Péssima Notícia ⚠️
Companhias aéreas Latam, Gol e Azul alertaram que o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), implementado pelo governo federal, deve elevar o preço das passagens aéreas. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa essas empresas, o impacto financeiro do aumento do IOF é estimado em R$ 600 milhões anuais para o setor.
Esse custo adicional decorre da elevação da alíquota do IOF de 0,38% para 3,5% em operações como leasing de aeronaves, compra de peças no exterior e financiamentos, que são majoritariamente dolarizados.
As companhias destacam que, como cerca de 60% de seus custos estão atrelados ao dólar, o aumento do imposto encarece significativamente suas operações, o que pode ser repassado aos consumidores, resultando em passagens mais caras ou até na redução da oferta de voos.
Além disso, elas argumentam que empresas estrangeiras, que realizam essas transações fora do Brasil, não enfrentam o mesmo custo, o que pode prejudicar a competitividade das aéreas brasileiras, especialmente em rotas internacionais. A Abear enviou ofícios ao Ministério da Fazenda, à Casa Civil e ao Ministério de Portos e Aeroportos solicitando a revisão da medida.


