Um levantamento do Observatório de Oncologia revelou que o câncer já superou as doenças cardiovasculares como principal causa de m0rt3 em 670 municípios do Brasil, o equivalente a 12% das cidades do país. O número representa um aumento de 30% em oito anos, comparado a 2015, quando 516 cidades registravam a doença como principal causa de m0rt3. Segundo os pesquisadores, se nada mudar em termos de políticas públicas, o câncer deve se tornar a principal causa de m0rt3 no país até 2029.
O estudo, apresentado no Fórum Big Data em Oncologia, em São Paulo, analisou 26 anos de registros do Ministério da Saúde e mostrou que as mortes por tumores aumentaram 120% desde 1998, mais que o dobro do crescimento das mortes por doenças cardiovasculares, que foi de 51%. A análise também destacou que o avanço é mais intenso na região Sul, onde quase metade das cidades em que o câncer é a principal causa de m0rt3 está localizada. O Rio Grande do Sul lidera o ranking, com 168 municípios nessa situação, representando 34% do total estadual.
Segundo os pesquisadores, o fenômeno tem atingido especialmente cidades pequenas, com menos de 25 mil habitantes, onde há dificuldade de acesso a diagnósticos precoces e tratamento especializado. “O câncer deixou de ser um problema das capitais. Ele chegou aos interiores”, explicou a pesquisadora Nina Melo, coautora do estudo. O levantamento alerta para a necessidade de políticas públicas mais eficazes e ampliação da rede de atendimento oncológico em todo o país.
📸 Reprodução
Com informações do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS