Brasil Notícias
agosto 8, 2021
militar.

Em sua 1ª viagem ao Brasil, o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos Jake Sullivan pressionou o governo brasileiro a vetar a participação da empresa chinesa Huawei no mercado do 5G nacional. A companhia é líder mundial no segmento. Em reunião nesta quinta-feira (5) como o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, o norte-americano ofereceu apoio para que o Brasil se torne um sócio global da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) –a aliança militar dos países ocidentais.
As informações são da Folha de S.Paulo. A possibilidade discutida foi a de o país integrar o programa de cooperação da aliança. O conselheiro também se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto. Segundo a reportagem, a adesão ao grupo permitiria condições especiais para compra de armas de países que integram a organização.
O fato já havia sido antecipado na manhã desta 5ª feira (5.ago) pelo articulista do Poder360 Thomas Traumann em sua coluna. “A China é a única prioridade dos diplomatas do Departamento de Estado. Se Sullivan obter garantias de que o Brasil irá impedir a Huawei e ajudar os EUA a influenciar outros países da América do Sul a fazer o mesmo, as relações do Brasil com os EUA poderão voltar a um tom de normalidade”, escreveu Traumann.
Em entrevista ao Poder 360 publicada no final de junho, o diretor sênior de Relações Governamentais da Huawei Brasil, Atilio Rulli, disse que as pressões geopolíticas que vieram com a guerra de influência econômica entre China e Estados Unidos não são recentes. Segundo ele, a companhia de telecomunicações lida com esse tipo de disputa e pressão desde 2011. No Brasil, o cenário não é diferente.
“Essas pressões geopolíticas não são de agora. Elas ocorrem desde 2011 e 2012. Somos uma das empresas mais testadas no setor de telecomunicações no mundo. Até agora, nada foi comprovado contra os testes, seja de interoperabilidade ou de capacidade de cibersegurança”, disse ao Poder Entrevista.
Fundação: 4 de abril de 1949, Washington, D.C., EUA
Sede: Bruxelas, Bélgica
Fundadores: Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Canadá, Bélgica, Noruega, mais
Poder 360
Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS