Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

SESI/SENAI EM SOBRAL RECEBE A CAMPANHA NACIONAL CRIANÇA NÃO É DE RUA

Seminário de lançamento da Camp. Nacional Criança Não é de Rua.

Auditório do SESI/SENAI. Rua Dr. Arimateia Monte e Silva, 1003, Campo dos Velhos.
Mais informações: Adriano Ribeiro, Coordenação Nacional, 85 99995-4045

Será lançada em Sobral na próxima quinta-feira, 22 de novembro, de 07h30min ao meio dia, no SESI/SENAI do Campo do Velho, a Campanha Nacional Criança Não É de Rua (CNER).
Na ocasião serão apresentadas pelos coordenadores da iniciativa, as Diretrizes Nacionais para o Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Rua. As Diretrizes são um conjunto de Resoluções emitidas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e pelo Ministério da Saúde.
Depois de Fortaleza, Sobral será a primeira cidade cearense de grande porte a receber o movimento. A Campanha foi criada em 2005 em Fortaleza e já percorreu todas as capitais brasileiras. Transformou-se numa Rede Nacional formada por mais de 600 organizações da sociedade civil e do poder público.
Diante do visível aumento do número de crianças e adolescente em situação de rua nas grandes cidades brasileiras, a CNER deseja promover diálogos sobre a temática, troca de experiências exitosas no enfrentamento a esta tragédia nacional, apoiar os profissionais que atendem este público, sensibilizar a população para as violações de direitos sofridas pela infância em situação de rua, realizar o controle social junto aos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, colaborar com a implementação das Diretrizes Nacionais para o Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação, entre outros objetivos.

IBGE DIVULGA - TAXA DE DESOCUPAÇÃO

A taxa de desocupação no Brasil caiu para 11,9% no terceiro trimestre de 2018, mas chega a 14,4% na Região Nordeste, a 13,8% para a população parda e a 14,6% para a preta - grupos raciais definidos na pesquisa conforme a declaração dos entrevistados. Quando analisado o gênero, as mulheres, com 13,6%, têm uma taxa de desemprego maior que a dos homens, de 10,5%.
Os dados foram divulgados dia 14 de novembro de 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa consta na Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (Pnad Contínua Tri). É considerada desocupada a pessoa com mais de 14 anos que procurou emprego e não encontrou.
Quatro estados do Nordeste estão entre os cinco com maior desemprego: Sergipe (17,5%), Alagoas (17,1%), Pernambuco (16,7%) e Bahia (16,2%). Apesar disso, a maior desocupação verificada no terceiro trimestre de 2018 foi no Amapá, onde o percentual chegou a 18,3%.
A Região Sul tem a menor taxa de desocupação do país, com 7,9%, e Santa Catarina é o estado com o menor percentual, de 6,2%. No trimestre anterior, a Região Sul tinha taxa de desocupação de 8,2% e o Nordeste, 14,8%.
Do contingente de 12,5 milhões de pessoas que procuraram emprego e não encontraram, 52,2% eram pardos, 34,7% eram brancos e 12% eram pretos. Tais percentuais diferem da participação de cada um desses grupos na força de trabalho total: pardos (47,9%), brancos (42,5%) e pretos (8,4%).
O IBGE informou ainda que, no terceiro trimestre de 2018, o número de desalentados somou 4,78 milhões de pessoas. O contingente ainda está próximo dos 4,83 milhões contabilizados no segundo trimestre, o maior percentual da série histórica. O IBGE considera desalentado quem está desempregado e desistiu de procurar emprego.
O percentual de pessoas desalentadas chegou a 4,3% e tem sua maior taxa no Maranhão e em Alagoas onde chega a 16,6% e 16%. O Maranhão também tem o menor percentual de trabalhadores com carteira assinada (51,1%).
No terceiro trimestre deste ano, 74,1% dos empregados do setor privado tinham carteira assinada, percentual que ficou estável em relação ao trimestre anterior.
Além de ter a menor taxa de desemprego do país, de 6,2%, Santa Catarina também tem o menor percentual de desalentados, de 0,8%, e o maior percentual de trabalhadores com carteira assinada, de 88,4%.
A taxa de subutilização da força de trabalho no Brasil foi de 24,2%, o que representa 27,3 milhões. Esse número soma quem procurou emprego e não encontrou, quem não procurou, quem procurou e não estava mais disponível para trabalhar e quem trabalha menos de 40 horas por semana e que gostaria de trabalhar mais.
A população ocupada somou 92,6 milhões de pessoas. Esse total tem 67,5% de empregados, 4,8% de empregadores, 25,4% de pessoas que trabalharam por conta própria e 2,4% de trabalhadores familiares auxiliares.

Agência Brasil

Descontos de até 50% nas negociações das multas de trânsito continuam

Conciliação referente às multas de trânsito continua até dia 30 de novembro, com até 50% de desconto. A ação faz parte do Mutirão da Conciliação Fiscal 2018 e tem o objetivo de possibilitar ao contribuinte que fique em dia com o município. Os atendimentos estão sendo realizados na Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob), localizada à Rua 13 de junho, nº 123, Centro Sul - no polo de negociação, na Rua Régis Bitencourt, lateral com a 13 -, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. 

O secretário da Semob, Antenor Figueiredo, ressalva que as negociações dos débitos das multas de trânsito é a novidade do Mutirão desde ano. 

“Como o prefeito vem destacando desde o lançamento da ação, atender às necessidades dos nossos contribuintes, oportunizando que eles quitem seus débitos e possam usufruir da tranquilidade de estarem em dia com suas contas, faz parte do plano de uma gestão humanizada”, ressalta Antenor. 

O desconto de 50% é concedido aos munícipes que realizarem pagamentos à vista. Para o parcelamento de dois até 12 meses, o benefício é de 35%. Quem pretende dividir entre 13 a 24 meses, tem direito a 20%. Há ainda a possibilidade de parcelar o valor em até 48 vezes, com 10% de abate sobre o valor da penalidade. 

Antenor lembra que os valores negociados e, futuramente, arrecadados serão aplicados em projetos de mobilidade. “Estamos ordenando o trânsito da cidade, realizando uma série de ações de mobilidade, que fazem parte da Cuiabá 300 anos. A determinação do prefeito é entregarmos no aniversário do tricentenário da cidade, o que tem de melhor em mobilidade à população cuiabana. 

Todos esses valores voltarão às mãos do contribuinte em forma de melhorias”, garante o secretário. 

Para facilitar o atendimento, evitando tumultos e maior celeridade ao processo de conciliação, a equipe do setor de multas da Semob, estabeleceu a distribuição de 80 senhas por dia, sendo 40 para o período da manhã e 40 à tarde. Além disso, pensando no conforto e segurança da pessoa idosa, portadores de deficiência e das mulheres gestantes, a Secretaria disponibiliza o canal de agendamento para o atendimento. Esse agendamento pode ser realizado em dias úteis da semana, pelo número (65) 3315-4224. 

A responsável pelo setor de Multas da Secretaria, Maristela Campos, pontua que o sistema de atendimento por senha facilita o controle e o andamento das conciliações, não causando transtornos à população que precisa do serviço. Ela orienta que não deixem para buscar a oportunidade nos últimos dias do mutirão. 

“Pois isso gera os tumultos, congestiona o sistema e ainda causa o aumento no fluxo de atendimento, fazendo com que, muitas vezes, a pessoa perca a oportunidade de negociar seus débitos. Então se atentem aos prazos e regulamento da ação e garantam os descontos”, observa Maristela. 

Ainda sobre os dias de atendimento, o gestor observa que a Prefeitura de Cuiabá não terá o feriado prolongado, com os serviços funcionando normalmente nesta sexta-feira (16) e segunda-feira (19). 

“São mais dois dias de atendimento garantido para a população”, diz Antenor. Os pontos facultativos foram revocados por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, na última sexta-feira (9), por meio de decreto. “Estamos focados na conclusão das obras do novo Pronto Socorro e esses dias a mais no calendário são de extrema importância para essa força-tarefa, como determinou o prefeito”, finaliza o secretário. 

Com a informação:https://noticias.r7.com/cidades

Detran e PRE realizam 60 operações no final de semana prolongado de Finados

O Detran e PRE farão 60 operações em conjunto neste final de semana prolongado, em função do Dia de Finados, nesta sexta-feira, com a participação de 250 agentes, nas vias públicas de Fortaleza, Região Metropolitana, municípios do litoral Leste e Oeste, municípios do maciço de Baturité, Sobral, Quixadá, Senador Pompeu e Jaguaretama.
A estimativa é de que o maior fluxo de veículo seja registrado nas CE 040 (litoral leste), CE 085 (litoral oeste) e CE 060 (maciço de Baturité e sertão)

Na abordagem aos motoristas, as equipes priorizarão ações da Lei Seca, documentação do veículo, habilitação do condutor, uso de cinto de segurança , inclusive no banco traseiro, os dispositivos de retenção de bebês e crianças (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação), além do respeito ao limite de velocidade e à caixa contínua, sobre a qual é proibido ultrapassar outro veículo e o uso obrigatório de capacete para condutor e passageiro de motocicleta.
NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA DO DETRAN-CE
Fones: (85)3101.5813 e 3101.5823

FALECIMENTO DE VALTER PARENTE ALBUQUERQUE DIA 10 DE NOVEMBRO DE 2018


MINISTÉRIO PÚBLICO PEDE AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO JÚLIO CÉSAR

Júlio César da Costa Alexandre é homem forte do prefeito de Sobral.
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em Sobral, pede o afastamento do secretário Municipal de Direitos Humanos, Júlio César da Costa Alexandre, e a devolução de R$ 671 mil aos cofres públicos.

Isso se deve porque o homem de Ivo “exercia acúmulo indevido de cargos públicos” em gestões anteriores, trabalhando, ao mesmo tempo, como professor da Universidade Vale do Acaraú, professor municipal e secretário de Educação.

Júlio César se elegeu vereador em 2016, mas o prefeito Ivo Gomes o tirou da Câmara para ser secretário de seu governo.

Ivo sabia da vida pregressa de Júlio, mesmo assim, fechou os olhos e assumiu o risco.

(CN7)

Viviane Senna, cotada para Ministério da Educação, se reúne com Bolsonaro - obs.: poderia na área de ação social

Sobre este site REPUBLICADECURITIBA.NET

Equipe de Bolsonaro planeja escolher reitores das universidades federais

site EXAME.ABRIL.COM.BR


MAIS MÉDICOS BRASILEIROS

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, texto

Dia da Proclamação da República do Brasil 15 DE NOVEMBRO DE 1889

15 de novembro é o 319º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 46 para acabar 2018.
 - Conforme Lei Nº 662, de 06.04.1949, para marcar a data da promulgação do Decreto 1, de 15.11.1889, que foi assinado pelo Marechal brasileiro, Manuel Deodoro da Fonseca, e que implantou a República e pôs fim à monarquia brasileira.
 

 Marechal Deodoro da Fonseca - O Proclamador da República
1889 - Proclamação da República no Rio de Janeiro pelo marechal Deodoro da Fonseca. É o começo de um regime democrático no Brasil.

1889 - D. Pedro II é informado (em Petrópolis) do movimento que o afastaria do trono.

1889 - Proclamação da República no Brasil. Rui Barbosa assina primeiro decreto do governo provisório.

1890 - Instalação do primeiro Congresso Constituinte Republicano no Brasil.

1895 - O marechal Deodoro da Fonseca assina o decreto nº 1, que "proclama provisoriamente e decreta como a forma de governo da Nação Brasileira a República Federativa".

1902 - Rodrigues Alves assume a Presidência do Brasil após vencer Quintino Bocaiúva.
1904 - Lei nº 1.269 reforma a legislação eleitoral.

1907 - O Centenário do Primeiro Voo - Foi no dia 15 de novembro do ano de 1907 que o brasileiro Alberto Santo Dumont realizou em Paris, sua 1ª experiência com um aeroplano chamado Demoiselle. Isso faz exatamente 100 anos.

1910 - O militar gaúcho Hermes Rodrigues da Fonseca assumiu a presidência da República.

1914 - Venceslau Brás tornou-se presidente do Brasil. Foi ele quem determinou a entrada do país na Primeira Guerra Mundial.

1918 - A gripe espanhola ataca a população do Rio de Janeiro, causando 14.459 mortes. O presidente eleito Rodrigues Alves é uma das vítimas. Doente, ele não consegue tomar posse e seu vice, Delfim Moreira assume.

1920 - A Liga das Nações se reúne pela primeira vez: 41 países abrem a sua primeira sessão em Genebra.

1922 - Artur Bernardes tomou posse da presidência do país.

1926 - Washington Luís assumiu a presidência do Brasil; ele foi o último presidente da República Velha.

1989 - Fim do 1º turno das primeiras eleições presidenciais diretas no Brasil: Fernando Collor e Lula vão para o 2º turno.

1991 - O ministro da Justiça, Jarbas Passarinho, assina portaria que autoriza a demarcação de 9,4 milhões de hectares para os índios ianomâmis nos estados do Amazonas e Roraima.

1994 - Fernando Henrique Cardoso é eleito o sucessor do presidente Itamar Franco.

2015 - Manifestantes pedem impeachment de Dilma Rousseff na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).