Um fenômeno natural muito parecido com um mini vulcão apareceu em um sitio na cidade de Maranguape-Ceará. Os moradores ainda não sabem exatamente do que…
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O Ceará. Somente na Região Metropolitana de Fortaleza, foram mapeados dez resquícios de cones vulcânicos, estruturas condutoras de magma deixadas há cerca de 30 milhões de anos e isso também pode haver em outras cidades próximas como é o caso de Maranguape, cidade vizinha de fortaleza terra onde nasceu Chico Anísio.
Os moradores ainda não sabem exatamente do que se trata , a pequena fenda esta “cuspindo” água quente e muita fumaça.
Nunca houve algo igual na cidade e por isso os moradores estão assutados.
O dono do Sitio informou que irá chamar especialistas no caso para verificar a terra e tentar descobrir o que se trata tal fenômeno.
ATUALIZAÇÃO
segundo informações a atividade de uma empresa na extração de pedras no local onde fica o suposto vulcão o que pode ter acordado o mesmo. em uma matéria até diz que os moradores do lugarejo entraram com um pedido na justiça, para que as atividades da empresa sejam barradas.
Um fenômeno natural muito parecido com um mini vulcão apareceu em um sitio na cidade de Maranguape-Ceará. Os moradores ainda não sabem exatamente do que se trata , a pequena fenda esta “cuspindo” água quente e muita fumaça.
Nunca houve algo igual na cidade e por isso os moradores estão assutados. O dono do Sitio informou que irá chamar especialistas no caso para verificar a terra e tentar descobrir o que se trata tal fenômeno.
ATUALIZAÇÃO
Segundo informações a atividade de uma empresa na extração de pedras no local onde fica o suposto vulcão o que pode ter acordado o mesmo. em uma matéria até diz que os moradores do lugarejo entraram com um pedido na justiça, para que as atividades da empresa sejam barradas. No Ceará. Somente na Região Metropolitana de Fortaleza, foram mapeados dez resquícios de cones vulcânicos, estruturas condutoras de magma deixadas há cerca de 30 milhões de anos e isso também pode haver em outras cidades próximas como é o caso de Maranguape , cidade vizinha de fortaleza
O VLT de Sobral é um meio de transporte público em formato de VLT (Veiculo Leve Sobre Trilhos) que atua na cidade cearense de Sobral, Brasil, operado pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, empresa de capital social capitaneada pelo Governo do Estado do Ceará e tem como atual presidente Eduardo Hotz. [2]. Fundada em 2 de maio de 1997, a companhia é responsável pela administração, construção e planejamento metroviários no estado do Ceará, estando presente nos sistemas de Sobral, Cariri e Grande Fortaleza. Primeiro VLT do Metrô de Sobral chega a Sobral e ficará em exposição O VLT ficará nas imediações da rotatória da Av. Dr. José Euclides com Av. Pimentel Gomes, no bairro Coração de Jesus
O primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Metrô de Sobral já chegou à cidade. O equipamento vai ficar em exposição nas imediações da rotatória da Av. Dr. José Euclides com Av. Pimentel Gomes, no bairro Coração de Jesus. A iniciativa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrofor é permitir que a população conheça de perto o equipamento que deve começar a operar em 2012. O VLT faz parte de um conjunto de cinco composições fabricadas pela empresa Bom Sinal, que tem sede em Barbalha, na Região do Cariri. O Governo do Ceará investiu na compra dos equipamentos cerca de R$ 22,4 milhões. Cada VLT é formado por dois carros, tem movimentação bidirecional e capacidade de transporte de 358 passageiros.
O primeiro VLT ficará exposto até que o Metrô de Sobral seja concluído. A obra teve início em março deste ano. O Metrô de Sobral terá 12,18 quilômetros de extensão com dois ramais e onze estações. Atualmente, seis delas já estão sendo edificadas. Um ramal, com extensão de 6,4 quilômetros, compartilha a linha de cargas já existente e hoje administrada pela Transnordestina Logística. Também será implantado o Ramal Grendene-Cohab III, com 5,7 quilômetros, que vai atender o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e grandes pólos geradores de viagens, como a Grendene e o Centro de Convenções. Os dois ramais formam dois "us" invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.
O Metrô de Sobral é mais uma iniciativa do Governo do Ceará de requalificar o transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado e de estruturar as cidades de médio porte, aliando investimentos públicos à melhoria da qualidade de vida da população destes municípios. O empreendimento terá um investimento total de R$ 70,1 milhões.
Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza Viviane Lima ( target=_blank> viviane.lima@metrofor.ce.gov.br - 3101.7183 ou 8724.2147)
O sistema foi o terceiro a ser inaugurado no Ceará, tendo suas operações iniciadas no dia 22 de outubro de 2014, em operação assistida, e com sua operação comercial iniciada no dia 28 de dezembro de 2016. Atualmente transporta 1,5 mil passageiros por dia.[3]
Após a seca de 1877, o governo imperial lança o projeto da Estrada de Ferro de Sobral, com o objetivo de ligação entre o interior do Ceará e o litoral. Após três anos de obra,s a ferrovia é inaugurada em 1882. Após diversas mudanças de controle acionário, a ferrovia retorna ao controle do estado em 1915. Com a construção de uma nova ferrovia na década de 1950, torna-se um ramal com importância cada vez menor até ser parcialmente desativado em 1977. Os últimos trens de passageiros circularam até meados de 1980, quando foram desativados pela RFFSA.[4]
A ferrovia na região de Sobral é utilizada de forma esporádica para o transporte de cargas pela Transnordestina Logística.[5] Assim, com boa parte da capacidade de transporte ociosa e trechos de ferrovia abandonados, o governo do Ceará estudou a reativação do transporte de passageiros nas regiões do Crato e de Sobral. Em setembro de 2009 é apresentado o projeto do VLT de Sobral. Após a contratação de estudos de R$ 1,2 milhão junto a empresa MWH Brasil Engenharia e Projetos[6], o governo do Ceará adquire 5 veículos do tipo VLT da empresa Bom Sinal. A licitação das obras civis do VLT é realizada entre novembro de 2010 e fevereiro de 2011. Orçada no valor de R$ 43,5 milhões, a licitação previa a contratação de uma empresa que deveria realizar a construção de 11 km de vias singelas (além de via duplicada na região das estações) e 11 estações
Após a abertura das cinco propostas apresentadas, a licitação foi vencida pela empresa Engexata Engenharia Ltda, que ofereceu uma proposta de R$ 38,7 milhões. [7] Uma outra licitação definiu o fornecimento de cinco veículos leves sobre trilhos, tendo sido vencida pela empresa Bom Sinal pelo valor de R$ 23,5 milhões.[8]
As obras implantação do VLT foram iniciadas em 4 de março de 2011 e tinham previsão de conclusão máxima de 18 meses. Devido a problemas encontrados nos projetos e nas desapropriações (vide seção controvérsias), as obras sofreram sucessivas paralisações e se encontram em fase de conclusão em setembro de 2014, cerca de 12 meses atrasadas em relação ao prazo original. A previsão era que após concluído, o VLT de Sobral transporta-se cerca de 5 mil passageiros por dia, sendo integrado a rede de ônibus já existente em Sobral. Segundo estudos da prefeitura local, em 2018, o novo Sistema Integrado de Transporte Coletivo de Sobral transportará 8 mil passageiros por dia.
Inauguração e operação.
Após meses de indefinição, o VLT de Sobral foi inaugurado no dia 22 de outubro de 2014, a apenas quatro dias da eleições daquele ano, servindo como plataforma política do candidato da situação ao governo cearense. [9] Nesse período, o sistema funcionou com abertura das estações às 8h e fechamento ao meio-dia, de segunda-feira a sexta-feira, gratuitamente. De acordo com a CCTM, a fase é necessária para que a população conheça as estações e o percurso das linhas. Nesta fase inicial o VLT de Sobral funcionou com dois trens, um cobrindo a Linha Sumaré, partindo da Estação Cohab III em direção à estação Novo Recanto. O segundo trem cobrindo a Linha Grendene, partindo da estação Cohab II em direção à estação Sumaré.[10]
Já no dia 28 de Dezembro de 2016 se da inicio a operação comercial do sistema, passando a funcionar de segunda-feira a sábado, das 5h30 às 23h, totalizando quase 18 horas de serviço ofertado, diariamente. Com a nova etapa, o VLT sobralense passa a atender integralmente às necessidades locais, alcançando os horários de pico no início da manhã e no fim da noite. Passaram a ser contempladas as pessoas que precisam chegar cedo às fábricas, comércio, hospitais, escolas e universidades, bem como os cidadãos que precisam se deslocar para casa após o fim do expediente nas repartições. O valor da passagem passou a ser R$ 3 a inteira e R$ 1,50 a meia.[11]
No primeiro dia do mês de fevereiro de 2017 foi anunciado pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos por meio do titular da Secretaria das Cidades, Lucio Gomes, duas novidade para o sistema sobralense: O sistema de bilhetagem eletrônica e os pacotes de passagens, com esse ultimo os passageiros terão descontos progressivos ao comprar mais de uma passagem, de uma só vez. Os descontos serão aplicados na aquisição de pacotes. Os usuários poderão optar pelas opções de duas, 12, 26 ou 52 passagens. Quanto maior o pacote, maior o desconto. Nesse sistema, o valor da tarifa unitária – ou seja, aquela comprada na unidade ou em quantidade fora dos pacotes ofertados - não será alterado, e continuará em R$ 3 a inteira e R$ 1,50 a meia. Caso o passageiro queira comprar um dos pacotes ofertados, haverá aplicação de descontos que podem chegar até quase 30% do valor total.[12]
Criticas e controvérsias.
Desde a apresentação do projeto, o VLT de Sobral é alvo de críticas do Ministério Público do Ceará, de alguns jornalistas e de parte dos moradores de Sobral. Apesar da demanda local não alcançar o mínimo estimado para a implantação do VLT, o governo cearense insistiu na implantação do meio de transporte.[13]
Após o início das obras, o Ministério Público Estadual do Ceará conseguiu paralisá-las por algum tempo sob a acusação de falta de estudos ambientais para a realização da obra. Em novembro de 2012, o governo do Ceará admitiu o atraso das obras, culpando problemas com desapropriações[14], e confirmou que apenas 20% dos trabalhos estavam concluídos. A inauguração do VLT foi marcada três vezes durante o ano de 2013, sendo cancelada em todas as ocasiões.[15] Enquanto isso, o orçamento das obras passou dos R$ 54 milhões (2010)[16] para R$ 90 milhões (2014).
Durante a fase de testes do VLT, um dos veículos não conseguiu realizar uma curva, por conta do raio de curva horizontal da ferrovia ser inferior ao realizado pelo veículo. Para corrigir a curva, foram necessárias novas desapropriações.
Após o inicio da fase comercial o que mais se temia, e que por muito tempo foi alertado acabou ocorrendo, composições com pouquíssimos passageiros e até mesmo vazias circulam pelo cidade de Sobral quase que diariamente, levando diversas pessoas a questionar a real necessidade do sistema.
O VLT de Sobral contam atualmente com 2 linhas: Norte e Sul. Com extensão total de 13,9 quilômetros, as linhas formam traçados que se tangenciam na estação Coração de Jesus, situada na pracinha do campo dos velhos, que funciona como Estação de Integração.
Foi publicado nesta terça-feira (30) o edital que define as regras da seleção pública temporária para o VLT de Sobral. Serão contratadas 19 pessoas, garantindo a ampliação do horário de funcionamento do VLT sobralense. Para participar da seleção é preciso se inscrever pela Internet, através do site http://concursos.uvanet.br e pagar uma taxa no valor de R$ 60. O período para inscrições vai de 5 a 16 de setembro. Poderão se inscrever pessoas com 18 anos ou mais e que tenham nível médio de escolaridade, comprovado por certificado de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. Experiência comprovada no transporte metroferroviário não é exigência para participar, mas agrega pontos para o candidato durante a classificação. O processo de seleção será realizado em Sobral, sob coordenação do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento (Iade), da Universidade do Vale Estadual Vale do Acaraú (Uva), em parceria com a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). A seleção será composta por quatro etapas: prova objetiva, de títulos, avaliação médica e psicológica e treinamento profissional. Todas as fases são eliminatórias, exceto a prova de títulos. Vagas As funções são de caráter operacional e os novos profissionais passarão por treinamento ministrado pela Metrofor. Serão contratadas sete pessoas para a categoria de Auxiliar Operacional/Manobrador, seis para Assistente Condutor, três Assistente Controlador de Movimento e três na categoria Assistente Operacional/Agente de Estação. O candidato deve escolher no momento da inscrição em qual categoria vai concorrer. As remunerações variam de R$ 2.589,44 a R$ 3.034,31, incluindo salário, vale alimentação, refeição, e despesas com assistência médica. Detalhes sobre as atividades demandadas em cada categoria, informações sobre salários, benefícios, e o cronograma das etapas constam no edital da seleção pública temporária. O documento também explica como fazer a inscrição, os critérios para ingresso nos cargos, bem como as regras para isenção da taxa. É recomendado que todos os interessados leiam o edital completo, que está disponível para dowload neste link e pode ser consultado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira ou no site da Metrofor (www.metrofor.ce.gov.br). Os novos profissionais do VLT de Sobral serão contratados por um ano, com possibilidade de renovação do contrato por mais 12 meses após o fim do primeiro ano. Esta é uma ação do Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades e Metrofor, realizada para viabilizar a ampliação do horário de funcionamento do VLT sobralense, que ao fim do processo terá operação de 5h30 às 22h30. De acordo com o cronograma, o resultado da seleção deve ser divulgado e homologado em dezembro. SERVIÇO Seleção pública para VLT de Sobral Inscrições de 5 a 16 de setembro Valor: R$ 60,00 http://concursos.uvanet.br Local das provas e avaliações: Sobral Dowload do edital neste link
wilsongomessobral.blogspot.com.br/2014/02/o-metro-de-sobral-nao-consegue-fazer.html | O metrô de Sobral não consegue fazer a curva| Blog Wilson Gomes, 7 de fevereiro de 2014, acessado em 27 de setembro de 2014
O VLT de Sobral foi projetado e construído para transportar aproximadamente de três a cinco mil pessoas diária? entretanto está transportando de três a quatro pessoas por viagem...
Resultado: o prejuízo é de mais de trezentos mil reais aos cofres do município.
Dinheiro esse que teria mais serventia em aplicação da segurança ou saúde do município.
HISTÓRICO DO VLT DE SOBRAL -
22/12/2016 19h45 - Atualizado em 22/12/2016 19h45
Inícialmente a operação comercial do VLT de Sobral estava prevista para segunda-feira dia 28 de dezembro.
A medida foi anunciada pelo presidente da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Eduardo Hotz, e pelo secretário das Cidades Lucio Gomes.
Os órgãos também homologaram o resultado da seleção pública temporária que contratou 19 funcionários para o sistema.
"São todos funcionários que exercerão funções operacionais. Com isso, nós estamos com as condições ideais de oferecer um serviço de excelente qualidade para a população”, afirmou Eduardo Hotz.
Além das funções operacionais, a operação comercial do sistema demandou também uma ampliação das funções administrativas e de manutenções e seguranças, envolvendo outros 64 profissionais. No total, ampliação dos serviços do VLT gerou 83 novos empregos na cidade.
Será iniciada a cobrança de bilhete para embarque no transporte.
27/12/2016 18h28 - matéria do Do G1 CE
VLT de Sobral começa a funcionar em operação comercial nesta quarta-feira
Serviço será ofertado diariamente das 5h30 às 23h, afirma governo.
Passagem custará R$ 3 a inteira e R$ 1,50 a meia.
Obs.: não aconteceu a cobrança inicialmente. O VLT operou mais de dois meses gratuito em teste.
VLT de Sobral terá 18 horas de serviços diários (Foto: Governo do Estado/Divulgação)
Começa nesta quarta-feira (28) a operação comercial do VLT de Sobral, no interior do Ceará. Com isso, a população poderá contar com o serviço de segunda-feira a sábado, das 5h30 às 23h, totalizando quase 18 horas de serviço ofertado, diariamente.
Nesta nova etapa, o VLT sobralense passa a atender integralmente às necessidades locais, alcançando os horários de pico no início da manhã e no fim da noite.
São contempladas as pessoas que precisam chegar cedo às fábricas, comércio, hospitais, escolas e universidades, bem como os cidadãos que precisam se deslocar para casa após o fim do expediente nas repartições.
Formado por duas linhas integradas (Norte e Sul), o VLT de Sobral contempla diversos bairros da cidade. Por isso, o aumento do horário de funcionamento garante as condições para viabilizar um futuro sistema integrado de trens e ônibus.
O valor da passagem de R$ 3 a inteira e R$ 1,50 a meia. A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos iniciará a cobrança do valor, sempre resguardando os direitos à meia entrada e às gratuidades.
Nosso Açude Acaraú Mirim em Massapê construído no periodo de 1901 a 1907 graças a Inspetoria de obras contra a seca,hoje DNOCS ja esbanjou muita água,mas devido a seca dos ultimos anos chega a quadra invernosa de 2015 em estado preocupante. segundo estudos realizados o açude tem 11 milhões de m² de água a menos.
Por sinal mesmo com as chuvas que tem caido na região,as previsões da Funceme não são positivas para um bom inverno.Mesmo assim o portal Hidro mostra que o Acaraú Mirim está com 22.52% do seu volume segundo dados deste dia 24.Ganhou um pouco de Agua com as chuvas ja que no dia 12 deste estava com 21.99 % do seu volume.Esperamos que as previsões não se concretizem e que continuem as boa chuvas na região Norte,em especial Massapê que no dia 19 recebeu uma chuva de 85.7 mm o que alegrou a todos.
foto via http://forquilhaontemhojeesempre.blogspot.com.br
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Reportagem e foto: Samuel de Lima.
Segundo a assessoria de imprensa da Cogerh, foi realizada uma operação de desassoreamento do açude, com o objetivo de melhorar a qualidade da água e, por isso, o reservatório secou. Mas, ainda segundo a assessoria, o reservatório já está recebendo recarga das chuvas novamente.
Dia 19, a foto do açude Tijuquinha mostra ele completamente seco
Por conta da localização do açude Tijuquinha, na Serra de Baturité, a assessoria de comunicação informou que o açude ocupa um volume intenso do reservatório. O pedido de desassoreamento foi realizado pela prefeitura de Baturité à Cogerh. A maneira para fazer o desassoreamento de um açude como o Tijuquinha seria liberando pela descarga de fundo que já existe, para tentar melhorar a qualidade da água e para a retirada do máximo possível de lama.
No caso do Tijuquinha, foram dois dias para ele ser completamente seco. A liberação é feita para o rio de mesmo nome, o Tijuquinha. A água vai levando a lama presente no açude e, dassa forma, a nova recarga é de água limpa. O desassoreamento foi realizado no Tijuquinha, ainda segundo a assessoria de imprensa da Cogerh, “porque é certo que ele terá recarga”. “Todos os anos ele sangra, independente do inverno. O açude tem as características ideais para fazer isto. Tem uma recarga sempre certa e tem que desassorear para melhorar a qualidade e a quantidade de água”, informa a assessoria.
A água do açude, quando é feito o desassoreamento, desce no rio Tijuquinha até se encontrar com o rio Aracoiaba. Os sedimentos vão decantando à medida que vão descendo no fluxo do rio. Por fim, chega no açude Aracoiaba.
O prefeito de Baturité Assis Arruda (PDT) confirmou que entrou em contato com a Cogerh, que é a gestora do açude, para que fosse feito o necessário para a limpeza do manancial. "Quando escoamos a água, saiu um odor terrível". Antes de fazer a limpeza, de acordo com o prefeito, a Fundação Cearense de Meteorologia foi consultada e garantiu que teria chuvas. "Inclusive, já recuperamos em 70 centímetros o manancial", disse.
As circunstâncias da morte de Adriano de Rezende Naves ainda não foram esclarecidas. O corpo caiu no espelho d´água.
O advogado Adriano de Rezende Naves, 42 anos, morreu após cair do 19º andar do prédio do Congresso Nacional na sexta-feira (17/3), por volta das 12h40. A queda foi dentro do espelho d’água. A polícia investiga se ocorreu um acidente ou suicídio. Segundo a Assessoria da Câmara dos Deputados, a vítima não era servidor nem funcionário terceirizado da Casa. Seria um visitante.
O Departamento de Polícia Legislativa (Depol) instaurou inquérito para apurar o caso. As imagens das câmeras de segurança serão analisadas para auxiliar nas investigações.
O edifício tem 28 andares e as janelas são parafusadas desde a década de 1990. De acordo com um servidor, que ingressou na Câmara em 1994, naquele ano uma colega se jogou dos andares mais altos do edifício. Como medida de segurança, para evitar novos episódios, a administração da Casa decidiu vedar permanentemente as janelas.
Testemunhas disseram que o barulho foi muito alto e assustou a todos. “Eu pensei que tivessem jogado uma bomba. Corri para ver o que era”, contou Lera Freire, 52, funcionária terceirizada no Senado.
Uma viatura do Corpo de Bombeiros foi acionada. Mas quando a equipe chegou ao local, o homem já estava morto. A Polícia Civil fez perícia no local e o corpo foi removido por volta das 15h30.
O destaque na pauta de hoje dia 21 de março de 2017 da Câmara dos Deputados é o Projeto de Lei 4.302, de 1998, que permite a terceirização de todas as atividades das empresas. É considerado pelas centrais sindicais pior que o PL 4.330, aprovado anteriormente e agora em tramitação no Senado (PLC 30) – com dificuldade em aprovar esse texto, o governo passou a priorizar o projeto de 1998, apresentado em 19 de março daquele ano.
Os sindicalistas se mobilizam para estar em peso nesta terça em Brasília. A CUT fala em “ocupar” o Congresso.
O relator das ações que podem cassar a chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Herman Benjamin, estaria preparando um voto duro.
De acordo com o colunista Lauro Jardim, o relator vai deixar claro que o entendimento do tribunal sempre foi pela chapa una, sem divisão entre presidente e vice.
Em conversas privadas, Benjamin teria dito que será um "descalabro" e um "casuísmo" dividir a chapa.
Voto de relator do TSE defenderá que não há divisão na chapa Dilma-Temer
Relator vai pedir a cabeça de Temer no TSE
O relator do processo que pede a cassação da chapa Dilma/Temer, por abuso de poder econômico nas eleições de 2014, no Tribunal Superior Eleitoral, Herman Benjamim, baliza seu relatório em jurisprudências da própria Corte, para pedir a cabeça do presidente Michel Temer (PMDB).
Se os outros ministros vão acompanhar seu voto, é uma