Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Ceará registra a terça-feira mais violenta do ano com 23 pessoas assassinadas

O Ceará registrou nesta terça-feira, 11 de agosto, o dia mais violento do ano, até agora. Nada menos, que 23 pessoas foram assassinadas nas últimas 24 horas, uma média de um crime de morte à cada 60 minutos. Na Capital, foram 12 homicídios, outros cinco na Região Metropolitana de Fortaleza e mais seis no Interior. No acumulado das últimas 72 horas, foram 54 homicídios em todo o estado.

Entre os 23 casos, uma chacina que deixou 5 mortos na zona Leste da cidade, além de um caso de linchamento e um crime de pistolagem na Região dos Inhamuns.

Ceará teve 8,9 mil roubos e furtos em apenas um mês!

Governo voltou a divulgar os números de crimes contra o patrimônio após um ano e quatro meses. Período da noite foi o que mais registrou roubos. Furtos são mais comuns de manhã

Depois de um ano e quatro meses sem revelar os números de crimes contra o patrimônio, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) voltou a divulgar, ontem, as estatísticas de roubos e furtos no Ceará. Foram 8.981 ocorrências em julho. Uma média de 289 roubos e furtos por dia.

Os casos de roubo foram os mais comuns: 4.800, 154 por dia em média. Já os furtos, quando o patrimônio é levado sem que haja violência ou ameaça, somaram 4.181 casos em um mês. A média diária foi de 135.

O período da noite, entre 18 horas e 23h59min, foi o que mais registrou roubos no Ceará durante o mês de julho. Foram 33,1% das ocorrências. Furtos foram mais comuns de manhã, entre 6 horas e 11h59min, com 33,7% dos casos. Em ambos os tipos de crimes, a madrugada, de meia-noite às 5h59min, teve a menor quantidade de registros.


A quinta-feira foi o dia da semana em que houve maior ocorrência de roubos: 17,3%. Já o fim de semana se revelou o período mais tranquilo quanto a esse tipo de crime. Foram 12,4% das ocorrências aos sábados e 11,3% aos domingos. Entre os dias úteis, o dia com menos registros de roubos durante o mês de julho foi a terça-feira: 12,9%.

Já em relação aos furtos, a quarta-feira registrou maior percentual de ocorrências, 16%, seguida de perto pela sexta-feira, com 15,7%. O dia com menos registros foi a terça-feira, com 12,4%. Assim, a terça se mostrou o dia útil mais tranquilo quanto a ocorrências de roubos e furtos no Estado durante o último mês.
Capital
Mais da metade dos roubos foi registrada em Fortaleza. Foram 2.875 entre os 4.800 registros. Em relação aos furtos, foram 1.706 casos na Capital, entre os 4.181 no Estado.

A região da Capital com mais ocorrências tanto de roubos quanto de furtos foi a Área Integrada de Segurança (AIS) 1, que inclui bairros como Centro, Benfica, Parquelândia, Damas, Jardim América, Antônio Bezerra, Pirambu e Barra do Ceará.

A Região Metropolitana teve 797 casos de roubos e 648 de furtos. No Interior, foram 834 roubos e 1.423 furtos.

A região do Interior com mais ocorrências tanto de roubos quanto de furtos foi a da AIS 11, que reúne municípios como Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

Segundo a SSPDS, os números deixaram de ser divulgados devido à atualização no sistema de informações usado nas delegacias. Antes, os dados eram coletados de distrito. Agora, o processo será automatizado. Nesse intervalo, as informações usadas internamente eram consideradas inconsistentes.

Os índices relacionados a roubos e furtos devem, voltar a fazer parte do cálculo das metas para pagamento de gratificação a partir de 2016.

2.875 roubos foram registrados em Fortaleza, mais da metade do total

1.706 furtos ocorreram na Capital durante o mês de julho

A Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça utiliza uma doutrina que difere o furto do roubo.

O furto se entende por subtrair para si ou para outrem, coisa alheia móvel. No furto não há violência grave ou ameaça.

Já o roubo, que a SSPDS trata como Crimes Violentos Contra o Patrimônio, se difere por ser praticado mediante grave ameaça ou violência à pessoa. A estatística de roubo do CVP inclui todos os tipos de roubo, menos o latrocínio (roubo seguido de morte), sendo este utilizado nas estatísticas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Boletins de Ocorrência (BOs), Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e os inquéritos policiais estão entre os dados utilizados nas estatísticas. A fonte desse material é o Sistema de Informações da Polícia Judiciária (Sip), que registra os procedimentos usuais da Polícia Civil.
A chacina ocorrida no fim da noite de terça-feira aconteceu na Favela da Estiva, no bairro Serviluz, no Grande Mucuripe. Uma “guerra” entre quadrilhas de traficantes de drogas e armas resultou na morte das seguintes pessoas: Emílio de Paula da Costa, 28 anos; Francisco Maurismar Alves dos Santos, 35; Raimundo Nonato Pereira Júnior, 32; Rafael Guedes Nogueira, 22; e Maurício Cassimiro da Silva, 23. Todos foram atingidos com tiros de pistolas e de escopeta calibre 12.

Em Fortaleza, além da chacina no Serviluz, ocorreram assassinatos nos seguintes bairros: Parque Jerusalém, Bela Vista, Sabiaguaba, Maraponga, Bonsucesso, Parque Dois Irmãos (Rosalina) e Moura Brasil.

Na Região Metropolitana, foram cinco assassinatos, sendo dois em Caucaia, um em São Gonçalo do Amarante, um em Paraipaba e outro em Maranguape.
Já no Interior, ocorreram seis homicídios nos seguintes Municípios: Juazeiro do Norte (dois casos), Parambu, Frecheirinha, Iguatu e Aratuba.

Pistolagem e linchamento

Na cidade de Parambu, na Região dos Inhamuns, ocorreu na manhã de terça-feira um caso de pistolagem, quando o comerciante Francisco Áureo Noronha, 48 anos, conhecido por “Aldo Félix”, foi executado a tiros no Centro . A Polícia deteve um suspeito e acredita que o crime teve motivo passional. Há também a suspeita de que a vítima praticasse agiotagem.

Em Fortaleza, um homem foi linchado a pauladas, pedradas e espancamento. Tratava-se de Paulo Roberto Sousa Lopes. O crime ocorreu na Rua do Canal, no bairro Bela Vista. Segundo informações colhidas pela Polícia, os moradores perseguiram e mataram a vítima após a denúncia de que ela tentara estuprar uma menina de 3 anos de idade.

Também foi registrado na terça-feira o misterioso caso em que um empresário do ramo de aviação acabou sendo encontrado morto juntamente com a esposa. Tratava-se de Luiz Tadeu Flores dos Santos, 62 anos, o comandante Tadeu, proprietário da Ceará Táxi Aéreo, empresa de locação de helicópteros.

No final da manhã de ontem, o corpo dele e de sua esposa, Célia Mara Monteiro, 54, foram descobertos na residência deles, na Avenida Ministro Mavignier, no bairro Sabiaguaba. Há suspeitas de um caso de homicídio seguido de suicídio. As primeiras informações indicam que o empresário teria morto a esposa a tiro e marteladas e, a seguir, disparado um tiro na cabeça. 

Cearanews7 c/ Blog do Fernando Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

365 DIAS