Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Apple pretende lançar carro elétrico em 2019

Fabricante de produtos eletrônicos de consumo acelera os esforços para construir automóvel com sua marca
Painel de automóvel com ícones de software da Apple - Reprodução / WSJ

RIO - A Apple está acelerando os esforços para construir um carro elétrico, designando-o internamente como um “projeto com que temos compromisso” e definiu uma data de lançamento para 2019, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

Segundo o “Wall Street Journal”, o sinal verde veio depois que a empresa gastou mais de um ano investigando a viabilidade de um carro da marca Apple, incluindo reuniões com dois grupos de funcionários do governo, na Califórnia. Líderes do projeto, a que foi dado o nome de código Titan, receberam a permissão para triplicar a equipe de 600 pessoas, disseram as pessoas familiarizadas com o tema.

A Apple contratou especialistas em carros sem motoristas, mas a empresa de Cupertino não planeja fazer seu primeiro veículo elétrico totalmente autônomo. Esta funcionalidade — a de ser autodirigível — faz parte dos planos de longo prazo do produto.

O compromisso da Apple é um sinal de que a empresa vê uma oportunidade de se tornar um player na indústria automotiva através da aplicação de conhecimentos que obteve no desenvolvimento de iPhones em áreas como baterias, sensores e de integração hardware-software para a próxima geração de carros.

A meta de 2019 é ambiciosa. Construir um carro é uma tarefa complexa, ainda mais para uma empresa sem qualquer experiência no ramo. Uma vez que a Apple conclua seus projetos e protótipos, um primeiro veículo ainda precisará passar por uma maratona de testes antes que possa vencer os complexos obstáculos regulatórios.

DATA DE ‘LANÇAMENTO’

No jargão da Apple, uma “data de lançamento” não significa necessariamente a data em que os clientes recebem um novo produto. Em geral, internamente, ela pode significar a data em que os engenheiros entram em acordo sobre as principais características do produto.

Não é incomum que um projeto desta dimensão e complexidade extrapole prazos. Pessoas familiarizadas com o projeto disseram que há claro ceticismo dentro da própria equipe de que a meta de 2019 é alcançável.

No momento em que um carro da Apple fizer sua estreia, marcas como Chevrolet, Audi e Porsche já terão veículos elétricos de longo alcance prontos para atender ao mercado de massa.

Alguns funcionários de toda a Apple já teriam sido realocados ao projeto Titan, tal como ocorreu com o projeto Apple Watch.

Em maio, funcionários da Apple se reuniram com funcionários da Estação GoMentum, uma instalação de armas que já foi da Marinha dos EUA, a leste de San Francisco, que é agora usada para testes de segurança para veículos autônomos e conectados. Em e-mails obtidos pelo “The Wall Street Journal” através de uma requisição de registros públicos, a Apple manifestou interesse em comprar tempo na instalação.

Então, em agosto, um advogado da Apple reuniu-se com funcionários do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV, na sigla em inglês). Em um e-mail, a DMV disse que o encontro com a Apple focou “nos regulamentos de teste autônomo de veículos que entraram em vigor em setembro de 2014”.

Perfis atualizados das últimas contratações da Apple no LinkedIn, a rede social profissional, fornecem outras dicas. Elas incluem, por exemplo, a necessidade de contratar um engenheiro com especialidade em chassis do automóveis.
GLOBO23/09/2015 8:19 / ATUALIZADO 23/09/2015 8:25

Nenhum comentário:

Postar um comentário

365 DIAS