Este evento chegou a ser sentido pela população local. Antes deste, outros dois tremores foram registrados no estado nos dias 4 e 6 de julho. O primeiro, teve magnitude 2.0 mR, e ocorreu no município de Santa Quitéria. O segundo, do dia 6, teve magnitude calculada em 1.5 mR e foi sentido pela população de Sobral, município onde foi registrado.
Com isso, o Ceará já registrou um total de quatros eventos sísmicos em julho. A título de comparação, no mês de junho, o estado teve apenas dois tremores de terra. Vale destacar que a ocorrência desses eventos de baixa magnitude é normal e é resultado da acomodação das falhas geológicas da região.
Sobre a Rede Sismográfica
A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) é a organização pública responsável por monitorar a sismicidade do território nacional através de suas quase 100 estações sismográficas espalhadas pelo país. As estações são operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) e Observatório Nacional (ON). A RSBR conta ainda com o apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS