O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, ficou em 0,10% em outubro, influenciado principalmente pela queda no preço da energia, segundo divulgou nesta quinta-feira (7) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Trata-se do menor resultado para um mês de outubro desde 1998, quando ficou em 0,02%.
IPCA - Inflação oficial mês a mês
Variação mensal dos preços, em %
Fonte: IBGE
Abaixo do piso da meta de inflação
Com o resultado, o índice oficial de inflação acumula alta de 2,60% em 9 meses. Em 12 meses, o IPCA registra avanço de 2,54%, abaixo dos 2,89% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores, ficando abaixo do piso da meta definida pelo governo para o ano, o que reforça as apostas de novo corte na taxa básica de juros, atualmente em 5% ao ano.
A meta central de inflação deste ano é de 4,25%, e o intervalo de tolerância varia de 2,75% a 5,75%.
A variação de 2,54% em 12 meses é a menor para esse intervalo desde agosto de 2017 (2,46%).
Inflação em 12 meses
Variação acumulada do IPCA no período, em %
Fonte: IBGE
Veja a inflação de outubro por grupos e o impacto de cada um no índice geral:
- Alimentação e Bebidas: 0,05% (0,01 ponto percentual)
- Habitação: -0,61% (-0,10 p.p.)
- Artigos de Residência: -0,09% (0 p.p.)
- Vestuário: 0,63% (0,04 p.p.)
- Transportes: 0,45% (0,08 p.p.)
- Saúde e Cuidados Pessoais: 0,40% (0,05 p.p.)
- Despesas Pessoais: 0,20% (0,02 p.p.)
- Educação: 0,03% (0 p.p.)
- Comunicação: -0,01% (0 p.p.)
A inflação de outubro ficou acima da mediana das projeções de 41 analistas de consultorias e instituições financeiras consultados pelo Valor Data, que projetam alta de 0,07% no período.
O IPCA é calculado com base em uma cesta de consumo típica das famílias com rendimento um a 40 salários mínimos, abrangendo dez regiões metropolitanas, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e Brasília.
Queda no preço da energia freia inflação em outubro
Na passagem de setembro para outubro, houve deflação em 3 dos 9 grupos de produtos e serviços pesquisados, com destaque para "Habitação" (-0,61%), responsável por um impacto de -0,10 ponto percentual no índice geral.
Segundo o IBGE, a queda no preço da energia foi o principal item que ajudou a frear a inflação em outubro, com impacto de -0,13 ponto percentual no IPCA. Com exceção de Salvador, que teve alta de 0,86%, e Vitória, de 2,24%, todas as áreas pesquisadas registraram recuo nos preços da energia.
“Em setembro, estava em vigor a bandeira tarifária vermelha patamar 1 e, em outubro, passou a vigorar a amarela, cujo acréscimo é menor", explicou o gerente do IPCA, Pedro Kislanov, citando ainda a redução nas tarifas de energia de concessionárias em São Paulo, Brasília e Goiânia.
Inflação em 12 meses
Variação acumulada do IPCA no período, em %
Fonte: IBGE
Roupas tem a maior inflação do mês
Do lado das altas, a maior inflação de outubro foi no grupo "Vestuário" (0,63%). “O preço de vestuário costuma subir nessa época por conta da mudança de estação, que resulta na troca de coleção das lojas”, explicou Kislanov.
O grupo "Transportes" registrou alta de 0,45% em outubro, influenciado pela alta nos preços dos combustíveis (1,38%). A gasolina subiu 1,28%, contribuindo com 0,05 p.p. no índice do mês. Todas as áreas pesquisadas apresentaram alta no preço do combustível, exceto Brasília e São Luís, onde houve queda.
Já o etanol teve alta de 1,90% e o óleo diesel aumento de 1,82%.
Alimentação fora de casa mais cara
A alimentação em domicílio se manteve em queda, pelo sexto mês consecutivo. A redução no preço da cebola (-20,84%) e da batata-inglesa (-9,06%) foram os destaques. Por outro lado, o preço da carne subiu 1,77%.
Já a alimentação fora de casa ficou 0,19% mais cara em outubro. A refeição registrou alta de 0,24%, e o lanche subiu 0,32%.
Perspectivas e meta de inflação
A meta central de inflação deste ano é de 4,25%, e o intervalo de tolerância varia de 2,75% a 5,75%. Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic), que está atualmente em 5% ao ano - a menor da série histórica do BC, que começou em 1986.
A expectativa é que o Banco Central realize novos cortes na Selic ainda neste ano.
O mercado continua projetando para o ano uma inflação bem abaixo do centro da meta central do governo. De acordo com a última pesquisa Focus do Banco Central, os analistas das instituições esperam uma inflação de 3,29% em 2019. A previsão dos economistas é que de que os juros terminarão o ano em 4,5%, recuando para 4,25% em fevereiro.
Para 2020, o mercado financeiro mantém a estimativa de inflação de 3,60%. No próximo ano, a meta central de inflação é de 4% e terá sido oficialmente cumprida se o IPCA oscilar entre 2,5% e 5,5%.
Educação Financeira: entenda o que é a inflação e como ela afeta sua vida
Inflação por regiões
Quanto aos índices regionais, 6 das 16 áreas pesquisadas tiveram deflação em relação a setembro, sendo a maior desaceleração registrada no município de São Luís (-0,37%). Já a maior inflação foi a de Campo Grande (0,31%).
Tanto no acumulado do ano quanto na variação dos últimos 12 meses, o município com maior inflação dentre os pesquisados é Fortaleza, com alta de 3,45% em ambos os períodos. Já São Luiz registra o índice mais baixo no acumulado do ano (1,69%), e Curitiba o menor dos últimos 12 meses (1,55%).
Veja todos os índices regionais:
- Campo Grande: 0,31%
- Vitória: 0,29%
- Rio de Janeiro: 0,27%
- Belém: 0,22%
- Belo Horizonte: 0,17%
- São Paulo: 0,14%
- Salvador: 0,08%
- Goiânia: 0,07%
- Aracaju: 0,04%
- Fortaleza: 0,04%
- Porto Alegre: -0,01%
- Recife: -0,07%
- Brasília: -0,08%
- Curitiba: -0,12%
- Rio Branco: -0,14%
- São Luís: -0,37%
INPC em outubro foi de 0,04%
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado como referência para os reajustes salariais, ficou em 0,04% em outubro, ante deflação de 0,05% em setembro. O acumulado do ano está em 2,67% e o dos últimos doze meses foi para 2,55%, contra 2,92% nos 12 meses imediatamente anteriores.
Policial
Manhã deste sábado (16), por volta das 11:00h, um roubo a pessoa foi registrado no Centro de Sobral. Uma mulher caminhava pela rua Jornalista Deolindo Barrento, quando foi abordada por dois homens armados de revólver em uma motocicleta. A dupla anunciou o roubo, subtraindo a bolsa da vítima com vários pertences. Os assaltantes fugiram logo em seguida o roubo, tomando rumo ignorado. A Polícia foi acionada, mas os meliantes não foram localizados. (Sobral 24 horas)
ROUBO NAS PROXIMIDADES DO SUPERMERCADO ASSAÍ, EM SOBRAL
Por volta das 21 horas de ontem (16), foi registrado um roubo a pessoa nas proximidades do Atacadão Assaí, às margens da BR222. A vítima se deslocava em sua motocicleta, quando foi surpreendida por dois homens armados de revólver, que saíram do matagal. Os assaltantes anunciaram o assalto, subtraindo o celular e outros pertences da mulher. Os criminosos fugiram logo após o roubo, tomando rumo ignorado. (Sobral 24 horas)
Governo acaba com o registro profissional de oito categorias
O fim da obrigação consta na reforma trabalhista encaminhada à Câmara dos Deputados na mesmo medida provisória que criou o programa Verde Amarelo de estímulo ao emprego. O governo Jair Bolsonaro (PSL) acabou com a necessidade de registro para oito categorias profissionais. O fim da obrigação consta na reforma trabalhista encaminhada à Câmara dos Deputados na mesmo medida provisória que criou o programa Verde Amarelo de estímulo ao emprego. A dispensa já está em vigor. A mudança afeta as seguintes categorias: -Atuários; -Sociólogos; -Secretários; -Jornalistas; -Radialistas; -Publicitario
JOVEM É EXECUTADO
JOVEM É EXECUTADO
Um crime de morte foi registrado na manhã deste sábado, dia 16, por volta das 11:20h, na avenida Senador Fernandes Távora, Bairro Sinhá Sabóia. Um jovem identificado como Expedito Igor foi assassinado com tiros na cabeça. A vítima morreu no local. Expedito Igor residia no município de Coreaú/Ce. O crime aconteceu nas proximidades da ponte do Rio Oiticica. Expedito Igor (Vìtima) Os autores do crime fugiram em rumo ignorado. As Polícias Civil e Militar estão realizando diligências na tentativa de prender os assassinos. 46 homicídios dolosos foram registrados até o momento no corrente.
GLOBO MANDA AFILIADA DEMITIR DIRETOR APÓS AÇÃO TRABALHISTA DE R$ 3,8 MILHÕES
*Paulo César Norões*, diretor de relações institucionais do Sistema Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará, foi demitido na última segunda-feira (11) a pedido da matriz. As informações são do site Notícias da TV, do UOL. Norões trabalhou na Verdes Mares desde 1989 e foi processado por assédio moral em uma ação trabalhista de R$ 3,8 milhões movida por Kaio Cézar, ex-narrador da emissora e que pediu demissão ao vivo em fevereiro deste ano. A dispensa do diretor aconteceu um dia depois da audiência realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, em Fortaleza.
CAIXA RECUA DA JORNADA DE OITO HORAS
A direção da *Caixa Econômica Federal* recuou da iniciativa de ampliar a *jornada de trabalho *de seis para oito horas (com exceção dos caixas), para se adequar às determinações da Medida Provisória (MP) 905. A justificativa foi de que não poderia ferir as regras dos editais dos concursos que seus servidores prestaram, apesar do que constava de uma circular interna — que em certo trecho dizia que “diante da alteração legal, a *Caixa*, empresa pública federal, seguindo os princípios inerentes à administração pública, em especial da legalidade e da eficiência.
Celulares pré-pagos de 17 estados devem ser recadastrados até segunda
Titulares de linha telefônica pré-paga em 17 estados têm até a próxima segunda-feira (18) para recadastrar e atualizar seus dados, sob risco de ficarem com o serviço bloqueado. A medida faz parte do projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a criação do cadastro nacional de usuários dos serviços de telefonia celular pré-paga. A exigência vale para os moradores dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e São Paulo. Os d
Um em cada seis homens tem câncer de próstata no Brasil, alerta Inca
Doença mata 14 mil brasileiros por ano. Um em cada seis homens tem câncer de próstata no Brasil, doença que é a segunda principal causa de morte por câncer de pessoas do sexo masculino no país – cerca de 14 mil óbitos por ano. Os dados, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), servem de alerta para que os homens não deixem a saúde de lado. Apesar do alto índice da doença, o levantamento mostra que metade dos brasileiros nunca foram a um urologista. “Infelizmente ainda há muito bloqueio por parte do público masculino em relação ao exame do toque retal.
O Alecrim é uma das plantas mais utilizadas para dar sabor e palatabilidade a diferentes pratos de comida, mas você sabia que este ingrediente tem grandes benefícios para a saúde física e mental? De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Northumbria , na Inglaterra, publicado no Journal of Psychopharmacology, ele menciona que a ingestão de infusão de alecrim melhora a memória e melhora a capacidade mental do cérebro. A pesquisa indica que tomar um pequeno copo desta bebida favorece a capacidade de uma pessoa para lembrar o passado em até 15%. Isto é devido a um compost... mais »
Toffoli nega pedido de Aras sobre dados sigilosos e desafia Ministério Público
Os relatórios partem de instituições, como bancos, que são obrigadas a informar ao órgão a existência de movimentações supostamente atípicas. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, negou nesta sexta-feria (15) o pedido da Procuradoria-Geral da República para revogar decisão do próprio ministro que lhe deu acesso a dados sigilosos de 600 mil pessoas. No despacho, Toffoli desafia o Ministério Público Federal: pede que informe o STF, voluntariamente, quais membros da instituição estão cadastrados no sistema do antigo Coaf, chamado hoje de UIF (Unidade de Inteligência Financeiro.
EMPRESÁRIO TEM A CASA INVADIDA POR ASSALTANTES, É AGREDIDO E MORRE APÓS RECEBER ATENDIMENTO MÉDICO
Um empresário de 73 anos teve a residência invadida por três homens armados e encapuzados na madrugada desta sexta (15), no bairro Monsenhor Otacílio, em São Benedito. O empresário Sr. Pedro Raimundo Azevedo (conhecido como Pedro Feijão Branco) estavam em companhia da namorada quando foi surpreendido pela ação dos bandidos. O assalto ocorreu por volta das 03h00. A vítima foi amarrada e agredida pelos bandidos que fugiram levando o veículo Jeep Cherokee. O Sr. Pedro Azevedo foi levado ao UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde recebeu atendimento médico, mas infelizmente não resistiu.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/S/5/CQXNBLQjGHerPbbFA65Q/2018-09-19t214937z-1-lynxnpee8i28l-rtroptp-3-energia-brasil-consumo.jpg)







Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS