Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

UVA - Professores decidem pelo fim da greve após mais de cinco meses de paralisação

Em Assembleia Geral realizada na última terça-feira, 25 de outubro de 2016, no Auditório Milton Santos, no campus Junco, os professores da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) decidiram pelo fim da greve, iniciada em 16 de maio deste ano. Dos 122 professores presentes, 96 votaram a favor da suspensão e 15 pela continuidade da greve, tendo sido registradas 03 abstenções.

A proposta de suspensão da greve foi defendida pela direção do Sindicato dos Docentes da UVA (SINDIUVA) como uma "mudança de estratégia" necessária. “Tendo em vista a pauta de reivindicações ter sido atendida, ficando em aberto apenas a reposição salarial, entendemos que este é um momento de reorganização estratégica do movimento”, explica a Presidente do SINDIUVA, Professora Sílvia Helena de Lima Monteiro.

Após comunicada oficialmente sobre o resultado da Assembleia, o reitor da UVA reuniu-se com os diretores dos seis Centros de Ensino da UVA – CCAB, CCSA, CCS, CCET, CENFLE e CCH –, com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) e representantes do SINDIUVA, para apresentação de proposta de novo Calendário Acadêmico, a ser levada para discussão também nos colegiados de cada curso.

Pelo novo Calendário Acadêmico proposto pela PROGRAD, o reinício do Semestre 2016.1 será em 31 de outubro de 2016 e o término em 25 de janeiro de 2017. O semestre 2016.2 iniciará em 13 de fevereiro com término em 21 de junho de 2017 e o período de matrícula dos alunos veteranos será de 6 a 8 de fevereiro. “O novo Calendário Acadêmico será apresentado ao Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UVA (CEPE), que deverá se reunir ainda esta semana para aprovação, ou não”, explica o Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UVA, Professor Petrônio Emanuel Timbó Braga.

Ainda de acordo com o Professor Timbó Braga, o novo Calendário Acadêmico deverá ser divulgado no dia 28 de outubro.

Fonte: UVA

TEMER NA CORDA BAMBA

Partidos já discutem possibilidade de Michel Temer cair com delação da Odebrecht
26 de outubro de 2016 às 08:55

A possibilidade de o governo de Michel Temer (PMDB-SP) não conseguir atravessar a turbulência da delação premiada da empreiteira Odebrecht passou a ser considerada e discutida entre lideranças de partidos diversos como o PSDB e o PT. A informação é de Mônica Bergamo, publicada na Folha de S. Paulo desta quarta-feira.

Alternativas a Temer passaram a ser aventadas e até nomes que poderiam ser eleitos pelo Congresso Nacional, num pleito indireto, em 2017, são citados. Entre eles está o de Fernando Henrique Cardoso e até o de Nelson Jobim, ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal).

Jobim, que foi ministro dos governos FHC, Lula e Dilma, teria a vantagem de circular por todos os principais partidos, conseguindo um mínimo consenso em caso de crise extrema. E um problema: ele foi contratado pela Odebrecht e atuou como consultor da empresa quando ela começou a ser investigada na Operação Lava Jato.

Em 2017, no entanto, a Odebrecht já teria encerrado a delação, com o pagamento de pesadas multas e a punição de seus dirigentes.

As dúvidas em relação à capacidade de o governo Temer aguentar o maremoto que se anuncia surgiram depois de informações de que a delação da empreiteira pode atingir os três principais auxiliares do presidente: Eliseu Padilha, ministro da Casa Civil, Geddel Vieira Lima, da Secretaria de Governo, e Moreira Franco, do Programa de Parcerias de Investimentos. O próprio Temer estaria citado.

A delação, que deve ter mais de uma centena de parlamentares citados, pode incluir também o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), segundo pessoa próxima às negociações da empresa com o Ministério Público Federal. Ele não se manifesta.

drone suicida

Kamikaze do século XXI: Irã desenvolve ‘drone suicida’
Aeronave não carrega mísseis, mas pode transportar cargas explosivas
POR O GLOBO 26/10/2016 14:22
Imagem divulgada pela agência Tasnim mostra o drone desenvolvido por militares iranianos - MEGHDAD MADADI / AFP

RIO — O Irã desenvolveu um “drone suicida”, com alcance de até 1 mil quilômetros, que pode ser utilizado em missões de vigilância e ataque sobre terra e mar, informou nesta quarta-feira a agência de notícias Tasnim.

Assim como similares utilizados por outras forças militares, o drone iraniano dispõe de sofisticadas câmeras de vigilância e tem capacidade para voar durante a noite, mas não carrega mísseis. Por isso, pode transportar cargas explosivas capazes de alcançar alvos em terra e mar.

A aeronave com dois motores a hélice pode aatingir até 250 km/h, tanto a 900 metros de altura quanto a 50 centímetros do mar, o que dá a ele a capacidade necessária para atacar um navio de guerra.

TIANGUÁ (CE): AÇUDE JABURU I

O nível do reservatório do açude Jaburu I, que abastece Tianguá e Ubajara chegou a 16,71%, de acordo com a última atualização do portal hidrológico, o açude tem capacidade para 141,00 hm3 de água e foi construído pela Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará, tendo sido concluído em 1983.

A situação também é critica em quase todos os principais açudes que bastece o ceará, de acordo com o portal hidrológico os açudes de todo o Estado estão com apenas 8,38% da capacidade. Há 130 com volume inferior a 30%, o que corresponde a 85% de todos os açudes.

Segundo jornal O POVO que publicou ainda em junho que eram 47 os açudes secos ou em volume morto, o que correspondia a um terço dos reservatórios. Quatro meses depois, o número aumentou 63,8%. E a projeção é de que, até a quadra chuvosa, em fevereiro de 2017, o cenário piore muito.

Fonte: Portal Nordeste News

TV ANALÓGICA SEM SINAL

Apagão analógico: 300 mil podem ficar sem TV a partir de hoje

Para adiar o apagão no Distrito Federal, é necessária uma portaria do ministro Gilberto Kassab.

Um apagão analógico está previsto para ocorrer na próxima quarta-feira (26) do Distrito Federal e em algumas cidades em Goiás. No mínimo, 300 mil pessoas correm o risco de ficar sem TV aberta.

De acordo com o Notícias da TV, pela primeira vez, Globo e Record racharam em uma decisão envolvendo TV digital. Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (25) em Brasília, as duas principais redes do país divergiram sobre o apagão analógico.

A Globo, o SBT e a Abert (Associação Nacional das Emissoras de Rádio e Televisão) defendem que o desligamento do sinal analógico seja adiado pelo menos em dez dias. Já a Record e Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) mudaram de posicionamento e passaram a defender o apagão analógico já, assim como as companhias telefônicas.

Para adiar o apagão no Distrito Federal, é necessária uma portaria do ministro Gilberto Kassab.

Via notíciasaominuto

CÂMARA FEDERAL APROVA PEC DO TETO EM 2º TURNO

  • PEC DO TETO DOS GASTOS:

  • A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno, com 359 votos, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, criando um limite para o aumento nos gastos públicos pelos próximos 20 anos. A medida de maior austeridade em mais de uma década é a principal aposta do governo do presidente Michel Temer para equilibrar as contas públicas.
    O projeto passou por seu segundo teste no plenário da Câmara nesta terça-feira, 25, e agora será analisado pelo Senado, também em dois turnos.
    A votação, cujo placar foi de 359 votos a 116, se estendeu por mais de 8 horas devido às tentativas da oposição de obstruir a votação. Manifestações contra a aprovação da PEC também fizeram com que a sessão fosse interrompida pelo Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, primeiro para pedir silêncio aos participantes, depois para pedir sua expulsão.
    O governo comemorou o resultado, que, apesar da ausência de mais de 20 deputados, perdeu apenas 7 votos em relação so 366 obtidos na votação da semana passada. A votação de destaques como a retirada de Saúde e
    Educação da conta segue no plenário e deve varar a madrugada.
     
  • VEJA COMO CADA DEPUTADO CEARENSE PRESENTE VOTOU

    Chico Lopes (PCdoB) Não

    André Figueiredo (PDT) Não

    Leônidas Cristino (PDT) Não

    Odorico Monteiro (PROS) Não

    José Airton Cirilo (PT) Não

    José Guimarães (PT) Não

    Luizianne Lins (PT) Não Moses Rodrigues (PMDB) Sim

    Aníbal Gomes (PMDB) Sim

    Vitor Valim (PMDB) Sim

    Macedo (PP) Sim

    Gorete Pereira (PR) Sim

    Ronaldo Martins (PRB) Sim

    Danilo Forte (PSB) Sim

    Domingos Neto (PSD) Sim

    Raimundo Gomes de Matos (PSDB) Sim Arnon Bezerra (PTB) Sim

    Lógica da PEC 241, que limita os gastos da União, foi criada pelo governo Dilma (com vídeo) - ILISP

    Em vídeo recuperado pelo ILISP e disponibilizado abaixo, o então Ministro da Fazenda do governo Dilma Rousseff, Nelson Barbosa, apresentou em coletiva à imprensa no último dia 21 de março de 2016 uma medida para *limitar os gastos públicos*, exatamente como a PEC 241 pretende fazer. A única diferença entre a PEC 241 e a proposta de...

    Comissão da Câmara aprova PEC do teto em 2º turno; texto vai a plenário

    Proposta que limita gastos foi aprovada nesta terça (18) por 21 votos a 7. Se aprovada em 2º turno no plenário, seguirá para análise do Senado.

    G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO · 1.035

    Governo confirma vitória e aprova PEC do Teto em 2º turno na Câmara - 25/10/2016 - Mercado - Folha de S.Paulo
    WWW1.FOLHA.UOL.COM.BR