Surgiu uma nova síndrome potencialmente fatal relacionada à COVID-19.
e pesquisadores acreditam que a COVID-19 pode ser a culpada.
Conhecida como dermatomiosite anti-MDA5 positiva, a doença faz com que o sistema imunológico ataque o tecido pulmonar, levando à formação progressiva de cicatrizes (doença pulmonar intersticial) e, em muitos casos, à morte. Antes observada principalmente em populações asiáticas, a doença agora surgiu no norte da Inglaterra, com médicos em Yorkshire relatando 60 novos casos entre 2020 e 2022, incluindo oito óbitos. O que é alarmante é que a maioria dos pacientes não tinha histórico de infecção por COVID-19, sugerindo que mesmo casos leves ou assintomáticos podem desencadear essa resposta imunológica potencialmente fatal.
A condição recém-identificada, agora chamada MIP-C (autoimunidade anti-MDA5 e pneumonite intersticial concomitante à COVID-19), pode representar um fenômeno pós-COVID distinto.
Pesquisadores descobriram que os indivíduos afetados apresentavam níveis elevados de interleucina-15 (IL-15) — uma molécula inflamatória associada a danos pulmonares graves.
Embora apenas uma fração dos pacientes tivesse tido testes confirmados para COVID-19, o aumento de casos acompanhou de perto as ondas da pandemia e coincidiu com a vacinação em massa, levando os cientistas a suspeitarem de uma ligação entre a exposição ao SARS-CoV-2 e o surgimento da MIP-C. Com relatos semelhantes surgindo em todo o mundo, especialistas alertam que isso pode representar um problema global de saúde pública.
Fonte:
Taub, B. (2025, November 13). A Potentially Fatal New COVID-Related Syndrome Has Emerged. eBioMedicine

Nenhum comentário:
Postar um comentário
365 DIAS