Desde outubro apareceram ao menos 14 embarcações, algumas muito danificadas ou viradas, com mais de vinte cadáveres a bordo
Foto de arquivo HENRIQUES DA CUNHA / GLOBAL IMAGENS PUB
As autoridades estão a investigar a origem dos barcos
As autoridades japonesas estão a investigar os barcos fantasma que têm dado à costa com cadáveres no interior. O fenómeno não é novo, mas também parece estar longe de terminar.
Só num dia, a 20 de novembro, foram encontrados 10 cadáveres em três barcos que deram à costa. Dois dias depois, mais uma embarcação de madeira com seis crânios, um corpo praticamente intacto mas sem cabeça e outros ossos e restos mortais, avançou a agência Associated Press citando um responsável da Guarda Costeira do Japão, Yuka Amao.
Na maioria dos casos, os cadáveres estão num tal estado de decomposição que é impossível determinar a causa da morte.
Desde outubro foram detetados pelo menos 11 barcos de pesca fantasma à deriva, segundo a Guarda Costeira local, que suspeita que as embarcações tenham origem na Coreia do Norte, uma vez que trazem equipamentos, redes e sinais com inscrições que isso indicam.
Além disso, as dimensões e as infraestruturas dos barcos não são habituais no Japão ou Coreia do Sul. No entanto, oficialmente, as autoridades só dizem acreditar que os barcos fantasma têm origem na Península da Coreia, sem especificar o país.
Este ano já foram encontrados 34 barcos fantasma, o que parece indicar um decréscimo relativamente aos anos anteriores. Em 2014, foram 65, e em 2013, 80.EXAME.ABRIL.COM.BR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS