrasilnoticias.com

O ONS confirmou que "uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados". A recomposição do fornecimento de energia já foi iniciada em todas as regiões e até as 9h16, cerca de 6 mil MW já foram restabelecidos.

As causas exatas da queda de energia ainda estão sendo investigadas.

Os relatos sobre a falta de energia começaram a surgir por volta das 8h30. Segundo informações em tempo real do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), houve uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 8h30 e 8h44, com uma tendência à estabilidade a partir das 9h.

Os estados afetados incluem:

  • Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
  • Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
  • Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.
  • Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
  • Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

O apagão também teve impactos na mobilidade, como relatado por usuários do Metrô de Salvador, onde a falta de energia foi confirmada pela CCR Metrô, a concessionária do serviço. No Metrô de São Paulo, a "oscilação de energia" afetou o sistema de portas de plataforma na estação Vila Prudente, enquanto a Linha 4-Amarela experimentou lentidão devido à queda de energia, embora posteriormente tenha sido normalizada.

UOL

FONTE: terrabrasilnoticias.com

depressão, sintoma,ignorado, é a anedonia, que é a perda do prazer pelas coisas que você costumava gostar.

Sintoma pouco falado e difícil de ser tratado pode indicar o quadro.  
15/08/2023 - 10:58
Quando alguém menciona depressão, logo a imagem que vem à mente é de alguém com um semblante triste ou desanimado. No entanto, muitas pessoas se surpreendem ao saber que existem outros sintomas igualmente importantes.

A anedonia, termo que vem do grego e significa “sem prazer”, é uma sensação bastante comum, enfrentada por cerca de 75% dos adultos e jovens diagnosticados com depressão.

Embora seja comum, é muito difícil de ser tratada, uma vez que afeta a qualidade de vida do paciente de maneira significativa e direta.
O que é anedonia?

Resumidamente, a anedonia pode ser caracterizada como uma redução no interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades que antes eram apreciadas por uma pessoa.

Isso significa que coisas que o indivíduo normalmente gostava não despertam mais nele sentimentos de satisfação ou contentamento.

Embora esteja primariamente associada à depressão, é importante ressaltar que a anedonia também pode ser um sintoma de outros distúrbios, como esquizofrenia e ansiedade. Portanto, é uma condição que precisa ser observada com cuidado para um diagnóstico e tratamento adequado.  
O que o sintoma causa?

Indivíduos com anedonia muitas vezes descrevem a condição não só como a perda da alegria, mas também como a redução da motivação para realizar atividades.

Para alguns, pode significar uma diminuição na vontade de fazer tarefas específicas, como ir para a escola ou encontrar amigos. No entanto, para outros, o quadro pode ser mais sério, ao ponto de não querer fazer absolutamente nada, nem mesmo viver.

É possível diagnosticar uma pessoa com depressão se ela sofrer de anedonia consistentemente por pelo menos duas semanas, mesmo que não se sinta triste ou desanimada. Isso mostra que a anedonia é um sintoma relevante e deve ser monitorado como Apesar de ser um sintoma sério e que afeta muitas pessoas, a anedonia muitas vezes não é o foco principal do tratamento da depressão.

É estranho, mas em boa parte dos casos, o tratamento se voltará basicamente para lidar com outros sintomas comuns da depressão, o que pode deixar muitos pacientes com anedonia sem receber o tratamento adequado para sua condição.

Pesquisas recentes sugerem que eles podem ter dificuldades para se empenhar em terapias, mesmo as mais promissoras. Isso é mais provável por causa da própria natureza da anedonia – uma perda da motivação.

No entanto, embora complexa, isso não significa que não haja esperança para as pessoas afetadas pela anedonia. Já existem pesquisas para descobrir uma maneira de melhorar o tratamento.

Assim, busque ajuda profissional se você acha que pode estar sofrendo de anedonia ou se tiver sintomas de depressão.

FONTE: terrabrasilnoticias.com

Nota de Esclarecimento - Falta de energia geral*

*O Grupo Equatorial Energia informa que houve registro, a partir das 8h30 desta terça-feira (15), de interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional.
Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.

Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados.

*Assessoria de Im3prensa - Grupo Equatorial*