Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Antigos mosaicos gregos que datam do século II A.C., descobertos na cidade de Zevma, na Turquia, exibem um talento artístico notável e dão um vislumbre da riqueza cultural do Império Romano Oriental.

 

Arqueólogos, liderados pelo professor Kutalmı ş Görkay, da Universidade de Ancara/Turquía, descobriram três incríveis mosaicos gregos antigos em Zeugma, perto da fronteira da Turquia com a Síria.  

Datados do século II A.C., estes mosaicos são um testemunho vivo da sofisticação artística e da vitalidade cultural da região durante a antiguidade.

Fundada por Seleuco A ́ Nicator no século III A.C., Zeugma estava estrategicamente localizada perto do rio Eufrates, tornando-se um centro vital para comércio e intercâmbio cultural.  

Sob o domínio romano, floresceu como um dos centros comerciais mais importantes do Império Romano do Oriente, facilitando a circulação de mercadorias, ideias e arte.

Os mosaicos revelados retratam motivos intrincados, cenas mitológicas e possivelmente elementos da vida quotidiana, ilustrando a fusão das tradições artísticas gregas e romanas.  

Estas obras-primas oferecem informações valiosas sobre as preferências estéticas, os costumes sociais e a prosperidade económica da época.

Aprender, obter conhecimento e aprendizagem, são predicados de valor inestimável !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

365 DIAS