METROFOR 21/06/2014
Quatro licitações para equipamentos de controle precisam ser realizadas para fazer com que a Linha Sul passe a ser operada comercialmente. A previsão é que isso aconteça até novembro
Metrofor: Operação comercial tem início até novembro, diz Governo. Veja os detalhes: http://bit.ly/1wdZwFF
Quatro licitações faltam ser realizadas para dar início à operação comercial da Linha Sul da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). De acordo com o titular da Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra), Adail Fontenele, os recursos que serão destinados por meio dos editais são de aproximadamente R$ 190 milhões, sendo que R$ 150 milhões do Tesouro da União e R$ 40 milhões, por parte do Estado. “Em julho, as licitações deverão estar concluídas”, afirma.
O secretário destaca que, em julho e agosto, a Linha Sul, que hoje funciona das 8 horas até o meio-dia, gratuitamente, passará a funcionar das 6 horas às 21 horas. O secretário ressalta ainda que, a Linha Sul deverá funcionar comercialmente em outubro ou novembro.“Tudo vai depender da entrega dos equipamentos de controle, que é a última coisa que falta para ser concluída a obra”, diz. O maior montante de recursos licitatórios é para o Sistema de Sinalização e Controle que é de R$ 123,2 milhões e, em seguida, está o de Telecomunicações, de R$ 29, 2 milhões. Conforme o Metrofor, foram realizadas as duas licitações, mas elas tiveram de ser refeitas e aguardam novo processo.
Para o sistema de ventilação da Linha Sul do Metrofor, que vale R$ 23,8 milhões, uma nova licitação está pronta para ser encaminhada à central. O Metrofor informou, em nota, que as empresas vencedoras anteriormente apresentaram erros, pela segunda vez, e foram desclassificadas. Já duas empresas estão concorrendo no processo de licitação de Bilhetagem.
Segundo o secretário, as licitações tiveram problemas e necessitaram ser refeitas porque deveriam obedecer a uma orientação do Tribunal de Contas da União (TCU). “Os editais teriam que corrigir alguns itens ao que diz respeito à desoneração de mão-de-obra”, explicou.
Além disso, uma taxa de insumos petrolíferos, que é cobrada pela prestação de serviços, deveria também ser adequada. “Todas as licitações que estavam prontas foram corregidas e agora estão liberadas para a ordem de serviço”, acrescenta.
InvestimentosConforme o Metrofor, por meio de sua assessoria de imprensa, os valores investidos na Linha Sul somam R$ 1,88 bilhão. Do total, quase R$ 1,45 bilhão referem-se a obras civis, como construção de túneis, estações. Outros R$ 562 milhões foram investidos na aquisição de trens (25 no total), fabricados na Itália pela empresa Ansaldo Breda.
De acordo com Adail, a Linha Sul, que liga Fortaleza a Pacatuba e conta com 24,1 km de extensão em via dupla está com suas obras concluídas. Desde junho de 2012, a linha está em fase de testes, chamada de operação assistida, funcionando das 8 horas ao meio-dia, de segunda-feira a sexta-feira, sem cobrança de passagem. “Em dias de jogos da Copa do Mundo, realizados em Fortaleza, estamos fazendo itinerários duas horas antes até duas horas depois de cada partida”, diz.
O Metrofor revela que, mesmo funcionando 4 horas por dia, cerca de 11 mil pessoas utilizam o transporte, gratuitamente, a cada dia. O órgão, em nota, explicou que mesmo faltando serviços, como de ventilação e sinalização, não há riscos de acidentes, já que na operação assistida, o tempo entre um trem e outro é maior (em media 30 minutos de espera).
Metrofor - Linha Sul:
Funciona: das 8 horas ao meio-dia, de segunda a sexta-feira, sem cobrança de passagem.
Em dias de Copa, funciona duas horas antes até duas horas depois de cada partida.
Saiba mais
Projetado ainda na década de 1980, mas com obras iniciadas apenas em janeiro de 1999, o Metrô de Fortaleza (Metrofor) - Linha Sul - deveria ser entregue em, no máximo, 30 meses depois de iniciadas as obras. O novo prazo de funcionamento é novembro de 2014.
As estações estão concluídas, faltando duas que entraram em 2012 pelo PAC 2 (Pac da mobilidade), devendo ser concluídas até o fim do ano: são as estações JK e Padre Cícero.
O investimento realizado nas duas é de R$ 35 milhões.
Apesar de fazer parte do sistema metroviário, o processo licitatório
da Linha Leste é de responsabilidade da Seinfra, de onde foi originada a licitação. Não há relação com a Linha Sul.
















