Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de março de 2014

Campanha de vacinação para meninas de 11 a 13 anos começa hoje

PLANTÃO POLICIAL - ESTÁ ACONTECENDO - AS FRIAS DO SN - PREVISÃO DO TEMPO - CLIMA - HORA - A MENSAGEM DO DIA
HPV10/03/2014 
Público da campanha são as meninas de 11 a 13 anos. Em Fortaleza, ações nas escolas e nas unidades de saúde intensificarão a conscientização sobre o HPV. Campanha tem início hoje em todo o País

Cada menina deve tomar três doses da vacina para completar a proteção

Meninas de 11 a 13 anos devem ter atenção à campanha que começa hoje em todo o Brasil e tem como foco a proteção contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A campanha “Cada Menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção” será iniciada nas unidades de saúde e, de forma especial, nas escolas públicas, como forma de reforçar a sensibilização para a vacinação.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a ação pretende vacinar 63.640 meninas em Fortaleza. A campanha tem a parceria da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e da Secretaria Municipal da Educação (SME).

Cada menina deve tomar três doses da vacina para completar a proteção. A segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira. A última é aplicada cinco anos depois da primeira dose. Para ser vacinada, é preciso apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação.

Em 2014, o Ceará receberá 540.440 doses da vacina. É o maior número da região Nordeste, que receberá, ao todo, mais de 3 milhões de doses.

HPV
A vacina do HPV só passou a fazer parte do calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) este ano. Em 2015, a vacinação será ampliada para as meninas de 9 e 10 anos. O Ministério da Saúde indicou perspectiva de vacinar 80% das meninas de 11 a 13 anos do País por meio da disponibilização da vacina em 36 mil postos em todo o País, além das escolas da rede pública.

O foco nas meninas dessa faixa etária para a campanha de 2014 tem como argumento a melhor resposta de proteção que esse grupo pode apresentar, indicou o Ministério. A vacina usada será a quadrivalente, que protege contra quatro subtipos do vírus: 6, 11, 16 e 18 e é a recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Em todo o mundo, 70% dos casos de câncer de colo de útero são causados pelos subtipos 16 e 18. O câncer do colo do útero, uma das principais causas de morte de mulheres no Brasil, está associado à infecção pelo vírus HPV, por isso, a importância da vacina e do exame anual para as mulheres.

A transmissão do HPV ocorre por meio do contato com mucosas ou pele infectadas durante a relação sexual, assim como da mãe para o bebê na hora do parto.

A vacina, é importante ressaltar, não substitui o uso de preservativos, assim como a realização do exame papanicolau, que deve ser feito anualmente, em especial pelas mulheres entre 25 e 64 anos.

Serviço
Saiba onde encontrar as unidades de saúde em Fortaleza:
http://migre.me/id19rPara falar com a Ouvidoria da SMS, ligue: 3452 6619
Saiba mais

Acompanhamento
O Ministério da Saúde indicou a realização de estudos para avaliar a redução da prevalência do HPV com a incorporação da vacina no SUS.

O HPV
Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, 40 deles podem infectar o trato genital. Desses 40, 12 são considerados de alto risco e podem provocar câncer. Os demais podem causar verrugas genitais.

Na maioria dos casos, o HPV é eliminado pelo organismo de forma espontânea e não apresenta qualquer sintoma. Em outros, o vírus pode evoluir para doenças.

Usar camisinha, realizar higiene pessoal e se vacinar são algumas formas de prevenção. Samaisa dos Anjossamaisa@opovo.com.br
VALTER CAMPANATOA/BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

365 DIAS