Apesar das promessas de reajustes e deduções, o presidente Jair Bolsonaro e sua equipe econômica, pelo quarto ano consecutivo a tabela do IRPF (Imposto de Renda das Pessoas Físicas) 2020, permanece inalterável. Se modificada, cerca de 10 milhões de pessoas estariam isentas da contribuição, conforme indicam dados levantados pelo sindicato dos fiscais da Receita Federal, o Sindifisco Nacional.
O reajuste deve levar em conta os índices da inflação (INPC) que fecharam em 4,4% em 2019. Com isso, o valor de isenção aumentaria para aqueles com renda de até R$ 3,881 por mês.
Durante seu governo em 2019, o presidente Jair Bolsonaro se posicionou sobre os reajustes. Segundo o presidente, todos aqueles que ganhavam um salário de até R$ 3 mil mensais ficariam livres do imposto. O objetivo era “desafogar” o bolso da categoria menos favorecida da sociedade.
Ao criar uma proposta de lei e enviá-la ao Congresso, o governo poderá reformular os valores. De todo modo, como a medida não é obrigatória, esta, fica a critério dos parlamentares, se desejam ou não reajustar essas quantias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS