
17/08/2023 - 15:17
Ouvi falar dele pela primeira vez por um amigo, que ficou sabendo nas redes sociais”, disse Esther Andries, uma empreendedora do ramo de bem-estar, de 34 anos, que mora em Los Angeles. Ao contrário da maioria dos devotos de berberina que postam no TikTok, Esther diz que o que a motivou a experimentar o suplemento não foi a promessa de perda de peso. “Gosto de cuidar da minha saúde, então, depois de fazer algumas pesquisas, pensei que talvez isso pudesse me ajudar. Sou vegana e tive alguns problemas com inchaço, e a berberina definitivamente funcionou para isso. Também diminuiu meu desejo de açúcar e me deu mais energia.” As informações são da revista Vogue.
Com os custos de medicamentos como Ozempic e Mounjaro – a incretina da vez – pairando em torno de R$ 1.000 por mês, muitas pessoas passaram a cogitar esse suplemento de venda livre relativamente barato. Mas quão seguro é tomar essa substância bioativa não regulamentada? E a berberina – que tem sido usada há séculos na medicina do Extremo Oriente – realmente oferece a perda de peso significativa como a incretina?
O Ozempic faz parte de uma classe de medicamentos conhecidos como agonistas dos receptores GLP-1, usados principalmente no tratamento do diabetes tipo 2. “Esses remédios funcionam aumentando a produção de insulina, retardando a digestão e reduzindo o apetite”, diz o dr. Rocio Salas-Whalen, endocrinologista certificado em Nova York. “Embora a berberina tenha mostrado potencial para controlar os níveis de açúcar no sangue e melhorar os perfis lipídicos, é importante reconhecer que as respostas individuais podem variar. Não deve ser considerado um substituto para medicamentos prescritos, especialmente para indivíduos com diabetes ou outras condições crônicas.”
Em busca de respostas, conversamos com o dr. Salas-Whalen para um mergulho mais profundo neste popular suplemento de ervas.
Vogue: A hashtag para berberina tem mais de 67 milhões de visualizações no TikTok. Se este suplemento existe há séculos no Extremo Oriente, o que está causando seu súbito aumento de popularidade?
Dr. Salas-Whalen: Acho que isso está sendo impulsionado pela crescente conscientização sobre drogas como Ozempic, e também pela escassez que estamos vendo desses medicamentos de incretina. Além disso, por causa do preço alto, muitas pessoas procuram alternativas para ajudar na perda peso.
Tantos comprimidos e suplementos de venda livre para emagrecer já foram comercializados ao longo dos anos. Você pode contar um pouco sobre como e por que a berberina é diferente?
Há uma boa quantidade de pesquisas que apoiam seu efeito positivo na saúde. A erva tem sido usada há séculos na medicina tradicional, então a maioria dos estudos importantes foram publicados em revistas médicas chinesas. As pesquisas mostram que pode haver algum efeito na perda de peso, sem mencionar, entretanto, a regulação da glicose, o fígado gorduroso e colesterol alto.
Como exatamente isso funciona?
Além de seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, a berberina ativa o tecido adiposo marrom. Explicando: temos células de gordura branca e marrom. A primeira é a que armazena gordura, e a segunda é um tipo de gordura boa e saudável que promove a termogênese (produção de calor). Isso aumenta a taxa metabólica, melhora a sensibilidade à insulina e ajuda a regular a produção de insulina. Então, além de estimular a gordura marrom, a berberina também converte a branca nessa gordura boa. É por isso que ajuda com doenças metabólicas.
FONTE: terrabrasilnoticias.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS