No Bairro Paraíso das Flores, um indivíduo em uma motocicleta yamaha de cor preta efetuou vários disparos de arma de fogo na via pública.
O fato aconteceu hoje (19), por volta das 11h, nas proximidades do "Chico do Gás".
Felizmente, ninguém foi alvejado. A Polícia foi acionada, realizou várias diligências, mas nenhum suspeito foi localizado.
Fonte: Sobral 24 horas
Pesquisar este blog
domingo, 19 de outubro de 2014
OBRA INACABADA DA PREFEITURA DE SOBRAL CAUSA ACIDENTE DE TRÂNSITO NA COHAB 3
DOMINGO 19 DE OUTUBRO DE 2014
Uma obra inacabada de saneamento básico da prefeitura de Sobral, na Rua Ipu, Bairro Cohab III, provoca um acidente de trânsito na tarde de hoje (19), por volta das 17h30min. Informações de um cidadão que mora em frente onde ocorreu o acidente, relata que uma equipe de fiscalização da prefeitura esteve recentemente no local, ele solicitou aos fiscais que colocassem uma placa informativa no local, indicando que ali havia uma obra em andamento. A solicitação do cidadão não foi atendida e um acidente foi provocado. Há vários dias que a obra está parada, e a população é quem fica no prejuízo.
Fonte: Sobral 24 horas c/ informações de um leitor via whatsapp
HEITOR FÉRRER NEGA APOIO A DILMA E CAMILO
Fala Ceará

[jwplayer mediaid="11068"] O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) publicou nas redes sociais um vídeo gravado neste domingo (19), negando apoio às...
FALA CEARÁ
O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) publicou nas redes sociais um vídeo gravado neste domingo (19), negando apoio às candidaturas petistas de Dilma Rousseff e Camilo Santana.
Durante todo dia, Heitor foi “bombardeado” após a publicação de outro vídeo, gravado em Lavras da Mangabeira neste sábado, no qual Ferrér dá a entender suposto apoio as candidaturas dos dois candidatos do PT.
Heitor afirmou que dará mais detalhes nesta segunda-feira (20), no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa.
INCÊNDIO EM SOBRAL NA COHAB 2 EM DEPÓSITO DE RECICLAGEM
Na tarde deste Domingo 19/10 aconteceu um incêndio de grandes proporções a um depósito de Reciclagem localizado na Cohab 2 precisamente a rua 5.O bairro Cohab 2 que é coligado ao Bairro Sinhá Sabóia,fica um pouco afastado da área central da pacata cidade de Sobral-Ce.Esse foi mais um desafio para os homens do corpo de bombeiros que compareceram ao local e controlaram as chamas,neste incidente, ninguém saiu ferido.Muitos curiosos presenciavam o ocorrido,segundas informações de vizinhos,algumas casas ficaram com a instrutura comprometida após o sinistro.
..
É FOGO.
INCÊNDIO NA COHAB II (VÍDEO)
Um incêndio de grandes proporções destruiu uma sucata e assustou os moradores dos bairros COHAB II e Sinhá Sabóia, na tarde desse domingo 19, na região sul de Sobral. cidade distante 230 km de Fortaleza no Ceará.
Confira as imagens aéreas EXCLUSIVAS, gravadas por Wellington Macedo II
FUGA DE PRESO DA DELEGACIA MUNICIPAL DE POLÍCIA CIVIL DE SOBRAL
Na manhã de hoje (19), o indivíduo identificado como Benedito Silva de Soares, fugiu da Delegacia Regional de Polícia Civil de Sobral, Rua Iolanda P.C. Barreto, bairro Derby Clube. onde se encontrava preso e aguardando ser transferido para a cadeia pública local, pois o referido estabelecimento prisional não recebe presos nos finais de semana.
Ele foi preso ontem (18), na Av. Pimentel Gomes, sob a acusação de furto. Policiais realizaram várias diligências, mas até o fechamento desta matéria, ele ainda não tinha sido recapturado.
Fonte: Sobral 24 horas
Ele foi preso ontem (18), na Av. Pimentel Gomes, sob a acusação de furto. Policiais realizaram várias diligências, mas até o fechamento desta matéria, ele ainda não tinha sido recapturado.
Fonte: Sobral 24 horas
Aécio Neves visit Sobral neste domingo (19)
O candidato a presidente da República pelo PSDB, Aécio Neves, est em Sobral nest domingo (19), onde, a partir das 9 horas, percorreu o tradicional “Beco do Cotovelo’”. Aécio, nesse giro pela terra onde nasceram os Ferreira Gomes, terá ao seu lado o senador eleito Tasso Jereissati, o deputado federal reeleito Raimundo Gomes de Matos, o deputado estadual eleito Carlos Matos e o presidente regional tucano, Luiz Pontes. O Ceará foi incluído numa lista de quatro Estados do Nordeste que Aécio visitará neste fim de semana.
DATAFOLHA NOVA PESQUISA PARA O DIA 22 QUARTA-FEIRA
O Datafolha registrou nova pesquisa para o governo do Ceará a ser divulgada na próxima quarta-feira (22) pelo jornal O Povo. A coleta dos dados acontece entre os dias 22 e 23 de outubro e deverão ser entrevistados 1.296 cearenses.
A pesquisa está protocolada com número 000034/2014, e custou R$ 110.148,00, a serem custeados pela Empresa Folha da Manhã S/A e Empresa Jornalistica O Povo S/A
PESQUISA IBOPE PARA GOVERNADOR NO CEARÁ
Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (16) mostra os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo do Ceará:
Camilo Santana (PT) – 51%
Eunício Oliveira (PMDB) – 49%
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos em branco, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
É o primeiro levantamento divulgado pelo instituto no segundo turno da eleição para governador do Ceará. Segundo o Ibope, os candidatos estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro, de três pontos
Votos totais
Se forem incluídos os votos em brancos e nulos e os dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
Camilo Santana - 46%
Eunício Oliveira - 44%
Em brancos/nulo/nenhum - 6%
Indecisos - 4%
Expectativa de vitória
O Ibope também perguntou aos entrevistados quem eles acham que será o próximo governador, independentemente da intenção de voto. Para 46%, Camilo sairá vitorioso; 42% acreditam que Eunício ganhará; 12% não sabem ou não responderam.
Dilma admite desvio na Petrobras e diz que busca ressarcimento ao país
18/10/2014 17h20 - Atualizado em 18/10/2014 19h28
'Se houve desvio, queremos de volta. Se houve, não. Houve, viu?', disse.
Ex-diretor da Petrobras preso na Operação Lava-Jato fez delação premiada.
"Agora ninguém sabe hoje ainda o que deve ser ressarcido. A chamada delação premiada, onde tem todos os dados mais importantes, não foi entregue a nós. Eu até pedi, como vocês sabem. Pedi tanto para o Ministério Público quanto para o ministro do Supremo [Tribunal Federal], Teori Zavascki. Ambos disseram que ainda estava sob sigilo. Agora ressarcir, eu farei todo o meu possível para ressarcir o país. Se houve desvio de dinheiro publico, nós queremos ele de volta. Se houve [desvio], não. Houve, viu?", declarou Dilma Rousseff.
Questionada sobre a inclusão pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa do nome do ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra (morto neste ano) entre políticos que receberam dinheiro desviado da Petrobras, a presidente Dilma afirmou que não acha que ninguém no Brasil tenha "primazia da bandeira da ética".
"O retrospecto do PSDB não lhe dá essa condição. Quem cometeu crime, delito ou malfeito deve pagar por isso. Ninguém está acima de suspeita no Brasil. Quem não cumprir princípios éticos com dinheiro publico, devem pagar por isso. É interessante notar que os vazamentos seletivos acontecem para todos os lados. Isso não é bom. Não vou comemorar nada. O pau que bate em Chico também bate em Francisco. Essa é uma lei", afirmou a candidata do PT.
Durante debate na TV nesta semana, Dilma já havido feito uma pergunta a Aécio sobre a denúncia de que o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, em depoimento ao Ministério Público, havia afirmado que deu propina ao ex-presidente do PSDB para esvaziar uma Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar a Petrobras em 2009.
Na resposta, Aécio disse que, pela primeira vez, a presidente reconhecia denúncias de Paulo Roberto Costa, que fez acordo de delação premiada e, em troca de prisão domiciliar, passou a colaborar com a Justiça nas investigações sobre corrupção na Petrobras. "Se a senhora não tem receio, por que seu partido impediu que o senhor Vaccari fosse à CPI"?, disse Aécio, referindo-se ao tesoureiro do PT, que, segundo depoimentos de Costa, também se beneficiou de propinas de contratos.
Dilma Rousseff declarou que, daqui para frente, a não ser que seja informada pelo Ministério Público ou pelo juiz, não tem medida nenhuma a tomar. "Não sei se vocês sabem, mas não é o presidente quem processa. Quem processa são os órgãos, como o Ministério Público, e quem julga é o juiz", afirmou.
Comunicado da Petrobras
Na sexta (17), a Petrobras informou que criou comissões internas para verificar "averiguar indícios ou fatos contra a empresa" relacionados às denúncias relacionadas à operação Lava Jato, e que está estudando medidas jurícidas para ser ressarcida pelos danos sofridos.
Na sexta (17), a Petrobras informou que criou comissões internas para verificar "averiguar indícios ou fatos contra a empresa" relacionados às denúncias relacionadas à operação Lava Jato, e que está estudando medidas jurícidas para ser ressarcida pelos danos sofridos.
As afirmações estão em um comunicado enviado pela empresa à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em resposta a um pedido de esclarecimento feito pela autarquia por conta das notícias publicadas nos últimos dias sobre o assunto. É procedimento comum à CVM solicitar esclarecimentos sobre notícias que possam afetar as empresas que têm ações negociadas em bolsas de valores.
No comunicado, a empresa apontou que é reconhecida oficialmente pelas autoridades como vítima nesse processo de apuração, e vem prestando esclarecimentos para Polícia Federal, Ministério Público Federal e Poder Judiciário.
Em nota enviada à GloboNews, a Comissão de Valores Mobiliários informou que desde 1988 possui acordo de mútua cooperação e troca de informações com a US SEC, que pode ser acessado por meio do site da autarquia. "A CVM e a SEC têm uma relação muito próxima e trocam informações de maneira bastante intensa e presente, seja por meio de consultas informais (por e-mail ou telefone), seja por meio de solicitações formais, sempre que se faz necessário. Por fim, ressaltamos que a CVM acompanha e analisa as informações e movimentações envolvendo as companhias abertas, tomando as medidas cabíveis, quando necessário. A autarquia não comenta casos específicos."
Paulo Roberto Costa
O ex-diretor Paulo Roberto Costa é um dos acusados na operação Lava Jato, que foi deflagrada no dia 17 de março deste ano em vários estados brasileiros e no Distrito Federal.
Paulo Roberto Costa
O ex-diretor Paulo Roberto Costa é um dos acusados na operação Lava Jato, que foi deflagrada no dia 17 de março deste ano em vários estados brasileiros e no Distrito Federal.
A operação investiga um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que pode ter movimentado cerca de R$ 10 bilhões. Conforme a PF, a organização criminosa era liderada pelo doleiro Alberto Youssef.
Pesquisa
Pesquisa Datafolha divulgada na quarta (15) mostra que 80% dos eleitores brasileiros tomaram conhecimento das denúncias de corrupção na Petrobras. Ainda de acordo com o instituto, 66% acreditam que as denúncias envolvem pagamento de proprina a partidos políticos.
Pesquisa Datafolha divulgada na quarta (15) mostra que 80% dos eleitores brasileiros tomaram conhecimento das denúncias de corrupção na Petrobras. Ainda de acordo com o instituto, 66% acreditam que as denúncias envolvem pagamento de proprina a partidos políticos.
O Datafolha ouviu 9.081 eleitores em 366 municípios nos dias 14 e 15 de outubro. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01098/2014.
TSE determina que PT tire do ar trechos de acusações a Aécio
19/10/2014 13h32 - Atualizado em 19/10/2014 14h31
Uma das propagandas dizia que candidato se recusou a fazer bafômetro.
Ministro afirmou que horário eleitoral não é para 'ofensas mútuas'.Do G1, em Brasília
O ministro Tarcísio Carvalho, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão liminar (provisória), determinou que o PT retire do ar trechos de propagandas que fazem acusações ao candidato Aécio Neves (PSDB), rival da petista Dilma Rousseff no segundo turno.
Uma das propagandas que o PT deve tirar do ar acusava Aécio de se recusar a fazer teste do bafômetro em uma blitz no Rio, em 2011. A campanha do PSDB acionou o TSE e alegou que "a intenção da propaganda seria levar o eleitor a crer que ele teria praticado infração gravíssima de trânsito, quando, na verdade, a punição fora somente por estar com a carteira nacional de habilitação vencida, infração muito diferente e muito menos gravosa do que a condição de se negar a fazer o teste do bafômetro".
2º TURNO
Notícias sobre as eleições 2014.
O ministro justifica que tomou a decisão de suspender a propaganda baseado ementendimento firmado pelo TSE na última quinta (16), segundo o qual as propagandas eleitorais gratuitas em cadeia nacional de rádio e TV não podem servir para "atacar" candidato adversário, mas sim para debater propostas.
Outra decisão do TSE em favor da campanha de Aécio determina que o PT retire do ar também trechos com paródia da música "Oh, Minas Gerais". A propaganda dizia “ Oh, Minas Gerais, oh, Minas Geris, quem conhece Aécio não vota jamais...” A liminar foi concedida, nesse caso, pelo ministro Admar Gonzaga. Ele também adotou o entendimento firmado na última quinta pelo tribunal.
Ainda com base nessa jurisprudência, o ministro Tarcísio Carvalho determinou ainda que o PT suspenda a veiculação de trechos do debate do SBT em que Dilma faz acusações a Aécio como: “Corruptos da privataria tucana”; “Minas engavetava na sua época todos os processos”; “O PSDB recebeu propina para esvaziar uma CPI”; e “Onde estão os corruptos do metrô de São Paulo?”
Na decisão, o ministro entendeu que "ataques deste tipo prestam desserviço ao debate eleitoral fértil e autêntico e, em maior escala, à própria democracia".
Nesta sexta (17), o TSE já havia proibido o PT fazer referência ao aeroporto de Cláudio (MG) nas propagandas eleitorais de rádio e TV. O aeroporto foi construído durante a gestão no governo mineiro de Aécio. Segundo reportagens do jornal "Folha de S.Paulo" de julho, o aeroporto foi construído em área que pertencia ao tio de Aécio. O candidato diz que o terreno foi desapropriado.
Baseado no mesmo entendimento firmado na última semana, o TSE também concedeu liminar favorável à campanha de Dilma e determinou que o PSDB retire do ar propaganda em que faz acusações contra o irmão da candidata.
MÁQUINA DE FABRICAR ÁGUA
17/10/2014 07h36 - Atualizado em 17/10/2014 11h43
Com seca em SP, engenheiro planeja popularizar máquina que produz água
Pedro Paulino criou equipamento que usa ar e fabrica até 5 mil litros por dia.
Vendas subiram durante estiagem, mas preço 'salgado' dificulta uso caseiro.
'Quer um pouco de água?'. A pergunta em tom de brincadeira feita pelo engenheiro mecatrônico Pedro Ricardo Paulino poderia soar como ironia para quem lida com torneiras secas no interior de São Paulo, não fosse o resultado do invento capaz de produzir até cinco mil litros por dia, quando ligado à tomada.O equipamento suga o ar, que é então submetido a um processo de condensação de alta eficiência, dando origem à água líquida. Depois a água é tratada e filtrada. O desafio dele é popularizar a máquina, uma vez que cada litro custa R$ 0,17 de energia e a produção sob encomenda deixa o preço 'salgado'.
Sem formalidades na fábrica instalada no Jardim Paulista, em Valinhos (SP), ele apresentou ao G1 as opções já disponíveis no mercado desde 2010. A primeira, com visual que se assemelha a um bebedouro com visor colorido e moderno, custa R$ 8 mil e pode 'fabricar' 30 litros de água potável por dia. Tudo isso com um diferencial: temperatura de 10º C a 90º C. "É preciso apenas que a umidade relativa do ar esteja igual ou superior a 10%", falou ao comentar que ela não funciona em nível inferior, por tratar-se de percentual mínimo indicado pela Organização Mundial da Saúde, e a umidade retirada do ambiente não é significativa.
A produção envolve 12 processos de filtragem, entre eles, quatro para inserção de sais minerais que permitem o consumo do líquido. "Adicionamos magnésio, cálcio, potássio e silício e, além disso, tem quase zero de sódio. Se houver alguma falha na purificação, ela trava atuomaticamente. Não existe no mercado água com este nível de pureza", destacou Paulino. Veja explicação do engenheiro sobre a máquina no vídeo disponível abaixo.
Sem formalidades na fábrica instalada no Jardim Paulista, em Valinhos (SP), ele apresentou ao G1 as opções já disponíveis no mercado desde 2010. A primeira, com visual que se assemelha a um bebedouro com visor colorido e moderno, custa R$ 8 mil e pode 'fabricar' 30 litros de água potável por dia. Tudo isso com um diferencial: temperatura de 10º C a 90º C. "É preciso apenas que a umidade relativa do ar esteja igual ou superior a 10%", falou ao comentar que ela não funciona em nível inferior, por tratar-se de percentual mínimo indicado pela Organização Mundial da Saúde, e a umidade retirada do ambiente não é significativa.
A produção envolve 12 processos de filtragem, entre eles, quatro para inserção de sais minerais que permitem o consumo do líquido. "Adicionamos magnésio, cálcio, potássio e silício e, além disso, tem quase zero de sódio. Se houver alguma falha na purificação, ela trava atuomaticamente. Não existe no mercado água com este nível de pureza", destacou Paulino. Veja explicação do engenheiro sobre a máquina no vídeo disponível abaixo.
Popularização e lucros na estiagem
Segundo o inventor, um modelo portátil capaz de oferecer 15 litros por dia, ao custo de R$ 6 mil, é a aposta para que as máquinas sejam popularizadas, em três anos, quando estima criar uma linha de produção para 1 mil peças por mês para cogitar falar em 'economia'.
Segundo o inventor, um modelo portátil capaz de oferecer 15 litros por dia, ao custo de R$ 6 mil, é a aposta para que as máquinas sejam popularizadas, em três anos, quando estima criar uma linha de produção para 1 mil peças por mês para cogitar falar em 'economia'.
"Tenho ciência de que o valor é alto, mas quero que as pessoas de baixa renda também possam ser beneficiadas no futuro. É uma questão emergencial e sobrevivência", afirmou. Segundo ele, o custo é elevado por causa da necessidade de comprar peças em oito países no exterior, incluindo China e Estados Unidos. Cada metro cúbico custa R$ 170 (energia), enquanto que a Sanasa - empresa responsável pelo abastecimento em Campinas - distribui a mesma quantidade para um residência padrão ao valor R$ 4,48. Na cidade, entretanto, a tarifa mais baixa - para até dez metros cúbicos, incluindo esgoto, custa R$ 11,89.
"A produção a partir de condensação é amplamente divulgada, mas a questão 'potável' eu desconheço. No Brasil há uma dificuldade técnica porque raramente encontramos alguns componentes", frisou. Segundo ele, desde janeiro foram vendidas 40 máquinas, entre elas, 25 capazes de produzir 1 mil litros por dia, cada uma pela bagatela de R$ 195 mil. Uma delas, embalada para entrega na fábrica, será enviada a um restaurante de Brasília nos próximos dias. Além disso, negocia a instalação de quatro máquinas capazes de produzir 5 mil litros por dia em Crateús (CE), ao preço de R$ 350 mil, com o governo do estado.
'Pólvora' e solução
Paulino lembrou que o projeto começou a ser desenvolvido na década de 90, quando estava na França e atuava por uma empresa multinacional. À época, o intuito era criar um sistema que alimentasse um equipamento de hemodiálise, contudo, o projeto foi engavetado anos depois por causa da limitação tecnológica disponível e a falta de interesse. "O diferencial foi eu ter acreditado nesta ideia. Foram muitas pesquisas durante esse tempo, morei um tempo na China e investi apenas recursos próprios, em torno de US$ 1 milhão", explicou. Segundo ele, a máquina tem garantia de um ano, mas por enquanto não houve relatos de problemas
Paulino lembrou que o projeto começou a ser desenvolvido na década de 90, quando estava na França e atuava por uma empresa multinacional. À época, o intuito era criar um sistema que alimentasse um equipamento de hemodiálise, contudo, o projeto foi engavetado anos depois por causa da limitação tecnológica disponível e a falta de interesse. "O diferencial foi eu ter acreditado nesta ideia. Foram muitas pesquisas durante esse tempo, morei um tempo na China e investi apenas recursos próprios, em torno de US$ 1 milhão", explicou. Segundo ele, a máquina tem garantia de um ano, mas por enquanto não houve relatos de problemas
mil litros de água (Foto: Fernando Pacífico / G1)
O sistema foi patenteado em 2010 e, de acordo com o engenheiro, tentativas de parcerias foram negadas por diversas instituições que atuam no segmento de peças e componentes usados na máquina. "Achavam que eu queria inventar a pólvora", divertiu-se. O engenheiro contrata até 12 técnicos temporários para ajudar no desenvolvimento das máquinas e projetos.
Crise hídrica
Ao comentar sobre viagens feitas como a Dubai, Pedro Paulino defendeu que a máquina e investimentos na dessalinização da água do mar em grande escala são alternativas que o país poderia investir para reverter a crise hídrica, sobretudo em São Paulo. "É preciso investir. Os Emirados Árabes, por exemplo, pediram em 2012 um projeto de uma turbina que possa gerar água purificada no deserto. Estamos conversando."
Sobre o racionamento que começou em janeiro na cidade onde mora, o engenheiro deu um sorriso discreto ao comentar que criou um sistema híbrido, a partir da ligação entre a caixa d´água da residência e uma máquina. "O nível é constante. Vizinhos visitam e demonstram interesse. Por causa da estiagem, neste ano as vendas multiplicaram por cinco", frisou.
Ao comentar sobre viagens feitas como a Dubai, Pedro Paulino defendeu que a máquina e investimentos na dessalinização da água do mar em grande escala são alternativas que o país poderia investir para reverter a crise hídrica, sobretudo em São Paulo. "É preciso investir. Os Emirados Árabes, por exemplo, pediram em 2012 um projeto de uma turbina que possa gerar água purificada no deserto. Estamos conversando."
Sobre o racionamento que começou em janeiro na cidade onde mora, o engenheiro deu um sorriso discreto ao comentar que criou um sistema híbrido, a partir da ligação entre a caixa d´água da residência e uma máquina. "O nível é constante. Vizinhos visitam e demonstram interesse. Por causa da estiagem, neste ano as vendas multiplicaram por cinco", frisou.
FÁBRICA D' ÁGUA
Empresa lança máquina que "produz" água a partir da umidade do ar
Crianças bebem água em escola municipal de Feira de Santana
O aparelho, desenvolvido pela empresa mineira HNF, “produz” a água por meio da compressão e condensação do ar, processo do qual se obtém o chamado ponto de orvalho. Para tornar o líquido potável, são utilizados três processos de filtragem. O equipamento também possui um software que regula o processo para torná-lo possível em condições variadas de temperatura e umidade do ar. Segundo Henrique Fiuka, um dos sócios da HNF, num ambiente com umidade em torno de 40% e temperatura ambiente de aproximadamente 20º C, a máquina transforma 30 litros de água em um dia. “Num local com 60% de umidade, chega a fazer 40 litros”, diz.
Fiuka afirma que, além de escolas, a empresa pretende colocar seus aparelhos em locais de grande circulação de pessoas, como hospitais, empresas, postos de saúde e clubes. Lançada em 2009, a máquina ainda tem um preço salgado: R$ 6,5 mil. Para o empresário, o valor deve diminuir em poucos anos. “Quando tivermos mais demanda vamos conseguir baixar o custo”, diz. Até agora, foram vendidas cerca de mil unidades no Brasil, Argentina e Angola, mas a meta da HNF é comercializar, em menos de um ano, dez mil máquinas por mês.
Aparelho para uso doméstico
Para conseguir alavancar as vendas e atender também as residências, a empresa lançou nesta semana a versão doméstica do aparelho, que armazena 12 litros de água e deve chega ao mercado com o preço de R$ 2 mil. “O cliente poderá substituir o bebedouro de galão ou o purificador de água”, afirma Fiuka.
Norman Pedro Quiroga, sócio da HNF e inventor do equipamento, diz que o próximo passo da empresa é fornecer máquinas para indústrias, que teriam a capacidade de produzir cerca de 50 mil litros de água por hora. “O projeto está pronto. Já temos encomendas feitas”, diz o engenheiro.
A primeira máquina de “fazer água” da empresa demorou cerca de sete anos para ser desenvolvida e foi patenteada em 2006. A ideia do invento surgiu quando Quiroga trabalhava para uma empresa nos EUA, que necessitava de água pura para realizar uma pesquisa.
Hoje, existem equipamentos similares no mercado internacional, mas, segundo o inventor, a máquina brasileira se diferencia pela versatilidade. “Existe uma máquina nos EUA, mas ela tem limitações de temperatura e de umidade”, diz. A versão americana só consegue produzir água com umidade do ar mínima de 40% e temperatura de pelo menos 20º C. O equipamento da HNF funciona a partir de 10% de umidade do ar e temperatura a partir de 15ºC.
Sustentabilidade
Outra possível utilização para os aparelhos de produção de água pela umidade do ar, de acordo com a HNF, é na agricultura. Em sua campanha institucional, a empresa diz que a aplicação em lavouras e plantações “significa o fim das secas provocadas pelas estiagens sazonais”. Para Paulo Costa, especialista em uso racional da consultoria H2C, o uso de equipamentos como o da HNF não é a melhor saída para se resolver o problema da falta d’água no mundo. “Existem tecnologias mais simples que têm benefício maior”, diz o consultor.
Uma das opções, segundo Costa, seria a substituição do método de irrigação por aspersão – quando a água cai na terra como se fosse chuva – ou pelo sistema de gotejamento, método que distribui o líquido por gotejadores que ficam próximos da base das plantas - cerca de 70% da água consumida no País é utilizada na agricultura e pecuária.
“O sistema de gotejamento consumiria apenas 1/6 do que é utilizado hoje”, afirma Costa. Segundo o especialista, o potencial de uso da água da chuva também não é utilizado adequadamente. “Menos de 2% dos edifícios comerciais, residenciais e industriais usam água de chuva.”
Criada em 2009, fabricante HNF já exporta o aparelho, patenteado em 2006, e começará a vender também para indústrias
Em Feira de Santana, na Bahia, alunos e professores de 125 escolas matam a sede com água extraída do ar. Não é resultado de nenhuma experiência de laboratório, mas da instalação de 375 máquinas que retiram a umidade do ar e a transformam em água no estado líquido. “Antes desse equipamento era um sufoco”, diz Eliane Mota, diretora da escola Nossa Senhora do Rosário.
Assinar:
Comentários (Atom)




