Pesquisar este blog

domingo, 14 de junho de 2015

CHIPS E IMAS

Adeptos do transumanismo implantam chips e imãs nas mãos
Eles crêem que, no futuro, humanos serão mesclados a máquinas; especialistas falam em oportunidades e perigos
por Thiago Jansen
14/06/2015 6:00 / Atualizado 14/06/2015 9:55

Toque magnético: Rafael Leão consegue atrair peças de metal com o ímã dentro do dedo - Michel Filho / Agência O Globo
RIO - Com um chip RFID (de identificação por radiofrequência) implantado na mão esquerda, o empresário Erico Perrella é o único capaz de desbloquear seu smartphone, e só com a sua proximidade ao aparelho. Já o body piercer Rafael Leão consegue atrair objetos de metal e, segundo ele, sentir energias magnéticas devido ao ímã que possui na ponta de um dos dedos. Apesar de parecerem personagens de ficção científica, ambos fazem parte de um fenômeno real: são adeptos do transumanismo (H+, na sigla), um movimento intelectual que prega o uso da tecnologia para ampliar as capacidades humanas, e que, segundo historiadores e futurólogos, poderá alterar a evolução da nossa espécie com novas oportunidades, mas, também, assustadores perigos.
  • 'Humanos podem usar a tecnologia para aprimorarem-se em deuses', afirma historiador
  • Hacker implanta chip na mão para invadir aparelhos Android
  • Escritório troca senhas por implante de chips nos funcionários
No entanto, enquanto seus entusiastas veem os implantes subcutâneos como um pequeno passo em direção a um futuro em que homens e máquinas poderiam compor um ser híbrido, para o Conselho Federal de Medicina (CFM) a novidade representa um potencial risco à saúde destas pessoas — o que não impede que brasileiros adquiram as peças em sites estrangeiros e as implantem por conta própria, ou com a ajuda de body piercers.
— Ao mesmo tempo que parecem brincadeira, esses implantes sinalizam um futuro que faz sentido — afirma Perrella, de 23 anos, que possui o chip na mão desde o final de 2014, quando o colocou com a ajuda de um amigo. — Não à toa, empresas como o Google vêm investindo em soluções como lentes de contato que levem informações aos olhos de seus usuários. No futuro, quem sabe, poderemos trocar nossos membros por outros mecânicos, melhores, como uma mão mais forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

365 DIAS