Pesquisar este blog

domingo, 29 de junho de 2014

MÉDIA SALARIAL DOS PROFISSIONAIS DE TI

TI
Ao se deparar com uma nova pesquisa de faixa salarial, muitos profissionais de TI podem ficar desanimados por não ganharem a mesma remuneração indicada para seus cargos. Outros podem achar que os estudos não foram feitos no país e que não condizem com a realidade do mercado.
Para esclarecer por que há tanta disparidade entre os salários desses profissionais, a INFOconversou com o diretor do centro de treinamento em nuvem CloudCampus, José Carlos Vitorino.
Em uma pesquisa realizada pela própria CloudCampus – usando como base de dados alunos, profissionais e clientes do ramo da tecnologia – foram analisadas as faixas de remunerações máximas e mínimas de webmasters a CIO e diretores de TI das empresas, sendo que o cargo de CIO chega a sofrer variação de 10 mil até 55 mil reais.
Vitorino explica que essa grande diferença entre os salários depende de vários fatores como segmento de atuação e localização geográfica de cada empresa. “Um CIO que trabalha em uma empresa onde o core business é tecnologia da informação pode receber na faixa de 55 a 60 mil reais, valor bem acima de empresas que não são do ramo” diz.
Segundo o executivo, até mesmo pesquisas sobre o mesmo assunto feitas por diferentes empresas trazem dados díspares. Isso acontece porque cada órgão usa uma metodologia para aplicar e apurar as experiências realizadas – além de cada um deles lidar com uma amostragem diferente, podendo ser de grandes, médias ou pequenas empresas ou até de regiões diferentes.
Para se ter uma ideia sobre essa diferença entre as pesquisas, o guia salarial feito pela consultoria de recrutamento Robert Half aponta que o salário de um gerente de TI em companhia de grande porte tem salário na faixa de 15 a 30 mil reais, um limite que quase dobra os 17,5 mil informados como remuneração máxima nos resultados da CloudCampus. No entanto, nos dois estudos os CIOs tem remuneração de até 55 mil reais.
Stock.xchng

Demanda crescente

A consultoria de recrutamento Robert Half fez um guia salarial com as principais faixas de remuneração pagas na área de TI no Brasil. Os dados foram retirados da base de dados de candidatos da consultoria. As faixas salariais foram divididas por tamanho de empresa (P/M e G) e comparadas com os valores divulgados no último ano para apontar as variações percentuais de remuneração.

A Robert Half comparou os salários mínimos de cada posição em cada ano e chegou a uma variação percentual ano a ano. Depois, fez o mesmo com os salários máximos. Quando tinha ambas as taxas, calculou a média das variações percentuais. “Na maioria dos cargos, percebemos aumento salarial superior à inflação. Em algumas posições, há variações salariais bastante agressivas, acima dos 20%”, disse a INFO Renata Blak, gerente das divisões de Engenharia e Tecnologia da Robert Half.

As faixas salariais levam em consideração fatores como senioridade no cargo, qualificação, entre outros fatores. Isso justifica algumas diferenças de remuneração elevadas para a mesma posição. Mas na elaboração do guia foram computados salários pontuais registrados muito acima ou abaixo das faixas principais. Os salários não incluem bônus e outros benefícios. Veja a seguir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

365 DIAS