A investigação da Polícia Federal, que mira o envolvimento do deputado Júnior Mano (PSB-CE),
A Polícia Federal citou os nomes dos deputados federais, José Guimarães (PT-CE), Yuri do Paredão (Avante-CE), e do ex-presidente do Senado e deputado licenciado, Eunício Oliveira (MDB-CE), em um relatório da Operação Underhand, que apura o desvio de recursos públicos por meio de emendas parlamentares. Um documento da investigação foi obtido pelo g1 e O Globo.
Os três aparecem em trechos do inquérito enviados ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas não são alvos da operação deflagrada nesta terça-feira nem são investigados. O deputado Júnior Mano foi alvo de buscas no gabinete nessa terça. A suspeita é que o deputado articulava o envio de emendas parlamentares e, em contrapartida, parte dos recursos eram desviados para pagamentos ilegais.
Em nota, Guimarães afirma que “sobre o município de Choró, reafirmo o fato de que não destinei emendas parlamentares à localidade. Inclusive, nas eleições municipais mais recentes, disputamos contra o atual prefeito, tendo nosso candidato do PT sido derrotado nas urnas. Em relação ao município de Canindé, uma simples consulta ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) comprova que não destinei nenhuma emenda parlamentar nos anos de 2024 e 2025.
Em nota, o deputado Eunicio Oliveira “afirma que destina emendas em dezenas de municípios cearenses, de forma transparente e de acordo com a legislação”. A assessoria de Eunício ainda informou que a emenda para Canindé só foi indicada em maio. Segundo a assessoria, o deputado já pediu ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a suspensão da transferência.
Já o deputado Yuri do Paredão, em nota, afirma que “tem demonstrado um compromisso notável com a transparência e o desenvolvimento do Ceará. Ao destinar emendas para beneficiar os municípios, Yury tem contribuindo significativamente para o progresso e o bem-estar das comunidades locais do estado”.
✍🏼: CBN
Foto: Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS