Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de março de 2021

Hospital dos EUA diz que desenvolveu vacina anunciada como 100% brasileira pelo Butantan

Informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.
Governador de São Paulo, João Doria | Foto: Governo do Estado de São Paulo
Reportagem do jornal Folha de S.Paulo afirma que a candidata a vacina contra a covid-19 anunciada pelo Instituto Butantan como o primeiro imunizante 100% nacional foi desenvolvida nos Estados Unidos, na Escola de Medicina Icahn, do Instituto Mount Sinai.

A informação foi repassada à publicação pelo diretor e professor do departamento de microbiologia do instituto, Peter Palese. “Sim, também temos um acordo com o Instituto Butantan para entrar em testes clínicos no Brasil usando nosso vetor de vacina NVD. Também estamos desenvolvendo vacinas para variantes da covid-19 baseadas nas versões sul-africana e brasileira para o Instituto Butantan”, afirmou.


Procurado pela publicação, o diretor do instituto paulista, Dimas Covas, afirmou: “O Butantan está fazendo o desenvolvimento integral da vacina a partir de parcerias que temos e com um consórcio internacional”. O Mount Sinai, explicou, teria sido procurado pelo Butantan para fornecer o vetor da vacina.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta sexta-feira, 26, que a vacina era a primeira feita com tecnologia nacional a entrar com testes em humanos. Em nenhum momento Doria ou Dimas Covas mencionaram a parceria com o hospital Mount Sinai. A tecnologia, portanto, é norte-americana, e foi divulgada em duas publicações científicas em 2020: na revista EBioMedicine, em novembro, e no periódico Vaccines, em dezembro.
PF apreende lista com nome de 57 pessoas que teriam sido vacinadas ilegalmente em BH
Kajuru indica que Pacheco colocará impeachment de Moraes em votação no Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

365 DIAS