BRASIL 2014
Argentina
x
Holanda, um duelo com muita história
(FIFA.com)
.
Desde o sorteio dos grupos do Brasil 2014, argentinos e holandeses começaram a se olhar com desconfiança. Afinal, se cada um percorresse o caminho mais lógico, ambos voltariam a se encontrar em uma fase decisiva da Copa do Mundo da FIFA. Agora, aquela possibilidade se tornou realidade em uma das semifinais do torneio.
A partida marcará o quinto confronto entre os dois países em uma edição de Mundial. O primeiro foi na Alemanha 1974, quando a Laranja Mecânica atropelou a Albiceleste por 4 a 0 na segunda fase, que na época valia como semifinal. Naquele dia, Johan Cruyff marcou dois golaços.
A Argentina teria sua doce vingança quatro anos depois, ao derrotar a Holanda como anfitriã, por 3 a 1, na final da Copa do Mundo 1978. Foi assim que Mario Kempes recordou seu gol decisivo, marcado na prorrogação, em entrevista ao FIFA.com: "Não foi o mais bonito, mas foi o mais emocionante. Acredito que até os torcedores sopraram a bola para ver se ela entrava. Teve um suspense, mas acabou entrando."
A Holanda precisou esperar até a França 1998 para ter um certo consolo: com um gol de Denis Bergkamp no último minuto, venceu o novo reencontro por 2 a 1 e eliminou das quartas de final uma Argentina comandada pelo mesmo Daniel Passarella que, 20 anos antes, havia erguido o troféu como capitão.
O último confronto se deu na Alemanha 2006 e, embora tivesse tudo para ser um dos melhores jogos da fase de grupos, terminou com um empate sem gols, que permitiu àAlbiceleste avançar às oitavas de final na primeira posição de sua chave.
Para celebrar esse rico passado entre os dois rivais, convidamos você a rever os melhores momentos dos quatro duelos históricos. Que tal relembrar os belos gols de Cruyff em 1974? E os de Mario Kempes na final de 1978? O tento de Bergkamp foi uma aula sobre como definir com sangue frio uma partida quente. E no jogo de 2006 você encontrará várias caras conhecidas. De um lado Arjen Robben, finalista da última Copa e campeão mundial pelo Bayern de Munique. De outro, Lionel Messi, quatro vezes melhor do mundo pela Fifa e principal estrela do Barcelona. O duelo dos canhotos é apenas mais um que promete agitar a semifinal desta quarta-feira (9), às 17h, no Estádio Itaquerão, em São Paulo.
As duas seleções apostam na força de seus ataques para chegar a mais uma final. Além de Robben, a Holanda conta com Sneijder e Van Persie. Desfalcada de Agüero e Di Maria, a Argentina confia na genialidade de seu camisa 10 e nos gols deHiguaín, que desencantou e marcou o gol da vitória contra a Bélgica pelas quartas-de-final.
Para o setor defensivo, o técnico holandês Van Gaal pode promover o retorno do volante De Jong, que se lesionou na fase de grupos, esteve praticamente fora da Copa, mas já aparece como opção para a semifinal. Já a defesa “hermana”, que chegou ao Brasil sob a desconfiança de torcedores e imprensa, foi vazada apenas três vezes e há duas partidas não sofre gols. Contudo, o duelo contra o ataque da Holanda pode ser considerado o primeiro grande desafio para a zaga argentina.
Outra “arma” que pode decidir em favor da Laranja Mecânica é o goleiro reserva Krul. Pelas quartas de final, ele substituiu o titular Cilessen nos minutos finais da prorrogação contra a Costa Rica e com duas defesas na disputa de pênaltis (Krul acertou o canto nas cinco cobranças) garantiu a Holanda na semifinal. É bom a Argentina vencer nos 120 minutos.
Em Copas do Mundo, as seleções já se enfrentaram em quatro oportunidades. Em 1974, o Carrossel Holandês, liderado por Johan Cruyff, atropelou a Argentina: 4x0. Na final de 78, os “hermanos” levaram a melhor e venceram por 3x1 após empate no tempo normal. Mario Kempes marcou duas vezes e foi o nome do jogo. Nas quartas de final de 1998, a Holanda venceu por 2x1, com um lindo gol de Bergkamp nos minutos finais de partida. Os rivais voltariam a se enfrentar pela Fase de Grupos de 2006 e já classificados para a próxima fase, empataram por 0x0.
Campeã mundial em 1978 e 1986, a Argentina busca seu 3º título e sua 5ª final (perdeu em 1930 e 1990). Já a Holanda busca manter viva a esperança pelo inédito título mundial. A seleção já foi vice em 1974, 1978 e 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS